Muitas pessoas querem descobrir como parar de roncar. Afinal, além de ser um incômodo para as pessoas que estão ao redor, também é um sinal de alerta em relação à saúde.
O ronco pode estar relacionado à apneia do sono. Essa doença, além de prejudicar a qualidade do sono e fazer com que a pessoa se sinta cansada ao longo do dia, também pode causar outros problemas ainda mais sérios, como doenças cardiovasculares. Além disso, ela aumenta as chances do aparecimento de diabetes tipo 2 e a incidência de ansiedade e depressão.
Quer entender melhor sobre o assunto e descobrir como parar de roncar? Confira as quatro dicas que a CMOS DRAKE trouxe neste artigo!
O que é o ronco?
O ronco é um barulho causado pelo estreitamento ou obstrução das vias respiratórias superiores durante o período de sono.
Este estreitamento faz com que a passagem do ar seja dificultada e acaba provocando vibração nessas estruturas.
O ronco é considerado algo normal quando alguém está dormindo de costas, pois nessa situação a musculatura da garganta fica mais flácida e a língua vai um pouco para trás.
Mas quando o ronco é mais grave e intenso, ele é considerado patológico, podendo ser o sintoma de síndrome da apneia obstrutiva do sono, uma patologia que causa uma parada respiratória que dura pelo menos 10 segundos em adultos e cerca de 3 segundos em crianças.
Em casos assim, é preciso buscar soluções de como parar de roncar. Entender mais sobre medicina integrativa pode ser interessante para você.
O que causa o ronco alto?
Algumas possíveis causas do ronco alto são:
- bloqueio das vias nasais;
- apneia do sono;
- consumo de álcool e drogas;
- flacidez nos músculos da garganta;
- amidalite;
- desvio do septo;
- adenides muito grandes;
- sinusite;
- obstrução nasal;
- pólipos no nariz;
- obesidade;
- acúmulo de gordura na região cervical;
- tabagismo;
- problemas na arcada dentária;
- dormir de barriga para cima.
Como parar de roncar? Confira dicas
Confira as quatro dicas de como parar de roncar e ter uma noite de sono com mais qualidade.
1. Busque um médico especialista
Se você quer saber como parar de roncar, a primeira coisa que precisa fazer é buscar a ajuda de um especialista em medicina do sono. Esse profissional analisará as suas condições de saúde e fará os exames necessários para descobrir qual é a causa do problema.
Dessa forma, será possível entender o que está causando cansaço excessivo ao longo do dia, já que isso pode estar diretamente relacionado com os roncos durante a noite.
Além disso, se você for diagnosticado com apneia do sono, o médico irá determinar o melhor tratamento, que pode variar de acordo com o grau de severidade da doença. Algumas alternativas são:
- mudanças nos hábitos e no estilo de vida;
- uso de aparelhos intraorais;
- fonoterapia e fisioterapia;
- uso de equipamentos como o CPAP;
- cirurgias.
2. Pratique exercícios físicos
Os exercícios físicos são fundamentais para manter a saúde em dia, isso inclui a parte de garantir um sono de mais qualidade e evitar problemas com ronco. Essas atividades, principalmente as aeróbicas, são bastante eficientes no aumento do condicionamento do sistema respiratório e dos sinais vitais.
Além disso, praticar exercícios físicos contribui para controlar o peso e evitar a obesidade, que pode estar relacionado ao ronco ou aos distúrbios do sono.
3. Evite o consumo de bebidas alcoólicas
O consumo de bebidas alcoólicas faz com que os músculos do corpo fiquem bastante relaxados, inclusive os músculos localizados na região da garganta. Isso faz com que a passagem de ar fique mais estreita, ocasionando o ronco.
4. Invista em um umidificador de ar
As alergias, congestões nasais e o tempo seco também são possíveis causadores dos roncos. Por isso, utilizar um umidificador no ambiente em que você dorme pode ajudar a reduzir a intensidade do ronco.
Gostou do artigo? Então, entenda mais sobre o que é o CPAP nasal, um aparelho importante para evitar que a passagem de ar para o sistema respiratório seja interrompida, e tenha um equipamento adequado para garantir uma noite de sono mais tranquila e confortável.
5. Utilização de aparelhos intraorais
Os aparelhos intraorais são usados durante o sono para manter a mandíbula firmemente avançada, pois assim os tecidos da garganta ficam esticados e deixam o caminho livre para que haja passagem de ar. Inclusive são popularmente chamados de “aparelhos para parar de roncar“.
Isso é fundamental para pessoas que sofrem com apneia, pois este tipo de aparelho evita a ausência de oxigênio no corpo e permite que você respire corretamente ao longo de toda a noite de sono. Confira nosso conteúdo sobre oxigenoterapia, um tema que pode te interessar.
6. Cirurgia
Abaixo, citamos quais são as principais cirurgias plásticas que ajudam em como parar de roncar. Confira!
- Rinosseptoplastia funcional: tratamento de maior eficácia para quando a via aérea é prejudicada pela obstrução nasal ou há insuficiência das válvulas nasais.
- Uvulopalatofaringoplastia (UPFP): cirurgia que remove as amígdalas e um fragmento do palato mole, além de abrir espaço da faringe para prevenir que a estruturas se juntem e gerem o ronco.
- Faringoplastia lateral: procedimento que muda a posição do palato e aumenta o espaço látero-lateral da faringe, otimizando resultados da UPFP.
Além dessas cirurgia, podem ser indicadas para ajudar a como parar de roncar procedimentos como:
- Amigdalectomia
- Rinoplastia estruturada
- Septoplastia
- Turbinoplastia
- Adenoidectomia
- Rinoplastia estruturada
- Septoplastia
- Turbinoplastia
- Adenoidectomia
7. CPAP
Outro equipamento que ajuda a como parar de roncar é o CPAP, indicado para casos de tratamento de apneia.
Ele funciona enviando um fluxo de ar para as vias respiratórias, impedindo que haja obstrução durante a noite e colaborando para que o paciente pare de roncar.
Além do mais, existem equipamentos CPAP que são mais tecnológicos e possibilitam o fluxo de ar inteligente e umidificação integrada, prevenindo o ressecamento.
Conclusão
Gostou do artigo? Então, entenda mais sobre o que é o CPAP nasal, um aparelho importante para evitar que a passagem de ar para o sistema respiratório seja interrompida, e tenha um equipamento adequado para garantir uma noite de sono mais tranquila e confortável.