Simpósio discute lições e inovações para a terapia intensiva durante pandemia

27/10/2021

SIMPÓSIO COVID-19: LIÇÕES E INOVAÇÕES PARA A TERAPIA INTENSIVA

A pandemia de Covid-19 foi uma experiência que, ao mesmo tempo que assustadora e triste, serviu de aprendizado para a comunidade médica. Por tratar-se de uma nova doença que careceu de um novo método de tratamento para os pacientes acometidos e, inclusive, por possuir diferentes tipos de acometimento aos sistemas do corpo, a comunidade médica trabalhou de forma árdua, descobrindo a cada dia uma nova necessidade para tratamentos individuais de cada acometido.

Por isso, o tema Covid-19 foi alvo para centenas de pesquisas e estudos mundo à fora. Em Nova Lima, região Metropolitana de Belo Horizonte, a Cmos Drake – empresa fabricante de equipamentos médico-hospitalares e com forte atuação no fornecimento de respiradores durante a pandemia –promove o simpósio “COVID-19: Lições e inovações para a Terapia Intensiva” com o objetivo de elevar a discussão aprendizados e descobertas trazidos ao longo do período pandêmico ainda em andamento.

O evento acontece no dia 25 e 26 de novembro, das 8h30 às 17h30, e convida o participante para um novo olhar sobre a terapia intensiva, com destaque para temas relacionados à ventilação mecânica. Na ocasião, dez profissionais da saúde de diferentes áreas de atuação palestram acerca de temas que envolvem o assunto em suas respectivas modalidades.

Entre os palestrantes, destaque para Dr. Hugo Pereira Goretti, diretor do Crefito 4 – programa Supera Minas e preceptor da Fisioterapia Hospitalar FCMMG –, Dr. Leonardo Meira, coordenador do núcleo de pneumologia Hospital Felício Rocho e preceptor da residência de Clínica Médica Hospital Militar, Daniel da Cunha Ribeiro, presidente da ASSOBRAFIR e coordenador da Fisioterapia do Hospital da Unimed, entre outros profissionais. Os convidados ministram palestras que tratam de assuntos como imunossuprimidos e infecção pelo Covid-19, oxigenoterapia, suporte neuromuscular em pacientes críticos, ECMO, manejo assistencial em uma UTI, entre outro temas de relevância.

A inscrição é gratuita até 05/11para intensivistas em atuação da medicina, enfermagem e fisioterapeia em atuação. A partir da data, a inscrição permanece com taxa de R$ 69,00. Interessados podem inscrever através do site (www.cmosdrake.com.br/simposio-covid).

O simpósio acontece de forma presencial no espaço de eventos da Cmos Drake (Av. Regent, 600 – Alphaville, Nova Lima – MG, 34018-000). As vagas são limitadas e a marcação de lugares segue conforme protocolos de prevenção à Covid-19.

Para os demais interessados também será disponibilizada a inscrição para acompanhamento  através da transmissão online.

 

SERVIÇO

“COVID-19: Lições e inovações para a Terapia Intensiva”
Data:
25 e  26 de novembro, de 8H30 às 17H30;
Local: Espaço de Eventos Cmos Drake (Av. Regent, 600 – Alphaville, Nova Lima – MG, 34018-000).
Inscrições em: www.cmosdrake.com.br/simposio-covid

 

PROGRAMAÇÃO

 

25 de Novembro

8h30: Credenciamento

9h: Imunossuprimidos e infecção pelo COVID 19
Com Dr. Daniel Fontes e Dr. Leonardo Meira

10h: Mobilização Precoce e exercícios terapêuticos para pacientes intubados por COVID-19
Com Daniel Lago Borges

11h15: Monitorização da P-SILI na COVID-19
Com Daniel Da Cunha Ribeiro

13h30: Catéter de alto fluxo
Com Iara Ribeiro Maciel

14h30: Manejo assistencial em uma UTI COVID – desafios trazidos pela pandemia
Com Jônatas Eduardo Alves de Paula

15h45: Ventilação Não-Invasiva no paciente COVID
Com Letícia Firmino Rodrigues

16h30: Síndrome Pós Covid e Programa “Supera Minas”
Com Hugo Pereira Goretti

 

