Comprar monitor multiparamétrico: tudo o que você precisa saber

14/09/2023

médica ao lado de um monitor multiparamétrico

Se você está buscando comprar um monitor multiparamétrico de alta qualidade para atender às necessidades clínicas mais exigentes, você veio ao lugar certo. 

Sabemos que na hora de comprar monitor multiparamétrico a escolha do aparelho adequado é essencial para garantir uma monitorização precisa e abrangente dos pacientes, permitindo uma tomada de decisão clínica mais informada e eficaz. 

É por isso que neste texto vamos apresentar a você os principais pontos a considerar ao comprar um monitor multiparamétrico.

Assim você poderá fazer uma escolha bem fundamentada e encontrar o equipamento que melhor atenda às suas necessidades médicas.

O que é um monitor multiparamétrico?

Um monitor multiparamétrico é um dispositivo médico utilizado em ambientes clínicos, como hospitais, clínicas e unidades de cuidados intensivos, para monitorar simultaneamente múltiplos parâmetros vitais de um paciente. 

Esses monitores são projetados para coletar e exibir informações críticas sobre as condições fisiológicas do paciente em tempo real.

Deste modo, os profissionais de saúde acompanham de perto o estado de saúde do paciente e tomam decisões informadas.

Por isso, na hora de comprar monitor multiparamétrico, é importante analisar alguns aspectos importantes, como suas funções, conforme mostraremos na sequência.

Quais as principais funções do monitor multiparamétrico?

A principal função do monitor multiparamétrico, como mencionado anteriormente, é verificar em tempo real a condição de saúde do paciente, informando para a equipe médica o andamento do seu quadro clínico.

Dessa forma, o monitor gera algumas informações importantes para a equipe. Listamos as 6 principais a seguir, confira!

Pressão arterial

O monitor multiparamétrico pode ser utilizado tanto para aferir a pressão arterial não invasiva (PNI) quanto a pressão arterial invasiva (PAI ou IBP). 

Além disso, o equipamento pode aferir ainda pressão da artéria pulmonar (PAP), pressão do capilar pulmonar (PCP), pressão venosa central (PVC), pressão do ventrículo direito (PVD) e pressão intracraniana (PIC) entre outros tipos opcionais.

Batimentos cardíacos

Ao comprar monitor multiparamétrico, é importante saber que ele acompanha os batimentos cardíacos do paciente que são captados através do cabo de eletrocardiograma (ECG) que é conectado em alguns pontos do peito do paciente.

Esse recurso é fundamental para informar à equipe a atividade elétrica do coração, bem como o surgimento de qualquer arritmia ou alteração cardíaca, dando o alerta para que seja providenciado o tratamento necessário para reversão do quadro de anormalidade em tempo hábil.

Respiração

Outro ponto importante de saber antes de comprar monitor multiparamétrico é que ele faz a leitura dos índices de frequência respiratória de acordo com cada faixa etária. 

Essa leitura ocorre através do nível e frequência de deslocamento do tórax, detectado pelos sensores nos eletrodos precordiais do cabo ECG, garantindo que a equipe identifique rapidamente qualquer desconforto ou alteração respiratória.

Saturação de oxigênio

A oximetria de pulso (Spo2) é um recurso também presente no equipamento, que verifica o nível de oxigênio presente no organismo do paciente. 

Esse acompanhamento é essencial em várias etapas de um atendimento médico, mas especialmente durante aplicações de anestésicos em procedimentos cirúrgicos e em quadros de doenças respiratórias.

Nível de dióxido de carbono

Especialmente para pacientes em estado grave ou internados na unidade de terapia intensiva, a capnografia é o parâmetro responsável por verificar o nível de dióxido de carbono no organismo. 

Essa medição é essencial para indicar acidose respiratória incidente (diminuição do pH sanguíneo) e como auxiliar no processo de desmame do respirador artificial.

Temperatura corporal

Esse acompanhamento é fundamental, pois, a alteração severa de temperatura corporal pode indicar presença de doenças ou infecções que não estão sendo tratadas ou que não estão respondendo ao tratamento já realizado.

Comprar monitor paramétrico: o que é importante considerar na escolha?

Ao comprar monitor multiparamétrico, é preciso considerar alguns fatores quanto ao equipamento, conforme mostramos abaixo.

Especificações do produto

Na hora de comprar um monitor multiparamétrico é importante analisar quais as especificações do produto e qual a qualidade da empresa que o produz.

Você pode comprar com distribuidores e revendedores de marcas nacionais e importadas, e também pode adquirir direto com o fabricante, no caso das marcas nacionais. 

No mais, destacamos que equipamentos nacionais oferecem alta qualidade e possuem o diferencial de terem peças de reposição de fácil acesso no país.

Marca fabricante

Para comprar um monitor multiparamétrico de qualidade, verifique sempre a credibilidade e a tradição da marca fabricante no segmento de equipamentos eletromédicos. 

Isso porque fabricantes e empresas especializadas oferecem maior segurança e qualidade.

Registros e certificações de qualidade

Não esqueça de conferir o registro do monitor na Anvisa e as certificações de fabricação da indústria fabricante ao comprar monitor multiparamétrico.

Isso é importante para garantir que você esteja adquirindo um equipamento de qualidade e confiabilidade, que tenha passado por todos os testes de qualidade.

Quais os melhores modelos de monitores multiparamétricos?

Existem várias opções de modelos no mercado e ao comprar monitor multiparamétrico, a escolha do melhor depende das necessidades específicas da instituição médica e das características do ambiente de atendimento. 

