Como a sua empresa se prepara para acidentes de trabalho e para preservar a saúde de seus funcionários? Uma das possíveis enfermidades que podem acontecer no ambiente de trabalho são problemas cardíacos. Eles podem trazer mal repentinos e levar à morte súbita até mesmo pessoas aparentemente saudáveis.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), atualmente no Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem todos os anos por arritmias cardíacas fora do ambiente hospitalar. Essas mortes acontecem em locais de circulação pública como shoppings, clubes e aeroportos, e também em ambientes empresariais.
Por isso, ter um ambiente preparado para atender essas emergências, incluindo a presença de um Desfibrilador Externo Automático (DEA), é uma atitude essencial para salvar uma vida em casos emergenciais. Saiba mais sobre a importância de investir na saúde e segurança no trabalho e por que ter um DEA na sua empresa:
A importância da Segurança e Saúde no Trabalho (SST)
A SST é um conjunto de normas legais estabelecidas com função de evitar riscos de acidentes de trabalho e preservar a saúde do trabalhador. O termo chave aqui é prevenção. É uma forma de organizar o ambiente de trabalho e o dia a dia dos funcionários para maximizar o bem-estar. E, assim, evitar doenças decorrentes do serviço.
Parte da atuação do SST nas empresas inclui a realização de exames médicos, tanto para admissão quanto para reavaliação periódica. Eles atestam a saúde do funcionário para a empresa. E, ao mesmo tempo, servem para o próprio trabalhador saber como está. Além, claro, se cuidar adequadamente caso seja necessário.
As atividades da CIPA
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, ou CIPA, faz parte da segurança do trabalho. Trata-se de representantes tanto do empregador quanto dos funcionários que cada empresa deve ter. Cabe a eles fazer observações de possíveis irregularidades que possam representar riscos para os funcionários.
A CIPA também promove a investigação de acidentes eventuais. De forma a descobrir o motivo, realizar medidas para evitar sua repetição e dar apoio para os prejudicados. Como representantes, é importante também que os integrantes da CIPA informem os empregados de seus direitos em relação a segurança e saúde de trabalho. Além disso, que escutem e discutam suas sugestões e reclamações.
Por que ter um DEA?
Mas como isso se reflete na necessidade de ter um Desfibrilador Externo Automático? Pois bem, prevenção contra problemas de saúde não é apenas gerar um ambiente saudável. E sim, inclui estar preparado para qualquer situação, principalmente para as emergenciais, e dar estrutura para um atendimento agilizado. Problemas súbito de coração não dão muita margem de tempo para esperar ajuda.
Se for socorrida no 1º minuto, a vítima de parada cardíaca tem 90% de chances de sobreviver. Mas como o resgate médico demora em média de 18 minutos, nos centros urbanos, essa chance pode ser menor que 2%. Cada minuto de parada cardiorrespiratória diminui em 10% a chance de sobrevivência. Por isso, a presença de um desfibrilador no local da emergência é a garantia de um socorro rápido que pode ser a diferença entre vida e morte do paciente. Assim, ter um DEA acessível pode literalmente salvar vidas.
Número de pessoas no local
Empresas e locais com circulação acima de 1500 pessoas por dia já são obrigadas por lei a manter o equipamento ao alcance das pessoas que transitam por lá. Mas, mesmo empresas de médio ou pequeno porte podem, e devem tê-lo. E essa importância se torna ainda mais relevante para empresas instaladas em locais afastados ou de difícil acesso de um resgate, devido ao aumento no tempo de chegada de um resgate especializado. Essa precaução e medida de segurança que as empresas devem adotar se aplica a todos os perfis de empresas, afinal, uma arritmia, ou parada cardíaca, pode acontecer em qualquer um (e o risco de morte súbita é ainda maior em jovens, saiba por que). Esse medida de segurança do trabalho se aplica tanto em uma organização com dez ou dez mil pessoas.
O DEA é um aparelho de alta tecnologia, seguro e de fácil uso, e qualquer pessoa treinada consegue manuseá-la. O próprio equipamento decide a carga aplicada. E o operador precisa, basicamente, somente posicionar os eletrodos no tórax da vítima a ser atendida e apertar o botão de tratamento, quando orientado pelo equipamento. Esse emite comandos de voz e de texto com indicações gráficas no display.
Conclusão
Saúde é um assunto sério e quaisquer medidas que possamos adotar para prevenir problemas e salvar vidas devem ser adotadas. Uma empresa que investe em um DEA entende a importância desse aparelho para salvar e preservar vidas – do CEO até o estagiário. Para não perder tempo e comprar um DEA para sua empresa agora mesmo, conte com a CMOS DRAKE líder em desfibriladores do Brasil.
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A cada 40 segundos um brasileiro morre devido a problemas cardíacos. Mas, com um desfibrilador por perto, você garante um atendimento a uma complicação cardíaca em adultos e crianças em poucos minutos. Assim, a taxa de sobrevivência é mais elevada.