Como Cuidar da Saúde Mental — Guia Para Médicos

Como cuidar da saúde mental - guia para médicos

Apesar de ser importante, a saúde da mente ainda envolve bastante tabu e preconceito. Mas ninguém está livre de ter questões psicológicas a resolver, ainda mais os médicos, por viverem diariamente sob pressão. Diante disso, é essencial saber como cuidar da saúde mental. 

Neste artigo, você verá atitudes que pode adotar para viver com mais tranquilidade. Confira e comece a aplicar agora mesmo na sua rotina!

Como cuidar da saúde mental?

Quer saber como cuidar da saúde mental? Existem vários comportamentos simples que você já pode colocar em prática. Veja só:

Alimente-se pensando também na saúde mental

Você sabe que somente a dieta equilibrada fornece todos os nutrientes para o organismo e melhora saúde como um todo. Mas é sempre bom lembrar  que há alimentos que ajudam a aumentar a serotonina, por exemplo, como banana, abacate, amendoim, nozes, entre outros. 

Devido a isso, é essencial investir em uma boa alimentação pensando também nos alimentos que ajudam no humor e disposição. Além de ser importante para a mente, pensar na alimentação equilibrada também garante saúde para todo o corpo.

Mantenha algum contato com a natureza

Segundo pesquisa da Universidade de Chiba, no Japão, as pessoas que têm contato com a natureza registram até 16% menos de cortisol. Consequentemente, elas se estressam menos e se sentem mais felizes. 

Em vista desse benefício, vale a pena dedicar uma parte da rotina para ver e respirar o ar puro. Pode ser uma volta na praia, no parque ou na praça mais próxima que tiver. O interessante é não deixar que a sua rotina seja apenas de casa para o hospital e vice-versa.

Tenha um hobby

Por mais que você ame a sua carreira e o que faz, a vida não se restringe a apenas isso, certo? Durante os dias de folga, é muito importante que você mantenha um hobby, como se exercitar, encontrar amigos, ler um livro, treinar um instrumento ou alguma habilidade manual ou até mesmo assistir a uma série. 

Dessa forma, você pensará em outros assuntos quando não estiver trabalhando. Até porque, o excesso de tarefas e de preocupações podem levar a um quadro de burnout — esgotamento mental, e você não quer isso na sua vida.

Busque auxílio

Pode ser que você precise de uma ajuda de outros profissionais para melhorar a sua saúde mental. Não há qualquer problema nisso, até porque a terapia serve para todas as pessoas. 

Então, se você tem sentido sua mente muito acelerada, repleta de preocupações ou está até mesmo enfrentando dificuldades para dormir, tudo isso pode ser sinal para buscar um psicólogo. Assim, você descobrirá o que prejudica o seu bem-estar e como se cuidar para viver melhor.

Para se aprofundar ainda mais no assunto confira também o e-book Cuide-se Doutor(a)! Não queremos que você precise de outro médico!

Como cuidar da saúde mental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog