Entenda O Que É Apneia Obstrutiva do Sono e Quais São Os Sintomas

Admin2

07/05/2022

O que é apneia e quais são os sintomas?

Muitas pessoas não sabem o que é apneia obstrutiva do sono (AOS), mesmo sendo um problema que afeta de 32,5% da população, segundo um estudo publicado na revista científica Sleep Medicine

Estar por dentro desse assunto é muito importante, porque essa condição reduz drasticamente a qualidade de vida dos portadores e ainda aumenta o risco de doenças cardiovasculares, AVC, hipertensão, diabetes e muito mais.

Continue a leitura para saber o que é apneia obstrutiva do sono e descobrir os seus sintomas!

O que é apneia obstrutiva do sono?

É muito importante entender o que é apneia obstrutiva do sono e conhecer os sinais clássicos dessa condição para saber se é necessário procurar um especialista do campo da medicina do sono.

A AOS é caracterizada por interrupções temporárias na entrada de oxigênio durante o sono. A apneia do sono não culmina apenas no incômodo ronco, mas pode agravar ou colaborar para o aparecimento de problemas cardiovasculares, diabetes tipo 2 e outras doenças. 

Isso porque em cada uma dessas interrupções da entrada de ar, por mais breve que ela seja, significa uma parada no fluxo de oxigênio para o sangue. Dessa forma, ocorre um quadro chamado de hipoxemia sanguínea.

Quando isso acontece, a pessoa afetada por essa condição precisa despender mais esforço para conseguir respirar, o que a deixa bastante cansada durante o dia. Em casos mais severos, os pacientes chegam a acordar durante à noite em uma resposta do cérebro para a baixa concentração de oxigênio sanguíneo.

Por isso, é importante, além de saber o que é apneia, ter conhecimento de quais são os sintomas para saber a hora de buscar um tratamento médico adequado!

Quais são os sintomas da apneia obstrutiva do sono?

Os sintomas clássicos da apneia obstrutiva do sono são:

  • ronco;
  • sono agitado;
  • despertares durante a noite;
  • falta de disposição e sono durante o dia;
  • dor de cabeça;
  • problemas de memória, atenção e concentração;
  • tendências depressivas;
  • hipertensão;
  • arritmia cardíaca.

Esses sintomas são indícios de que é preciso procurar um tratamento. Se você acha que sofre com apneia do sono ou conhece alguém que passa por isso, confira também o artigo sobre o CPAP nasal e descubra a melhor abordagem terapêutica para essa condição! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar para o Blog