Persuasão Para Segurança Do Trabalho — Como Fazer Os Profissionais Entenderem A Importância Do Seu Trabalho

Persuasão Para Segurança Do Trabalho

Desenvolver a persuasão para segurança do trabalho é fundamental para os profissionais da área. Isso porque, muitas vezes, os empregadores e até mesmo os colaboradores não dão a devida importância às orientações dos técnicos.

Uma forma de minimizar esse problema é melhorar a comunicação para que todos integrantes da empresa consigam entender a sua mensagem e, consequentemente, a importância do seu trabalho. Confira algumas dicas abaixo!

4 dicas de persuasão para segurança do trabalho

É nítida a necessidade de falar sobre persuasão para segurança do trabalho quando percebemos que o Brasil é o segundo país do G20 no ranking de mortalidade por acidentes ou doenças laborais. 

De acordo com a Série SmartLab de Trabalho Decente, cresceu em cerca de 40% as notificações de acidentes de trabalho graves, de 2019 para 2020. Esses episódios resultam em um gasto de R$ 100 bilhões de reais, desde 2012.

Esses argumentos já deveriam ser o suficiente para as empresas levarem a sério as ações de saúde e segurança do trabalho. Mas para levar essa mensagem de forma assertiva, confira algumas dicas de comunicação! 

1. Faça apresentações visuais

Para prender a atenção do público, é fundamental que você ilustre o que está falando. Dessa forma, eles conseguiram compreender a sua mensagem muito mais facilmente. 

Por isso, sempre que for montar uma apresentação lembre-se de colocar imagens, gráficos e outros elementos visuais.

2. Deixe os colaboradores confortáveis

Um grande gatilho da comunicação é o da reciprocidade. Quando nós fazemos alguma coisa pelo outro, menos que singela, eles tendem a estar mais receptivos ao que você irá falar. 

Uma dica aqui, é perguntar para os colaboradores da empresa como eles estão se sentindo, como você pode ajudar, se tem algo que eles precisam de você. Em outras palavras, pratique a escuta ativa e demonstre preocupação genuína.

3. Atente-se à linguagem corporal

Nós não falamos apenas com as palavras. A nossa postura, o nosso olhar, o tom de voz, tudo isso influencia a forma que as pessoas nos veem. 

Para inspirar credibilidade e fazer as pessoas prestarem atenção em você, tenha sempre uma postura confiante, mantenha a coluna ereta, olhe nos olhos de quem você estiver conversando e fale com firmeza.

4. Adapte a sua comunicação

Você como técnico de segurança do trabalho irá falar com diversas pessoas, desde a gestão da empresa até os colaboradores mais operacionais. É importante que você saiba se comunicar com todos eles e para isso é preciso adaptar a sua fala.

Seguindo essas dicas de persuasão para segurança do trabalho você irá conseguir ter uma comunicação muito mais assertiva com o seu time.

Quer saber de mais ações para garantir a saúde dos colaboradores da sua empresa? Então confira o e-book sobre 10 boas práticas de segurança do trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog