Você conhece os tipos de ventilação mecânica e como usá-las?

15/06/2023

ventilação assistida

A ventilação mecânica ocorre graças a aparelhos que insuflam as vias respiratórias de pacientes com volumes de ar.

Pensando em  sua grande participação na prática clínica, preparamos esse artigo completo explicando em mais detalhes a importância da ventilação mecânica, as suas formas de usá-la em um paciente, os seus tipos e como torná-la mais confortável.

Siga a leitura conosco!

Quais as formas de ventilar um paciente?

As formas mais convencionais de ventilar um paciente são: 

  • ventilação com pressão positiva intermitente, assistida e/ou controlada;
  • ciclada a volume ou pressão (IPPV);
  • ventilação a pressão controlada (PCV);
  • ventilação mandatória intermitente sincronizada (SIMV);
  • ventilação com suporte pressórico (PSV);
  • pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP);
  • associações: SIMV + PSV, PSV + CPAP, SIMV + CPAP.

Importância de usar o modo de ventilação correto

Usar o modo de ventilação correto é importante porque esse método é usado em situações clínicas em que o paciente está passando por um quadro de insuficiência respiratória, ou seja, a ventilação mecânica entra em cena para manter os valores adequados de O2 e CO2 sanguíneos.

Isso significa que é a ventilação mecânica que determina um gradiente ou diferença de alvéolo-arterial de O2 [(PA-a)O2], além de outros indicadores de eficiência das trocas gasosas, como relação PaO2/FIO2 alterados.

Quantos tipos de ventilação mecânica existem?

Existem seis tipos de ventilação mecânica, sendo eles:

  • ventilação mecânica invasiva (VMI);
  • ventilação mecânica não-invasiva (VMNI);
  • ventilação mandatória intermitente (IMV);
  • ventilação assistida/controlada (PCV);
  • ventilação mandatória intermitente e sincronizada (SIMV);
  • ventilação com suporte pressórico ou pressão de suporte (PSV ou PS).

Quais os tipos de ventilação mecânica?

Na sequência, esclarecemos as características de cada tipo de ventilação mecânica e o papel dos ventiladores pulmonares. Acompanhe!

ventilação mecânica

Ventilação mecânica invasiva (VMI)

A ventilação mecânica invasiva consiste na inserção do tubo traqueal no paciente, aumentando a área destinada a passagem de ar pelo sistema respiratório superior.

Ela pode ser aplicada de maneira oral, ou seja, introduzindo a cânula através da boca do paciente, ou pelo processo de traqueostomia, na qual é feita uma incisão no pescoço para tornar mais fácil o acesso à traqueia.

Ventilação mecânica não-invasiva (VMNI)

Esse processo é indicado para casos de menor gravidade, com tratamento feito por uma máscara específica que ajuda no aumento da concentração de oxigênio, tornando mais fácil a inalação do paciente. 

Ventilação mandatória intermitente (IMV)

A principal característica desse tipo de ventilação mecânica é que não existe a presença de sincronia entre o funcionamento do equipamento e a respiração natural do paciente.

Logo, essa modalidade abre espaço para a respiração natural do paciente durante alguns intervalos, com a frequência e volume que ele quiser, algo que aumenta as suas chances de recuperação.

Ventilação assistida/controlada (PCV) 

A ventilação assistida permite a sincronia entre o funcionamento pulmonar do paciente e a ação exercida pelo aparelho. 

Nesse modelo, o sistema de ventilação mecânica responde às iniciativas de inspiração do paciente, fornecendo suporte adicional quando necessário, enquanto o paciente mantém a capacidade de realizar respirações espontâneas, sendo também capaz de retardar alguns ciclos de funcionamento para alinhar-se com as necessidades do paciente.

Ventilação mandatória intermitente e sincronizada (SIMV)

Na ventilação mandatória intermitente, ao menor sinal de esforço do paciente, o aparelho gera um ciclo pressão que é previamente determinado pelo operador.

E como o usuário pode fazer o processo de inspiração exercendo pressão negativa junto com as pressões médias, a necessidade de fazer esforço é bem menor.

Desta forma, são menores as chances de atrofia muscular, algo que colabora muito para o processo de retirada do equipamento e aumenta a chance de recuperação plena do funcionamento pulmonar.

Ventilação com suporte pressórico ou pressão de suporte (PSV ou PS)

Por fim, esta ventilação mecânica é vista como uma ajudante do processo natural de funcionamento pulmonar do paciente.

Isso significa que o equipamento começa a exercer a sua função assim que existe qualquer sinal de esforço feito pelo paciente, seja de pressão negativa ou fluxo.

Como tornar a ventilação mecânica mais confortável ao paciente?

Para tornar a ventilação mecânica mais confortável ao paciente, um dos principais pontos a se levar em consideração é o uso de filtros respiratórios para aqueles que estão em decúbito por ventilação mecânica.

Esses filtros impedem a passagem de componentes prejudiciais no circuito respiratório, garantindo a montagem adequada do ventilador e contribuindo para a manutenção da umidade durante a inspiração e expiração.

Além do uso dos filtros, outra forma de tornar a ventilação mecânica mais confortável ao paciente é avaliar a posição em que ele se encontra, pois isso pode influenciar na aceleração de sua recuperação.

A mudança de decúbito na ventilação mecânica não só torna esse processo mais confortável e seguro o paciente, como colabora para melhora na distribuição de ventilação e perfusão pulmonar, evitando a formação de escaras de  decúbito, uma vez que diminui a pressão constante da pele e evita lesões ou agravamento do quadro clínico.

Então, realize uma mudança de decúbito com a equipe de enfermagem junto com a implantação de protocolos de verificação e métodos de higiene básica para não agredir a pele do paciente.

ventilador mecânico

Qual o melhor aparelho de ventilação mecânica?

O melhor aparelho de ventilação mecânica é o Ruah, da CMOS Drake.

Esse é um aparelho do tipo avançado e que presta suporte no atendimento através de diferentes tipos de ventilação, abrindo espaço para que você tenha uma diversidade de modos ventilatórios disponíveis que podem ser configurados para acompanhar os parâmetros do seu paciente.

Além do mais, o Ruah, da CMOS Drake é o melhor aparelho de ventilação mecânica porque ele tem indicadores que ajudam toda a equipe médica no melhor tratamento dos pacientes, como: 

  • frequência respiratória; 
  • pressões das vias aéreas; 
  • gráfico de tendências das últimas 24 horas; 
  • volume corrente e volume minuto; 
  • gráfico com curvas de pressão;
  • volume e fluxo (pelo tempo);
  • parâmetros da mecânica respiratória.

No mais, destacamos a intuitividade e simplicidade do aparelho, pois ele tem o manuseio por touch screen, com teclas e ícones de acesso rápido para as principais funções. 

Ficou interessado no melhor ventilador pulmonar avançado do mercado? Então, conheça mais sobre ele no vídeo abaixo: 

Confira o manual de aparelhos de ventilação mecânica da CMOS Drake e escolha o melhor para os seus pacientes!

Conclusão

Agora você já sabe quais as formas de ventilação mecânica que existem e como elas funcionam na prática.

Além do mais, sabe que o melhor aparelho de ventilação mecânica é o Ruah, da CMOS Drake.

E se você tem interesse em outros equipamentos médicos de alta qualidade e garantia de excelência, conheça todos os nossos produtos e serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog