De acordo com dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), cerca de 23% dos médicos brasileiros apresentam Síndrome de Burnout (SB). Contudo, esse número pode ser muito maior, pois estima-se que um em cada dois médicos sofrem com a doença ao nível mundial. Além disso, outros profissionais de saúde também são afetados, como é o caso dos enfermeiros.
Por ser uma condição que pode causar muitos impactos negativos na saúde dessas pessoas, é preciso pensar em formas de se prevenir. E é justamente sobre isso que falaremos neste artigo!
3 dicas para evitar uma síndrome de Burnout sendo um profissional de saúde
Algumas pessoas tendem a confundir Síndrome de Burnout com estresse, o que é errado. A SB é um distúrbio psiquiátrico ligado ao esgotamento profissional devido à exaustão prolongada, culminando na perda da motivação no trabalho, além de outras consequências negativas como:
- Depressão;
- Ansiedade;
- Dificuldade de concentração;
- Falhas de memória;
- Alterações de humor;
- Irritabilidade;
- Isolamento;
- Baixa autoestima, dentre outros.
Saber como cuidar da saúde mental é muito importante para prevenir essa síndrome. Veja dicas a seguir:
1. Pratique exercícios físicos
A prática de exercícios é fundamental para preservar a saúde mental. Além de ser uma boa forma de ocupar a mente e distrair das cobranças do trabalho, as atividades físicas estimulam a liberação de neurotransmissores como a endorfina que promove o relaxamento e alívio do estresse.
2. Preze pelos momentos de lazer
Aproveitar mais o tempo fora do trabalho é sinônimo de priorizar os momentos de lazer e é imprescindível para se prevenir da Síndrome de Burnout, afinal, os médicos afetados por essa condição tendem a colocar a profissão acima de tudo.
Lembre-se que o trabalho não representa toda a sua vida. Você tem o direito de se divertir, curtir o tempo com a família e se dedicar a projetos pessoais. Separar um tempo para essas atividades vai ajudar a diminuir o estresse e tirar o foco do trabalho.
3. Alivie o estresse com técnicas de atenção plena
Técnicas de atenção plena como o mindfullness ou outras práticas meditativas são ótimas para prevenir o Burnout, pois nos coloca no momento presente e ajuda a diminuir o estresse.
Você ainda pode aliar essas técnicas com a prática de yoga e aproveitar para movimentar o corpo.
Cuidar da sua saúde mental é fundamental para você ter uma vida feliz, plena e se sentir realizado no trabalho. Quer saber mais sobre o assunto? Então baixe gratuitamente o e-book exclusivo Cuide-se Doutor!
Baixe gratuitamente o e-book “Cuide-se, Doutor”!