Os EPIs para condomínio (Equipamentos de Proteção Individual) são itens obrigatórios para garantir a segurança e saúde do colaborador, independentemente se o prédio for comercial ou residencial.
Continue lendo o artigo para saber quais equipamentos devem ser disponibilizados aos funcionários!
5 EPIs para condomínio que não podem faltar
Os EPIS para condomínio são importantes para proteger os prestadores de serviço contra:
- riscos químicos: substâncias que podem fazer mal para a saúde dos funcionários, especialmente aqueles presentes em alguns produtos de limpeza, como a água sanitária;
- riscos biológicos: contaminação por bactérias e vírus presentes no local, como o coronavírus;
- riscos mecânicos: perigo de quedas, fraturas e choques, por exemplo.
Para cada um desses perigos, existem equipamentos para garantir a saúde do trabalhador. Confira:
1. Luvas
As luvas de proteção são imprescindíveis para os colaboradores que trabalham na limpeza do condomínio. Elas protegem contra substâncias presentes nos produtos de limpeza que podem causar alergia ou outro tipo de dano.
Esse item também é importante para aqueles funcionários que realizam a retirada do lixo, já que podem conter objetos perfurocortantes, como cacos de vidro.
2. Botas antiderrapantes
As botas antiderrapantes também são importantes para os funcionários responsáveis pela limpeza do condomínio.
Um piso molhado e escorregadio é o cenário perfeito para quedas, portanto, o uso desse equipamento é fundamental para evitar esses acidentes de trabalho.
3. Aventais impermeáveis
Funcionários da limpeza também precisam de aventais impermeáveis. Muitos deles lidam com água e ficar o dia inteiro com o uniforme molhado pode ser um fator de risco para contrair uma doença, como gripe ou resfriado.
Além disso, os prestadores de serviço expostos a produtos químicos, como os responsáveis pela limpeza, também precisam usar esse equipamento de proteção.
4. Óculos e máscaras de proteção
Muitas substâncias químicas presentes nos produtos de limpeza podem irritar as mucosas nasais e oculares, por isso, é imprescindível que os colaboradores utilizem óculos e máscaras de proteção.
No cenário de pandemia, as máscaras se tornam ainda mais importantes para impedir a disseminação da Covid-19.
5. Desfibrilador Externo Automático (DEA)
O DEA é um dos EPIs para condomínio mais importantes, pois qualquer colaborador pode ter uma parada cardíaca durante o seu turno e muitos acidentes de trabalho podem culminar em um infarto.
Nesses casos, a agilidade ao prestar o socorro é determinante para o salvamento da vítima e garante 90% de chance de sobrevida. Por outro lado, caso o atendimento não seja imediato, essas possibilidades caem para apenas 50%.
Por isso, é importante contar com o DEA para garantir a segurança dos funcionários. Leia o artigo sobre a importância do desfibrilador em ambientes extra-hospitalares para se aprofundar mais nesse assunto!
new RDStationForms(‘am-landing-page-05-ebook-seguranca-do-trabalho-7af6ad15ba1891e3ca19’, ‘UA-89357587-1’).createForm();