26 de Novembro

8h30: Suporte neuromuscular em pacientes críticos com COVID-19
Com Jefferson Oliveira Silva

9h30: Oxigenoterapia – As fases de uso e os tipos de suplementos de O2 no tratamento da COVID-19
Com Éder Luciano Vaz dos Santos

10h50: ECMO no tratamento da COVID-19
Com Dra. Ana Valle

13h15: Mesa redonda multiprofissional sobre os aprendizados com a Covid-19

15h: Ventilação Mecânica e especificidades com o paciente Covid
Com André Nunes (engenheiro) e Letícia Firmo (fisioterapeuta) – Cmos Drake

15h30: Simulação realística de casos clínicos com o manejo do ventilador mecânico
Com a equipe de fisioterapeutas Cmos Drake

 

SOBRE OS PALESTRANTES

Hugo Pereira Goretti: Diretor Crefito 4, programa Supera Minas e preceptor da Fisioterapia Hospitalar FCMMG.

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrado em Ciências da Saúde Aplicadas às Doenças Cardiovasculares na Faculdade de Ciência Médicas de Minas Gerais. Autor do Capítulo “Diferentes Modos de Utilização da PEEP como Recurso Fisioterapêutico” do livro “Bases da Fisioterapia Respiratória: Terapia Intensiva e Reabilitação. 2ed”. Pós-Graduado em Neonatolgia e Pediatria pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Professor e preceptor do Estágio Obrigatório Curricular em Fisioterapia Hospitalar e Ambulatorial em Cardiorrespiratório, Professor das disciplinas Saúde do Atleta, Fisioterapia na Atenção Primária e Neonatologia da Faculdade Pitágoras BH/MG. Professor da Pós-Graduação de Fisioterapia Respiratória e em Terapia Intensiva da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (CMMG), da Faculdade Pitágoras, do Instituto Superior de Medicina do Hospital da Baleia e da Fisiocruz (Campos do Goytacazes-RJ).

Daniel da Cunha Ribeiro: Presidente da ASSOBRAFIR e Coordenador da Fisioterapia do HOSPITAL DA UNIMED BH/MG.

Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Newton Paiva. Especialização lato sensu em Fisioterapia Respiratória pela Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA). Título de Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO. Realizou Observership no Houston Methodist Hospital – Houston/TX – USA. Presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR) no quadriênio 2021-2024. Foi membro da diretoria da ASSOBRAFIR – Regional MG – Gestões 2014-2016/2017-2020. Faz parte do departamento de Fisioterapia em Terapia Intensiva e do comitê COVID-19 da ASSOBRAFIR. Membro da diretoria expandida da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (SOMITI). Foi integrante da Comissão de Saúde Suplementar do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região – Gestão 2014-2018. Atualmente é professor dos cursos de pós-graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória/Fisioterapia em Terapia Intensiva da FISIOMANUAL – Juiz de Fora/MG. Coordenador do serviço de Fisioterapia do HOSPITAL DA UNIMED – BH/MG. Diretor clínico do Instituto Aerar – BH/MG. CEO do Instituto Mineiro de Educação Continuada em Saúde – IMECS. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. Atua na assistência, ensino e pesquisa na área de Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto e Fisioterapia Respiratória.

Leonardo Meira: Coordenador Pneumologia Hospital Felício Rocho e preceptor da residência de Clínica Médica Hospital Militar

Graduacao em Medicina – Faculdade de Medicina da UFMG (dezembro de 2005). Residência em Clínica Médica – Hospital Joao XXIII (2006-2007) Residência em Medicina Intensiva – Hospital Felício Rocho (2008-2009). Residência em Pneumologia – Hospital Júlia Kubistchek ( 2010-2011). Títulos de especialista em Clínica Médica, Pneumologia , Medicina Intensiva e Medicina de Urgência. Mestre em Ciências da Saúde – Saúde do Adulto (2020) UFMG. Em curso: MBA em Gestão em Saúde e auditoria (Faculdade Santa Casa). Professor da Faculdade de Medicina da Ciências Médicas. Preceptor da residência de Clínica Médica – Hospital Militar. Coordenador Pneumologia Hospital Felício Rocho

