Simpósio discute os desafios e apresenta as inovações da terapia do sono

Tatielly Moyle

07/02/2022

A Cmos Drake, com o apoio da Assobrafir, Nate e outras instituições importantes, promove o I Simpósio Multidisciplinar de Terapia do Sono.

O sono é um fator de extrema importância para regular a qualidade de vida. Portanto, doenças e outras condições que por ventura possam impossibilitar uma noite de sono tranquila são alvo de pesquisadores que buscam soluções para tais transtornos. Daí surge a terapia do sono, um conjunto de tratamentos multidisciplinares que existem para estimular o sono, melhorar quadros de insônia e/ou outras dificuldades associadas ao sono, como a apneia e o ronco, por exemplo.

Tendo em vista a importância do compartilhamento de conhecimento sobre este tema, a Cmos Drake – fabricante de equipamentos médicos e fomentadora da educação continuada –, com o apoio da Assobrafir, Nate e outras instituições ligadas ao estudo e promoção dos cuidados do sono –, promove o I Simpósio Multidisciplinar de Terapia do Sono. O evento ocorre entre os dias 17 e 19 de março, no espaço de eventos da companhia em Nova Lima, região Metropolitana de Belo Horizonte.

“Nosso objetivo é promover um encontro para discussão e compartilhamento sobre os desafios da multidisciplinaridade na terapia do sono, para a atualização dos diversos profissionais que se dedicam a essa área da ciência tão importante para a promoção da qualidade de vida das pessoas. Juntos a estudiosos e profissionais, conversaremos sobre as mais recentes inovações na área e soluções disponíveis para o tratamento de pessoas que sofrem com distúrbios do sono”, esclarece o presidente da Cmos Drake, Marco Aurélio Marques Felix.

Entre os palestrantes, Eric Thuler, Otorrinolaringologista especialista em Sleep Surgery e cirurgia Robótica Transoral, que fará sua palestra diretamente da Pensilvânia (EUA); Maria de Lourdes Guimarães, Dentista do sono certificada pela ABS/ABROS, idealizadora da Placa Lateroprotrusiva (PLP) para o tratamento da apneia obstrutiva do sono, e Flávia Baggio Nerbass, Fisioterapeuta do sono doutora em ciências e Coordenadora do Dpto dos Distúrbios do Sono Assobrafir (MG). Também já estão confirmados nomes de pesa na terapia do sono como Andréa Julião de Oliveira, Neurofisiologista Clínica do NATE (Núcleo de Tratamento das Epilepsias) do Hospital Felício Rocho; Melania Oliveira Marques, Otorrinolaringologista doutora em distúrbios respiratórios do sono; Ligia Oliveira Morganti, Otorrinolaringologista especialista em Otoneurologia e Medicina do Sono, Iara Maciel Ribeiro, Fisioterapeuta coordenadora da PRIORI Saúde e Fisioterapia, Giovana Lúcia Azevedo Diaféria, Fonoaudióloga Mestre e Doutora em Ciências; e Danielle Barreto e Silva, Fonoaudióloga do Sono do governo do DF mestre em Cirurgia e Medicina Translacional.

Além das palestras dos profissionais que são referência na área, a Assobrafir também estará presente no evento trazendo profissionais convidados em uma mesa redonda para discutir os desafios da equipe multidisciplinar no tratamento de doenças do sono. Também durante o encontro, convidados especiais relatam como a Terapia do Sono mudou suas vidas, expondo o que viviam antes do tratamento e como estão bem agora em conjunto com a apresentação do estudo de seus casos pelos profissionais responsáveis.

Interessados em acompanhar o simpósio podem se inscrever de com valor promocional até o dia 15 de fevereiro. A inscrição será realizada através do site www.cmosdrake.com.br/simposio.

As vagas para participação presencial são limitadas e a marcação de lugares segue conforme protocolos de prevenção à Covid-19.

Para os demais interessados de todo o Brasil as inscrições para participação online também estão abertas com valor promocional.

O simpósio acontece de forma presencial no espaço de eventos da Cmos Drake (Av. Regent, 600 – Alphaville, Nova Lima – MG, 34018-000) com transmissão em tempo real, interação entre os participantes e palestrantes e acesso posterior a plataforma para conferir os conteúdos e rever os temas de interesse do participante.

 

SERVIÇO


I Simpósio Multidisciplinar de Terapia do Sono
Data:
 17 à 19 de maço.
Horário: 17 (18 as 21 – pré-congresso) e 18 e 19 (8h30 as 18h).
Local: Espaço de Eventos Cmos Drake (Av. Regent, 600 – Alphaville, Nova Lima – MG, 34018-000).
Inscrições em: www.cmosdrake.com.br/simposio

 

Palestras confirmadas:

 

Dr. Eric Thuler – Otorrinolaringologista – Pensilvânia – EUA
Eletroestimulador (marca-passo) no tratamento da SAHOS.

Dra. Maria de Lourdes Rabelo Guimarães – Dentista do sono – BH
Aparelhos intraorais para tratamento de apneia obstrutiva do sono.

Dra. Andréa Julião de Oliveira – Neurofisiologista – BH
Diagnóstico diferencial – epilepsias noturnas x distúrbios do sono.

Dra. Danielle Barreto e Silva – Fonoaudióloga – Brasília
O papel da Fonoaudiologia na equipe Multidisciplinar do Sono.

Dra. Melania Dirce Oliveira Marques – Otorrinolaringologista – BH
Apneia do sono: todo paciente é igual?

Dra. Iara Maciel Ribeiro – Fisioterapeuta – BH
A crescente “indústria” domiciliar do CPAP e monitores domiciliares.

Dra. Flávia Baggio Nerbass – Fisioterapeuta – BH
Terapia pressórica no tratamento dos distúrbios respiratórios do sono: desafios e soluções.

Dra. Giovana Lúcia Azevedo Diaféria – Fonoaudióloga do Sono – SP
Fonoterapia nos distúrbios Respiratórios do sono: possibilidades e limitações.

Dr. Paulo Eugenio Silva – Fisioterapeuta – Brasília
Medicina do Sono X Atividade Física X SNA

PROGRAMAÇÂO COMPLETA EM: www.cmosdrake.com.br/simposio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar para o Blog