Como Diminuir O Estresse — 4 Dicas Para Viver Melhor

Como diminuir o estresse

Saber como diminuir o estresse é fundamental em um país como o nosso, que 70% da população economicamente ativa sofre com isso, segundo dados do Isma-BR (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil).

Esse problema pode ter diversas causas, como cobranças, conflitos, problemas no trabalho e muito mais. Mas combatê-lo é muito importante, pois o estresse pode agravar problemas cardiovasculares, causar ansiedade, insônia e vários outros problemas.

Mas você não está sozinho, separamos quatro dicas para te ajudar a lidar com isso!

4 dicas de como diminuir o estresse

Saber como diminuir o estresse é uma preocupação muito importante, e para começar a gerenciar esse problema é interessante tentar descobrir a causa. 

Além disso, existem outras ações que ajudam a relaxar e aproveitar mais o tempo. Confira as dicas a seguir!

1. Pratique atividades físicas

Atividade física

A atividade física libera serotonina, neurotransmissor que desencadeia sensação de prazer, euforia e ânimo. Portanto, separe um tempo na sua rotina para se movimentar. Você pode fazer uma caminhada no parque, ir à academia, praticar yoga ou até mesmo algum esporte coletivo.

2. Faça técnicas de relaxamento

Técnicas de relaxamento

O estresse nada mais é do que uma reação fisiológica do corpo, em resposta a algum estímulo que foi interpretado como ameaçador. Sendo assim, as técnicas de relaxamento são uma ótima forma de gerenciar esse problema.

Um exemplo é a prática de mindfulness, bem simples, porém efetiva. Basta sentar-se em um local tranquilo, fechar os seus olhos e focar apenas na sua respiração. Cinco minutos dessa forma já é suficiente para sentir os efeitos do relaxamento. 

3. Tenha um hobby

Tenha um hobby

Ter um hobby é muito importante para quem precisa gerenciar o estresse, pois é uma espécie de válvula de escape. Não existe atividade certa ou errada aqui, você pode fazer aquilo que mais lhe agrada, como ler um livro, pintar, tocar um instrumento musical, dentre outros.

Mas saiba que as atividades manuais estão entre mais efetivas quando o assunto é diminuir o estresse. Uma pesquisa realizada em uma pós-graduação em Gerontologia, na Universidade Católica de Brasília, mostrou que 50% das pessoas que fizeram algum tipo de trabalho manual relataram ter efeito terapêutico.

4. Se organize ao máximo

Organização diária

Se a fonte de estresse for o trabalho que está te cobrando uma grande quantidade de demandas, se organizar pode ser uma boa forma de gerenciar esse problema. Isso porque, ficamos muito mais tranquilos quando temos controle de tudo o que precisamos fazer e quando iremos executar.

Todas essas dicas são formas de cuidar da saúde mental. Se você é médico ou da área de saúde aprofunde mais ainda no tema lendo este material exclusivo e gratuito Cuide-se, Doutor(a)! Não queremos que você precise de outro médico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog