Polissonografia — O Que É Esse Exame e Quando Fazer?

31/05/2022

Polissonografia: O Que É Esse Exame e Quando Fazer?

A polissonografia é um exame muito utilizado no campo de estudo da Medicina do Sono para realizar o diagnóstico de diversos distúrbios que atrapalham a qualidade das noites de descanso, como é o caso da apneia obstrutiva. 

Continue a leitura para entender melhor para que serve esse procedimento, quando é preciso realizá-lo e o que fazer diante de um diagnóstico de apneia.

O que é a polissonografia e para o que serve esse exame?

O exame de polissonografia mede parâmetros como a atividade cerebral, muscular e respiratória durante o sono. 

O equipamento usado durante o processo conta com diversos sensores que são espalhados pelo corpo do paciente. As informações coletadas por eles serão analisadas por computadores que conseguem transformar esses dados em padrões que mostram como está a qualidade de sono dessa pessoa.

É um procedimento não invasivo que serve para investigar e diagnosticar distúrbios do sono, como é o caso do bruxismo, da apneia obstrutiva do sono, da insônia, ronco entre outros.

Quando fazer o exame de polissonografia?

Por não fazer parte dos procedimentos comuns de rotina, geralmente esse exame é solicitado quando o paciente se queixa de sono durante o dia, ronco excessivo, noites mal dormidas e outros sintomas que podem mostrar que essa pessoa sofre com algum distúrbio do sono.

O que fazer se eu receber o diagnóstico de apneia do sono?

Caso o especialista da medicina do sono dê o diagnóstico de apneia, ele irá apresentar os tratamentos disponíveis que são mais indicados para o seu caso. Muitas vezes a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação saudável já é suficiente para melhorar a qualidade de vida.

Existem outras opções, como o uso de aparelhos intraorais, e algumas que são mais invasivas, por exemplo, a realização de procedimentos cirúrgicos para corrigir o aspecto anatômico do paciente que causa a obstrução do ar.

Pensando nisso, atualmente, a grande maioria das pessoas com esse distúrbio não optam por esses caminhos. Confira o artigo sobre o CPAP nasal e conheça o tratamento ouro para a apneia do sono!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog