O que não pode faltar na infraestrutura da sua academia para segurança dos alunos?

04/02/2019

As academias são cada vez mais procuradas por objetivos diversos, seja por estética, saúde ou ambos. Por esse motivo, a sua academia precisa oferecer a melhor infraestrutura possível, a fim de atrair clientes e garantir qualidade. É de extrema importância que o seu espaço tenha todos os recursos disponíveis que possam garantir a segurança dos alunos.

Por isso elaboramos esse checklist com os itens que não podem faltar em sua academia para garantir a segurança dos alunos.

Profissionais à disposição

Nem sempre os alunos obedecem à risca os exercícios indicados pelo profissional. Eles podem se confundir na hora de executar algum treino e realizar movimentos arriscados ou prejudiciais à sua saúde e integridade física. Pode acontecer também de terem dúvidas, serem iniciantes ou mesmo que tenham esquecido a forma correta de executar alguma atividade.

Por essas e outras razões, é indispensável ter um profissional qualificado e de confiança à disposição dos seus alunos. Esse tipo de serviço garante a qualidade do seu espaço. Além de prevenir qualquer acidente e diminuir o risco de lesões. Escolha profissionais de credibilidade e que tenham pró-atividade de auxiliar a todos.

Itens de primeiros socorros

Nem todos sabem agir em caso de primeiros socorros. Mas é preciso disponibilizar itens de primeiros socorros em caso de necessidades e acidentes ou emergências de saúde dos alunos. Afinal, falamos sobre um local onde são feitos exercícios físicos, com uso de diversos aparelhos, sujeitos a acidentes, lesões ou mesmo um cliente que precise de atendimento por outros motivos e acidentes relacionados à saúde e bem estar.

O indicado nesses casos é possuir o kit com os materiais de primeiro atendimento. Além disso, é de extrema relevância que o seu espaço tenha também um Desfibrilador Externo Automático (DEA) para atendimento emergencial em caso de complicações cardíacas dos alunos e frequentadores. De forma preventiva, ter um equipamento desses em mãos é a possibilidade de salvar diversas vidas que são perdidas diariamente por falta de atendimento imediato. Confira aqui a importância de manter esse equipamento em ambientes extra-hospitalares, como sua academia por exemplo.

Além disso, é indicado que se tenha um profissional treinado em Primeiros Socorros e/ou Suporte Básico de Vida(BLS) para garantir um atendimento mais eficaz ao alunos em casos de acidentes e/ou complicações cardíacas.

Manutenção preventiva dos Aparelhos

Tenha a certeza de que os aparelhos de treino e aeróbicos disponíveis para uso dos alunos estejam em perfeito estado. Faça manutenções regulares e troque os equipamentos que não estiverem em bom estado de uso e funcionamento. Fique atento ao estado de seus materiais, para que não tenha surpresas. Pois um pequeno deslize pode significar um acidente com um de seus alunos e isso é inadmissível.

Para as salas de musculação, os aparelhos devem estar em perfeitas condições. Já as salas destinadas a atividades como jump, danças ou quaisquer serviços, precisam estar preparadas para oferecer a estrutura necessária para os clientes desfrutarem de sua aula sem problemas. Veja sempre se materiais como espelho e estrutura do chão estão perfeitamente encaixadas, seguras e afixadas para prevenir acidentes.

Conheça o DEA

Organização e limpeza

Algo muito particular de uma academia é ser justamente o espaço no qual as pessoas irão exercitar e, consequentemente, suar. Principalmente por isso é ainda mais necessário que o local esteja sempre em boas condições de organização e limpeza, com a manutenção constante da assepsia. Além de manter o espaço limpo e agradável para convivência de todos, de forma higiênica, isso colabora para evitar proliferação de vírus ou bactérias e evitar doenças.

Anote todas essas medidas a fim de ter uma academia com a melhor infraestrutura em relação à segurança dos alunos. Não esqueça de colocar tudo em prática e fazer avaliações constantes.

Nós somos a CMOS DRAKE, desenvolvemos tecnologia em equipamentos para salvar vidas.

A cada 40 segundos um brasileiro morre devido a problemas cardíacos. Termos a missão de levar um Desfibrilador ao alcance de todos os brasileiros, e também trazemos aqui em nosso blog conteúdo informativo sobre o tema e dicas de saúde e cuidados com o coração.

 

 


Voltar para o Blog