Apneia do Sono é Comorbidade Para Covid-19? Descubra no Artigo!

Admin2

22/06/2022

Apneia do Sono é Comorbidade?

Com a pandemia da Covid-19 muitas pessoas ficaram preocupadas em entender melhor as suas condições de saúde e várias delas tem a dúvida: apneia do sono é comorbidade? 

Mesmo com a amenização dos indicadores de contágio, a pergunta é bastante pertinente, tendo em vista que a apneia compromete não só a produtividade durante o dia, mas também é extremamente prejudicial para a saúde do organismo como um todo. Continue lendo o artigo para solucionar a sua dúvida! 

Apneia do sono é comorbidade?

Para analisar se apneia do sono é comorbidade para Covid-19, pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, fizeram uma revisão bibliográfica de 18 estudos sobre a relação da condição com a doença causada pelo Coronavírus.

Eles verificaram em vários desses estudos que a apneia obstrutiva do sono pode ser, sim, um fator de risco para Covid-19. Esses pacientes precisam ser internados na terapia intensiva de forma mais recorrente e tem 2,8% mais chance de morrerem no sétimo dia de internação pela doença. 

Isso porque o Coronavírus causa um estresse oxidativo e aumenta a inflamação do organismo, tendo efeitos negativos em várias vias metabólicas do corpo, da mesma forma que ocorre nos indivíduos com apneia do sono. Portanto, nesses pacientes, o efeito da doença pode ser muito mais severo.

Quais os riscos da apneia obstrutiva do sono para a saúde?

Apneia do sono é comorbidade para a Covid-19, mas também é um fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças crônicas como:

  • Alzheimer;
  • diabetes;
  • depressão;
  • estresse e ansiedade;
  • demência;
  • hipertensão e outras doenças cardiovasculares;
  • câncer.

Isso porque a falta de oxigênio durante os picos de ronco e baixa qualidade de sono desregula diversos processos metabólicos e a liberação de hormônios reguladores importantes para o equilíbrio do organismo.

A apneia costuma ser bastante negligenciada, por ser vista apenas como uma condição causadora do ronco, mas os seus riscos para a saúde vão muito além do incômodo. Por isso, é importante procurar ajuda da medicina do sono e entender quais são as abordagens terapêuticas disponíveis.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, confira o artigo que fala sobre o CPAP nasal, o equipamento mais indicado pelos profissionais da terapia do sono para o tratamento de apneia obstrutiva! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar para o Blog