3 aplicativos para monitoramento cardíaco que você precisa conhecer

07/02/2020

aplicativos de monitoramento cardíaco

A ciência sempre vem buscando encontrar maneiras de melhorar a vida das pessoas principalmente quando se trata da saúde humana. 

Em meio a transformação digital e grande avanço tecnológico, soluções complexas para cura de doenças raras surgiram, assim como soluções acessíveis do dia a dia, como aplicativos de monitoramento cardíaco. 

Esse tipo de aplicativo representa uma ferramenta aparentemente simples, mas que já vem fazendo a diferença na hora de salvar a vida das pessoas. Principalmente quando utilizada com o devido acompanhamento médico especializado.

Neste artigo falaremos mais sobre esses aplicativos de monitoramento cardíaco, bem como sua importância, quais são os melhores do mercado e como utilizá-los para prevenir doenças cardíacas

Boa leitura!

A importância do monitoramento cardíaco 

Sempre é bom reforçar a importância dos cuidados com a saúde do coração, principalmente em pessoas que possuem histórico de problemas cardíacos.

Em muitos casos a prevenção aparece como um dos melhores tratamentos de doenças cardiovasculares.

Conheça 5 hábitos para evitar um ataque cardíaco.

Durante as atividades do dia a dia nossa frequência cardíaca pode aumentar. Principalmente quando realizamos atividades físicas. Por isso, há casos em que a atividade física não é recomendada e neste artigo nós explicamos mais sobre isso.

O grau dessas alterações podem ser indício de anormalidades e monitorá-las ajuda a identificar problemas a tempo. Dessa forma, ao unir acompanhamento especializado e aplicativos de monitoramento aumentam-se as possibilidades para melhorar a saúde e o conforto dos pacientes.

Em atividades físicas, por exemplo, a depender da sua idade, histórico de doenças e hábitos, é possível identificar uma frequência cardíaca máxima (FCM). A FCM serve então como um indicativo de segurança.

Uma vez que monitora a performance do coração em cada atividade, você consegue controlar sua intensidade, aproveitando o melhor do exercício de forma segura e sem causar complicações. 

Mas as vantagens vão além dos exercícios físicos.

Os resultados gerados do uso diário desses aplicativos de monitoramento cardíaco aparecem como dados importantíssimos para o auxílio médico. Principalmente para pessoas que, como falamos, já apresentam histórico de complicações cardíacas.

Isso porque os relatórios dos aplicativos facilitam a identificação de possíveis anormalidades. O que auxilia inclusive na identificação de tratamentos ideais para cada caso.

Saiba mais

Tecnologia a favor da vida

A precisão e eficiência desses aparelhos e aplicativos é tanta que já existem casos famosos de uso, como um em que o Apple Watch salvou a vida de uma mulher nos Estados Unidos.

O aparelho inteligente de monitoramento do pulso detectou anormalidade nos batimentos cardíacos de uma senhora de 74 anos a alertando para ir ao hospital imediatamente. Um atendimento imediato que, sem dúvida, evitou maiores complicações para a paciente.

Esse caso serve, antes de tudo, para reforçar que a utilização desses aplicativos e aparelhos, em hipótese alguma, excluí a importância e a necessidade de um diagnóstico e atendimento médico especializado.

Mas é claro que seus dados podem ser úteis para o médico encontrar padrões de comportamento do seu coração. E ainda para identificar a tempo emergências como essa.

3 melhores aplicativos de monitoramento cardíaco 

Atualmente há um grande número de aplicativos especializados em monitoramento cardíaco no mercado. Indo desde ferramentas mais complexas até alguns que podem apresentar resultados superficiais e duvidosos. Por isso é preciso ter atenção na hora de escolher um para você.

Antes de baixar o aplicativo, analise sua avaliação na loja de aplicativos e confira os comentários de outros usuários. 

Em todo caso, listamos abaixo os melhores aplicativos de monitoramento cardíaco disponíveis tanto na Apple Store, quanto no Google Play:

1- Cardiógrafo

O Cardiógrafo (ou Cardiograph) é um aplicativo que promete medir a frequência cardíaca dos usuários com eficiência.  

Segundo descrição da empresa responsável, o aplicativo é ideal para monitoramento de pessoas que apresentem alguma complicação cardíaca, auxiliando inclusive no diagnóstico médico.

O cardiógrafo também se posiciona como um aplicativo ideal para atletas.

Download: Android | iOS

2- Accurate Heart Rate Monitor 

O aplicativo Accurate Heart Rate Monitor também se posiciona como um importante app de monitoramento cardíaco para pessoas com arritmia ou atletas que buscam melhor aproveitamento e performance.

Seu funcionamento segue a mesma linha do Cardiógrafo, que utiliza a câmera do smartphone para acompanhar e monitorar o ritmo do batimento do coração. Oferecendo ainda histórico de monitoramento e estatísticas.

Veja como funciona:

Download: Android

3- Instant Heart Rate

O Instant Heart Rate é um dos aplicativos de monitoramento cardíaco mais conhecidos do mercado. Com interface e ferramentas ideais principalmente para atletas e pessoas que estão focadas em perder peso. 

Seu grande diferencial é justamente a possibilidade de melhorar suas atividades físicas, adicionando comentários e registros para aperfeiçoar o monitoramento e leitura. 

O Instant Heart Rate utiliza a mesma tecnologia de medição pela câmera do aparelho, levando poucos segundos para o resultado. Além disso já vem com calculadora de meta, notificação das sessões e oferece instruções de uso.

Veja como funciona:

Download: Android | iOS

Atenção:

Reforçamos que o uso de aplicativos de monitoramento cardíacos, como mencionado anteriormente, podem ser bastante úteis, mas nunca devem substituir o acompanhamento médico. 

Para mais conteúdos como este, e dicas para manter a saúde do seu coração, assine nossa newsletter. Quem leu esse conteúdo também se interessou em saber mais sobre home care e dicas de como parar de roncar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog