Você Vive Com Sono Durante O Dia? Isso Pode Ser Um Alerta Grave!

Admin2

19/05/2022

Você Vive Com Sono Durante O Dia? Isso Pode Ser Um Alerta Grave

O sono durante o dia é um sinal do corpo humano para avisar que algo está errado. Ficar cansado por causa da rotina corrida e agitadas é normal, porém, quando esse cenário se transforma e a fadiga vira algo excessivo e constante, é hora de investigar mais a fundo para entender o que está acontecendo.

Quer saber mais sobre o tema e entender porque sentir muito sono ao longo do dia pode ser um sinal de alerta? Continue lendo o artigo!

Por que o sono durante o dia pode ser um sinal de alerta?

O excesso de sono durante o dia pode ser causado pela Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS). Esse distúrbio é um dos principais causadores do ronco e, apesar de ser um incômodo para muitas pessoas, ele não é a única consequência desse problema. 

Pessoas com AOS sofrem com interrupções na entrada de ar no organismo, causadas pelo fechamento das vias aéreas por alguns segundos, reduzindo a quantidade de oxigênio no sangue. Isso pode causar doenças cardiovasculares, como a hipertensão e arritmias cardíacas, além de aumentar as chances de diabetes tipo 2 e AVCs.

Mas você deve estar se perguntando qual é a relação entre a AOS e a sonolência em excesso durante o dia. E é aqui que entram as consequências desse transtorno.

Relação entre a AOS e o sono excessivo

As pausas na respiração durante a noite fazem com que as pessoas que sofrem com o distúrbio despertem com uma alta frequência, devido à falta de ar. 

Em decorrência dos despertares durante a madrugada, pessoas com AOS não têm uma boa noite de sono e, consequentemente, não conseguem descansar de maneira adequada para repor as energias para o dia seguinte.

Considerando todos esses malefícios da AOS, é possível compreender os fatores que fazem com que o cansaço excessivo se torne algo preocupante. 

Além disso, quando ocorrem as interrupções no fluxo de ar para as vias aéreas, o corpo precisa fazer um grande esforço para conseguir respirar, gastando muito mais energia durante a noite, que deveria ser um período de descanso. Ou seja, ao invés de ter suas energias recarregadas, ao acordar você continua se sentindo cansado.

Portanto, é indispensável que, ao sentir esse tipo de sintoma, a pessoa busque um profissional especialista em medicina do sono para analisar o quadro e entender, de fato, o que está acontecendo. Dessa forma, é possível descobrir se o sono durante o dia está sendo causado pela AOS e investir em um tratamento mais adequado.

Gostou do artigo? Então, confira também informações a respeito do tratamento para apneia e tenha uma noite de sono de mais qualidade para evitar doenças e manter uma boa saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar para o Blog