Neste sentido, dois tipos comuns de monitores multiparamétricos são os Monitores Modulares e os Monitores Pré-configurados.

Conheça mais sobre eles na sequência.

monitor multiparamétrico

Monitores modulares

Os monitores modulares permitem uma maior flexibilidade na configuração dos parâmetros que serão monitorados. 

Eles geralmente possuem slots ou portas onde módulos individuais podem ser inseridos de acordo com as necessidades clínicas. 

Isso permite que as instituições selecionem os parâmetros específicos que desejam monitorar e personalizar o sistema de acordo com as especialidades médicas atendidas. 

Ao comprar monitor multiparamétrico, é importante saber que essa modularidade também permite futuras expansões ou atualizações conforme as necessidades mudam.

Os modelos modulares, como os da linha Abraham da CMOS DRAKE, por exemplo, permitem adicionar novos parâmetros de monitorização de forma simples e rápida.  

Monitores pré-configurados

Os monitores pré-configurados já vêm com uma seleção de parâmetros predefinidos e configurados de fábrica.

Isso é fundamental de ter em mente ao comprar monitor multiparamétrico!

Vale destacar que eles são projetados para atender a uma variedade de situações clínicas comuns e podem ser usados imediatamente após a instalação. 

Geralmente, esses monitores são ideais para ambientes onde as necessidades de monitoramento são bem estabelecidas e não requerem muita personalização.

Por exemplo, o monitor multiparamétrico portátil David, da CMOS DRAKE,  conta com teclas de acesso rápido e com possibilidade de operação simplificada pelo botão navegador, além da possibilidade de interligação a redes de dados.

Monitor multiparamétrico pré-configurado ou modular? Entenda as diferenças

A diferença entre um monitor pré-configurado e um monitor modular é a flexibilidade e personalização que cada um oferece em relação aos parâmetros de monitoramento.

Neste cenário, os monitores pré-configurados são modelos básicos que vêm com uma seleção predefinida de parâmetros de monitoramento já configurados de fábrica. 

Isso significa que os parâmetros que podem ser monitorados estão estabelecidos desde o início e não podem ser facilmente alterados ou expandidos. 

Esses monitores são ideais para cenários onde as necessidades de monitoramento são relativamente simples e não exigem muita personalização. 

Eles são práticos e fáceis de usar, mas podem ser limitados em termos de adaptabilidade a necessidades clínicas específicas.

Por outro lado, os monitores modulares, como exemplificado pela linha Abraham da CMOS DRAKE, oferecem a capacidade de adicionar novos parâmetros de monitorização de forma simples e rápida. 

Esses monitores têm slots ou portas onde módulos individuais podem ser inseridos, algo importante de destacar no momento de comprar monitor multiparamétrico. 

E tais módulos são de fácil troca e encaixe rápido, permitindo a personalização dos parâmetros monitorados de acordo com as necessidades clínicas específicas.

Isso possibilita a realização de upgrades ou a adaptação do monitor conforme as demandas mudam ao longo do tempo, sem a necessidade de enviar o equipamento para a assistência técnica.

Na CMOS DRAKE você encontra a melhor linha de monitores multiparamétricos do mercado!

Na linha de monitores modulares da CMOS DRAKE você pode comprar 3 modelos de monitores que se diferenciam pelo tamanho da tela. Todos eles possuem características adaptáveis para qualquer ambiente clínico

Confira detalhes de cada um a seguir:

Todos os modelos possuem alça acoplada, são indicados para uso adulto, neonatal e pediátrico, possuem visualização de multicanais, comunicação em rede com a central de monitorização e acompanham os parâmetros de ECG, SPO2, PNI, respiração e temperatura 2 canais já na versão de série.

O MONITOR MULTIPARÂMETRO ISAIAH (12″) é o modelo mais portátil e compacto, e os modelos ELIJAH (15″) e ABRAHAM(17″) possuem a tela maior e permitem a visualização de números grandes na tela, um diferencial para CTIs e grandes centros com vários leitos.

Além dos parâmetros de série, em todos os modelos podem ser acrescentados outros parâmetros, são eles: capnografia, PI, Débito cardíaco e impressora. 

Assim, ao comprar monitor multiparamétrico, você poderá adquirir uma máquina de acordo com a necessidade do seu hospital/clínica. 

E o grande diferencial é que os parâmetros são trocados através de módulos de encaixe rápido que são automaticamente instalados ao acoplar no monitor e o mesmo modelo de módulo, serve em todos os 3 modelos de monitores e podem ser facilmente trocados entre as máquinas dentro do CTI de acordo com a necessidade de cada paciente.

Na CMOS DRAKE você encontra a melhor linha de monitores multiparamétricos do mercado!

Então, não perca tempo. Se você quer comprar monitor multiparamétrico, acesse o site e confira a melhor linha em monitores multiparamétricos disponíveis no mercado para alavancar a qualidade e segurança da sua instituição! 

Ou entre em contato com um dos nossos especialistas ligando para (31) 3547-3969. 

Nossos consultores estão disponíveis para detalhar mais sobre cada modelo, tirar suas dúvidas e atender com as melhores condições do mercado.

Leia também: 5 fatores que você deve analisar antes de comprar um Monitor Multiparamétrico

Conclusão

Como você viu nesta leitura, ao considerar comprar monitor multiparamétrico, é essencial avaliar cuidadosamente suas necessidades clínicas e as características do ambiente de atendimento. 

E a escolha entre um monitor pré-configurado e um monitor modular desempenha um papel crucial nesse processo. 

No mais, independentemente de sua escolha, a CMOS DRAKE tem monitores de alta qualidade e flexibilidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog