Vantagens do desfibrilador portátil: conheça as 4 principais

desfibrilador portátil

As vantagens do desfibrilador portátil são inúmeras. Fácil de manusear, esse equipamento é essencial na hora de ajudar vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR) ou arritmia.

Segundo a Sobrac, Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, uma pessoa que está em PCR pode sofrer morte cerebral ou permanente entre 4 e 6 minutos após o início da ocorrência.

Somado a isso, é importante lembrar que a maioria dos casos de parada cardiorrespiratória não acontece em ambiente hospitalar. Do total de 300 mil, aproximadamente 200 mil mortes acontecem fora dos hospitais e 86% dessas acontecem em casa e 14% em locais ou vias públicas.

Ou seja, contar com um desfibrilador nessas horas é essencial para ajudar a salvar essas vidas.

Mas quais seriam as outras vantagens do desfibrilador portátil? É o que vamos esclarecer neste artigo!

As principais vantagens do desfibrilador portátil

Com mencionado, são várias as vantagens do desfibrilador portátil. Mas antes de citarmos as principais, é interessante falarmos um pouco mais sobre esse equipamento e suas funcionalidades.

O DEA, desfibrilador automático externo, é um aparelho utilizado para fazer o diagnóstico de arritmias cardíacas malignas e efetuar o disparo de choques controlados no peito da vítima. O objetivo é fazer com que o coração volte ao seu ritmo e atividades consideradas normais.

Para se ter uma ideia do quanto o DEA é importante, o projeto de lei federal nº 4050/04, aprovado em 2015, determinou sua obrigatoriedade em locais com grande circulação de pessoas.

Com isso, se tornou obrigatória a presença de um desfibrilador automático externo em lugares que concentram mais de 4.000 pessoas por dia, tais como aeroportos, rodoviárias, ferroviárias, templos religiosos, shoppings etc. Isso na lei federal, mas ainda existem inúmeras legislações estaduais e municipais que exigem o DEA em locais com menor circulação de pessoas ou locais específicos, confira algumas aqui.

Assim, podemos dizer que uma das primeiras vantagens do desfibrilador portátil é o atendimento da legislação, ao se tornar um equipamento possível de se ter fora de hospitais. 

Além disso, o DEA pode ser facilmente transportado por diversos espaços dentro desses locais públicos, contribuindo para um rápido atendimento às vítimas de arritmia ou paradas cardiorrespiratórias.

Mas as vantagens do desfibrilador portátil não se resumem a essa. Veja as demais e entenda porque ele é um aparelho tão importante de se ter em empresas, condomínios, academias, clínicas odontológicas e médicas, entre outros lugares.

Portabilidade

Como mencionado, o DEA tem a vantagem de ser facilmente transportado, colaborando para que o equipamento chegue rapidamente ao local onde a vítima está.

O desfibrilador externo automático da CMOS, por exemplo, pesa apenas 1,9kg. O aparelho também conta com uma alça que colabora ainda mais com seu manuseio e a mobilidade. Todos esses fatores tornam seu transporte fácil para qualquer pessoa.

Usabilidade

Entre as vantagens do desfibrilador portátil está a usabilidade. Isso porque o equipamento pode ser manuseado por qualquer pessoa que não seja da área de saúde. 

Isso se torna possível porque o DEA conta com comandos de voz e texto, orientando o socorrista como proceder a cada passo.

Somado a isso, o aparelho possui um botão de disparo de choques (desfibrilação) que só libera essa função mediante seu acionamento e identificação da necessidade do tratamento através da inteligência e diagnósticos próprios do DEA. Assim, só deve ser pressionado quando o socorrista receber a orientação via texto, luminoso e comando de voz.

Ainda que seja acionado acidentalmente, o desfibrilador externo automático não irá disparar os choques sem que tenha realizado o diagnóstico da vítima. Ou seja, é um procedimento totalmente seguro, mesmo para quem não está habituado ao seu funcionamento.

No entanto, ainda que seja bastante intuitivo e transmita segurança, quem possui curso básico de primeiros socorros, por exemplo, consegue manuseá-lo com mais facilidade e precisão.

Por isso, é sempre indicado que os lugares que contam com o DEA disponível capacite pessoas para utilizá-lo. 

Confira como preparar sua equipe para saber usar o DEA.

Praticidade 

A praticidade é outra das vantagens do desfibrilador portátil que se destaca. Além da facilidade de transporte, quem compra esse equipamento pode adquirir acessórios à parte.

Além da bolsa de transporte, carregador de bateria, software e cabo UBS que já vêm com o DEA da CMOS, por exemplo, ainda é possível acrescentar eletrodos e baterias extras, cabina de emergência, cabos, sensores e, ainda, o Feedback de RCP, item essencial para garantir reanimações mais precisas e de melhores resultados.

O DEA também conta com eletrodos descartáveis. Os comercializados pela CMOS, por exemplo, são de fácil aderência à pele e de encaixe no equipamento, e disponíveis nos modelos para crianças e adultos, contribuindo para a eficiência do equipamento.

Com alto grau de proteção contra líquidos, como água e sangue, o aparelho pode ser utilizado em qualquer situação de emergência de maneira prática e rápida, sem comprometer seu funcionamento ou vida útil.

Acessibilidade

Talvez você pense que um equipamento tão importante e com tantas funções seja um produto difícil de ser adquirido. Porém, uma das vantagens do desfibrilador portátil da CMOS é também a acessibilidade.

Ele é um equipamento que pode, e deve, estar em todos os ambientes que você frequenta. Na escola, academia, na empresa e até mesmo no seu condomínio, perto da sua família. O acesso é facilitado tanto para empresa com CNPJ ou pessoas físicas e associações e a aquisição é simples. O consultor pode tirar todas as dúvidas e ainda fornecer o treinamento com as orientações de usabilidade sobre o equipamento após a aquisição.

Confira aqui como proteger sua família de acidentes cardíacos com um DEA por perto

Você pode comprar ou alugar um desfibrilador, tudo depende da sua necessidade, de quantos equipamentos serão necessários para atender ao local, a verba disponível, entre outros fatores.

Agora que conhece todas as vantagens do desfibrilador portátil e as possibilidades de aquisição, que tal se aprofundar ainda mais nas suas funcionalidades? 

Baixe agora nosso e-book exclusivo “Tudo que você precisa saber sobre o DEA”, clicando aqui, e entenda mais sobre a importância do uso desse equipamento na hora de salvar vidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog