Cmos Drake Promove Workshop Ergonomia do Sono e Terapia Posicional

14/10/2023

Workshop Ergonomia do Sono

No dia 25/11 a CMOS Drake promove em Nova Lima – MG o Workshop de Terapia Posicional e Ergonomia do Sono para melhor adesão ao CPAP

Um sono regulado e de qualidade é crucial para a saúde e o bem-estar geral. Durante o sono, o corpo passa por processos de restauração, consolidação da memória, regulação hormonal e fortalecimento do sistema imunológico, doenças e outras condições que por ventura possam impossibilitar uma noite de sono tranquila são alvo de pesquisadores que buscam soluções para tais transtornos.

O CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) é um equipamento utilizado para tratamento da apneia do sono, um distúrbio no qual a respiração para e recomeça repetidamente durante o sono,o equipamento mantém uma pressão de ar contínua, o que impede o colapso das vias respiratórias, auxiliando na respiração regular.

Daí surge a Terapia Posicional e a Ergonomia do Sono, a prática da Terapia Posicional visa melhorar a adesão e a eficácia do CPAP para auxiliar no tratamento de quadros como a apneia e o ronco, a Ergonomia do Sono se concentra em ajustar o ambiente de sono e os comportamentos para promover uma melhor qualidade do sono e uma adaptação mais eficaz ao uso do CPAP.

Integrar essas abordagens pode ajudar os indivíduos a melhorar a adaptação ao CPAP, minimizando as dificuldades e aumentando a eficácia do tratamento.

ABORDAGEM DO WORKSHOP DE ERGONOMIA DO SONO

É importante discutir e explorar essas opções com um profissional de saúde especializado em distúrbios do sono para encontrar a estratégia mais adequada às necessidades específicas de cada pessoa.

Tendo em vista a importância do compartilhamento de conhecimento sobre este tema, a Cmos Drake – fabricante de equipamentos médicos e do primeiro CPAP da indústria brasileira, com o apoio de instituições ligadas aos estudos e inovação da área do sono – promove o Workshop de Terapia Posicional e Ergonomia do Sono . O evento ocorre no dia 25 de Novembro, no espaço de eventos da companhia em Nova Lima, região Metropolitana de Belo Horizonte.

Entre os palestrantes estão Janaina Pacheco – Neurologista e Médica do Sono, Mariana Escaleira – Fisioterapeuta do Sono e Jefferson Rodrigues – Professor de Educação Física e Personal Sleep.

O workshop com conteúdos prático e teóricos acontece no espaço de eventos da Cmos Drake em Nova Lima (Av. Regent, 600 – Alphaville, Nova Lima – MG, 34018-000) com muita troca de conhecimento entre os profissionais da área, além de confraternização e networking.

As vagas são limitadas, garanta já a sua.

 

GARANTIR MINHA PARTICIPAÇÃO

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Dra. Janaina Pacheco –  Neurologista e Médica do Sono

  • Como a Ergonomia do Sono pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
  • Apneia Posicional: classificação, prevalência e fenótipos.

Dra. Mariana Escaleira – Fisioterapeuta do Sono

  • Implicações clínicas da Posição Corporal durante o sono.
  • Medidas ergonômicas que auxiliam na adesão às Terapias de Pressão Positiva. (Módulo Prático)

Jefferson Rodrigues – Professor de Educação Física e Personal Sleep

  • Utilização clínica dos aplicativos para monitoramento de posição corporal no sono.
  • Casos Clínicos de ajustes ergonômicos no tratamento dos distúrbios respiratórios do sono.
  • Colchão e Travesseiros: critérios utilizados para prescrição. (Módulo Prático)
  • Terapia Posicional: adesão e principais métodos de intervenção. (Módulo Prático)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog