Embora a lei garanta a saúde e segurança na empresa para os funcionários e os clientes, esse assunto deve ser de prioridade máxima para os gestores, já que além de cumprir as leis, garantir a segurança e a saúde de todos que frequentam seu espaço é uma forma de dizer aos seus clientes e funcionários que a empresa se preocupa com eles e, assim, passar ainda mais credibilidade.
É um verdadeiro investimento que você faz, já que assim todos podem usufruir da saúde e da segurança do trabalho de forma a trazer mais qualidade de vida dentro do ambiente , com isso, ser possível ainda aumentar a produtividade dos funcionários.
Confira como a saúde aumenta a produtividade dos colaboradores.
A seguir, você confere alguns motivos que só vão trazer vantagens para o seu estabelecimento em se preocupar e investir em saúde e segurança na empresa. Confira!
1. Redução de acidentes dentro da empresa
Ao se preocupar em estar dentro da lei e garantir a saúde e a segurança na empresa, as chances de acontecer acidentes ficam muito menores. E caso eles aconteçam, as chances de impedir que os resultados sejam graves são maiores. Por exemplo, se seu estabelecimento tem um desfibrilador do tipo DEA ao alcance de todos, funcionando e adequado para a empresa, as chances de salvar a vida de uma pessoa que por ventura passe mal ali são muito grandes.
Por outro lado, se sua empresa estiver despreparada para um atendimento de emergência, os resultados podem ser fatais.
Entenda sobre a importância do preparo da equipe para primeiros socorros.
2. Fortalece a imagem da sua empresa
Mesmo que você apenas cumpra a lei em determinados aspectos da saúde e segurança na empresa, essa atitude já traz outra ótica quando vista tanto pelos funcionários, quanto pelos clientes. Passar segurança dentro de um estabelecimento é um fato ímpar para se construir credibilidade.
Além de dar uma sensação de maior conforto, segurança e confiança para seus clientes e também aos funcionários, que acabam tendo uma visão positiva de trabalhar em seu estabelecimento, se preocupar com esses aspectos valoriza sua marca e ajuda a conquistar novos clientes, já que o boca a boca ainda é uma das propagandas mais efetivas para o crescimento da sua clientela.
Fique ligado em como divulgar a aquisição do DEA para clientes e colaboradores, e como trazer mais ganhos para a imagem da sua empresa.
3. Evita o risco de levar processos trabalhistas
Estar de acordo com as leis quando se diz respeito à saúde e segurança na empresa também traz menos dor de cabela quando o assunto são os processos trabalhistas. Mais que isso, estar com tudo em ordem garante a segurança dos funcionários, ao passo que negligenciar qualquer situação, como capacetes rachados e equipamentos em más condições de uso pode trazer multas e processos vindos de funcionários.
4. Aumento da produtividade da equipe
Trabalhar com segurança e sabendo que os gestores se preocupam com a qualidade de vida e o bem-estar dentro da empresa deixa os funcionários mais felizes. Por sua vez, eles desempenham seu trabalho com mais dedicação e isso reflete em boas relações com os clientes, o que faz sua empresa progredir sempre.
Somado a isso, um ambiente de trabalho que dá aos seus funcionários segurança e saúde sofre menos com afastamentos e licenças que podem surgir devido a acidentes ou problemas de ordem ocupacional. Isso, diretamente, também acaba tendo impacto na saúde financeira da empresa, que tem que arcar com menos custos de contratações temporárias de substituição e pagamentos para funcionários afastados.
5. Investir em saúde e segurança na empresa reduz o custo em médio e longo prazo
Substituir maquinários e aparelhos por itens novos pode parecer prejuízo em um primeiro e gasto a mais no orçamento da empresa. Porém, ao se observar em médio e longo prazo, você conta com equipamentos melhores e que podem exigir menos manutenção e em alguns casos até podem reduzir e eliminar o ambiente insalubre, diminuindo o custo de ter que pagar adicionais de insalubridade para os funcionários.
Um exemplo interessante é que ao reduzir acidentes dentro da empresa, a empresa tem um menor Fator Acidentário de Prevenção, que resulta na redução de taxa de RAT (Riscos Ambientais de Trabalho) em alguns ambientes segundo ai Lei Orgânica de Seguridade Social.
6. Sua empresa fica livre de problemas com a fiscalização
Alguns aspectos da saúde e segurança do trabalho são previstos por lei e, por isso, são passíveis de fiscalização periódica. Investir nesse segmento e garantir que tudo fique dentro da lei elimina o risco de ser pego em uma dessas fiscalizações. O problema, nessas casos, vai além da multa que pode ser aplicada, mas desmotiva os funcionários e traz insegurança aos clientes que podem ficar sabendo do incidente.
7. A empresa se protege de acidentes e age dentro da lei
Se seu estabelecimento oferece todo o suporte necessário à saúde e segurança na empresa, as chances de acontecer um acidente são muito menores e, consequentemente, de ter problemas relacionados à justiça também.
Investir em saúde e segurança na empresa vai além do que cumprir o que a lei manda. Essas atitudes ressaltam a preocupação da companhia com o bem-estar de clientes e funcionários, aumentam a confiança no seu negócio e melhoram a produtividade da equipe. Manter sua empresa com tudo em dia ainda evita gastos de reparo com equipamentos quebrados inesperadamente e traz mais tranquilidade para os gestores, que sabem que estão com todas as obrigações legais em dia.
Quer saber mais sobre segurança do trabalho? Então acesse nosso guia Boas Práticas de Segurança do Trabalho e confira ótimas dicas para aplicar em sua empresa e transformá-la em um ambiente confiável e seguro para todos os clientes e funcionários!