A bomba de infusão é um equipamento hospitalar fundamental no tratamento dos pacientes, porque ela é responsável por fornecer fluidos, como soro e medicamentos, na dose recomendada pelos médicos.
Existem diversos modelos de bomba infusora e é preciso entender o seu funcionamento para escolher a melhor opção para os seus pacientes. Além disso, para oferecer o melhor tratamento, ensinaremos alguns cuidados importantes na hora da configuração.
Continue lendo para entender melhor sobre o assunto!
Tipos de bomba de infusão e o seu funcionamento
As bombas de infusão são aparelhos hospitalares que realizam o controle dos fluidos e medicamentos que são administrados aos pacientes. Existem vários tipos e eles são organizados de acordo com a forma que esses líquidos são enviados ao organismo. Veja a seguir:
Bomba intratecal
A bomba de infusão intratecal é um modelo que leva o medicamento diretamente para a medula espinhal. Ela é cirurgicamente colocada sob a pele do abdome e possui um cateter que entrega os fluidos ao líquido que envolve esse órgão.
Esses líquidos vêm de um reservatório que é reabastecido periodicamente de acordo com a indicação do médico. Como o tratamento é administrado próximo à região afetada, é possível controlar os sintomas com uma dose muito menor, minimizando os efeitos colaterais.
Existem dois tipos de bomba intratecal:
- bomba de insulina: fornece insulina aos pacientes diabéticos;
- Bomba de Analgesia Controlada pelo Paciente (PCA): importante para combater a dor no pós-operatório e administrar analgésicos, como morfina.
Bomba elastomérica
A bomba elastomérica é bastante utilizada para administrar medicamentos líquidos, como anestésicos, antibióticos e analgésicos. Elas não precisam de nenhuma peça eletrônica ou bateria, pois o fluxo é mantido por meio da pressão do próprio paciente. Sendo assim, ela é ideal para aqueles que necessitam de mobilidade ou estão fora do ambiente ambulatorial.
Bomba peristáltica
Diferentemente do modelo que falamos anteriormente, a bomba infusão peristáltica é aquela que o próprio aparelho faz a programação e a pressão para administração dos fluidos. Elas podem ser de equipo ─ equipamento que leva o fluido do aparelho ao paciente através de um tubo condutos ─ ou de seringa.
Bomba de Seringa
A bomba de seringa entrega os medicamentos por via parenteral, ou seja, diretamente nas cavidades do corpo do paciente, como intradérmica ou intravenosa. Elas podem ser:
- bomba de seringa inteligente: quando ela possui configurações avançadas de controle de dosagem, tempo e fluxo, por exemplo;
- bomba de seringa monocanal: apenas uma seringa;
- bomba de seringa multicanal: várias seringas.
Bomba de Equipo
Já as bombas de infusão de equipo podem ser de 3 tipos. Elas diferem quanto a forma de administração dos fluidos:
- bomba de infusão parenteral: acesso endovenoso;
- bomba de infusão enteral: acesso direto ligado ao sistema digestivo, através de sondas nasogástricas, estomacais ou esofágicas;
- bomba de infusão universal: realiza, em um mesmo equipamento, tanto a entrega via parenteral como enteral.
Independentemente de ser parenteral, enteral ou universal, todas elas podem ser monocanal, multicanal e/ou inteligente.
Cuidados ao programar uma bomba de equipo
A bomba de equipo precisa de alguns cuidados na hora de realizar a programação. A pessoa responsável deve prender corretamente o aparelho no suporte de soro para que ele não caia. Além disso, é preciso conectar a bomba de infusão à rede elétrica, para que não dependa exclusivamente da bateria interna.
É importante cuidar para que toda a extensão do equipo seja preenchida com a solução que será infundida. Também é preciso se atentar para nunca colocar o frasco de um medicamento ou do soro abaixo da bomba de infusão, a solução precisa estar sempre 40 cm acima do equipamento.
Qual o melhor modelo de bomba de infusão?
A escolha do melhor modelo de bomba de infusão deve ser feita de acordo com as necessidades da pessoa a ser tratada, levando em consideração as particularidades de cada modelo.
Contudo, ambientes hospitalares que recebem os mais variados pacientes, a melhor opção é aquela que suporta vários tipos de tratamentos e faz o controle automático do fluxo de medicamentos, como a bomba peristáltica de equipo universal e inteligente.
Dentre as opções de bomba de equipo do mercado, uma das mais completas e econômicas é bomba de infusão Yonah, da marca CMOS DRAKE. Ele é volumétrica inteligente, com interface simples, intuitiva e com display com leitura visível à distância. É precisa, versátil e segura.
E o principal: permite a utilização de equipo universal, ou seja, você pode utilizar acessórios de qualquer marca. Isso traz mais praticidade para a rotina dos profissionais de saúde e reduz os custos, visto que não precisa comprar os tubos de uma empresa específica e permite a escolha por opções mais econômicas.
Além de contar com um touchscreen, que faz com que seja mais fácil programar diversos modos. Ela é compacta, com apenas 23 x 19 x 12 cm, e permite o empilhamento de várias bombas em suporte
Também possui inúmeros alarmes configuráveis, o que garante precisão e confiabilidade durante sua utilização. Além disso, a Yonah realiza autoteste automático ao ligar e possui bateria recarregável de alta duração.
Para conhecer melhor a Bomba da Infusão Yonah, solicitar um orçamento e tirar as suas dúvidas com os especialistas da CMOS DRAKE, preencha o formulário abaixo!