Daniel Lago Borges: Coordenador do Departamento de Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto – ASSOBRAFIR. (Maranhão). Fisioterapeuta. Doutor em Ciências – UERJ. Mestre em Ciências da Saúde – UFMA. Especialista Profissional em Fisioterapia em Terapia Intensiva e Fisioterapia Respiratória – COFFITO/ASSOBRAFIR. Fisioterapeuta da UTI do HUUFMA. Preceptor de Fisioterapia da Residência Multiprofissional em Saúde – HUUFMA. Coordenador do Departamento de Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto – ASSOBRAFIR.

Éder Vaz dos Santos: Fisioterapeuta da Fundação HEMOMINAS e Hospital das Clínicas da UFMG e Diretor do SINFITO-MG

Graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (CEUMIH), Pós graduado em Fisioterapia em Neurologia pela PUC/Minas, com o Título de Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva no Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO. É Mestre em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva/ DF. Docente das disciplinas de Clínica Geral, Fisioterapia em Cardiologia e Angiologia, Fisioterapia em Pneumologia, Anatomia Humana Básica e Estágio Hospitalar no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2012-2020) Docente de Estágio Hospitalar da PUC-MINAS (2017-2018). Fisioterapeuta da Fundação HEMOMINAS, atuando com pacientes de Coagulopatias e Hemoglobinopatias.(2018-atual), Fisioterapeuta do Hospital das Clínicas da UFMG, com atuação no combate ao COVID19 (2020-2021). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa e Pesquisador da Fundação Hemominas, Diretor do SINFITO-MG / 2019-2022, além de Consultor da Associação Mineira do AVC – AMAVC.

Ana Valle: Médica Terapia Intensiva Rede Mater Dei / ECMO especialista / Coordenador de pesquisa clínica
Médica pela Universidade federal de Minas Gerais. Horizontal UTI Hospital Mater dei. Diretora Técnica ECMO MINAS. Membro do time de ECMO do Hospital Mater Dei. Doutoranda Fisiologia e Farmacologia pela UFMG.

Iara Maciel Ribeiro: Fisioterapeuta coordenadora da PRIORI Saúde e Fisioterapia
Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia Hospitalar. Especialista clínica Hamilton Medical. Especialista clínica Vapotherm. Especialista clínica em monitores de óxido nítrico MORYA. Coordenadora da Equipe de Fisioterapia HSL – BH. Diretora Priori Saúde e Fisioterapia. Professora de Ventilação mecânica – Faculdade Pitágoras BH. Membro Integrante da banca do IBGP.

Jônatas Alves de Paula: Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Hospitalar do Hospital Eduardo de Menezes
Fisioterapeuta. Pós-graduado em Fisioterapia Hospitalar. Especialista em Fisioterapia Intensiva Adulto – ASSOBRAFIR/COFFITO. Fisioterapeuta efetivo da Prefeitura Municipal de Betim – Hospital Regional de Betim.

Jefferson Oliveira Silva: Fisioterapeuta especialista em Suporte Neuromuscular Avançado.
Fisioterapeuta pela UFMG. Atua na co-desenvolvimento de dispositivos médicos. Especialista de produto da Visuri.

Daniel Fontes: Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG – 2000).

Mestre em medicina pela UFMG (2011).

Possui residência médica em cirurgia geral, medicina intensiva e nutrologia clínica.

Membro titulado em medicina intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), membro titulado em nutrologia clínica pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE).

Atualmente é médico intensivista dos CTI’s do Hospitais Felício Rocho e da Polícia Militar de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina, com

Leonardo de Assis Simões: Fisioterapeuta Coordenador clínico Hospital Vera Cruz. Fisioterapeuta (UFMG). Especialista em Fisioterapia Respiratoria (ASSOBRAFIR). Fisioterapia Pneumofuncional pela (COFFITO). Mestre em Ciências da Reabilitação (UFMG). Coordenador clínico assistencial da equipe SAFI – Hospital Vera Cruz. Coordenador do Home Care da Home Hosp Soluções em Saúde. Fisioterapeuta da equipe da UPA Centro Sul – BH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog