Para garantir o bem-estar e a satisfação dos seus pacientes, é preciso investir em infraestrutura. Isso significa saber quais equipamentos para montar um consultório odontológico são essenciais. Continue a leitura do artigo para descobrir quais são eles!
Quais são os equipamentos para montar um consultório odontológico que não podem faltar em seu checklist?
Seja para garantir um bom atendimento ou para cumprir as normas dos órgãos regulatórios, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou o Conselho Federal de Odontologia (CFO), sua lista de equipamentos para montar um consultório odontológico deve incluir os seguintes itens:
1. Conjunto odontológico
O conjunto odontológico corresponde a uma série de itens imprescindíveis para examinar os pacientes e realizar procedimentos de rotina. São eles:
- cadeira odontológica: existem algumas que já contemplam todos os equipamentos habituais de peça de mão, como micromotor, peça de contra-ângulo, turbina, ultrassom, dentre outros. Além disso, elas também podem conter outros elementos básicos, por exemplo, painéis de controle, autoclaves e destiladores de água;
- painel e pedal de comando: esses itens trazem mais praticidade e agilidade aos atendimentos, pois permitem que o dentista controle facilmente a posição da cadeira;
- mesa de equipo: esse item é muito importante, pois permite que o dentista organize os instrumentos que serão utilizados no atendimento e pegue-os sem contaminar o restante;
- suctora: é o equipamento imprescindível para os atendimentos porque permite que o dentista visualize a boca do paciente, esse item conta com uma cuba que pode ser esterilizada na autoclave;
- refletor: dê preferência aos refletores com lâmpada de LED, elas são mais econômicas e não aquecem;
- mocho odontológico: é esse item que irá garantir o seu conforto durante os atendimentos, por isso, prefira aqueles com encosto.
2. Autoclave
A autoclave é um equipamento essencial para os consultórios odontológicos porque te dá autonomia para esterilizar os materiais, o que confere muito mais agilidade no seu dia a dia. Além de ser um procedimento obrigatório para a saúde e segurança de todos os pacientes
3. Fotopolimerizador
O fotopolimerizador emite a luz azul necessária para promover o endurecimento das resinas utilizadas em diversos tratamentos odontológicos, não só naqueles ortodônticos, como é o caso das restaurações dentárias. É um item versátil, portanto, não pode faltar no seu consultório.
4. Desfibrilador Externo Automático (DEA)
O desfibrilador em clínica odontológica, além de obrigatório, também é um item essencial! Afinal, você sabe que diversas emergências odontológicas que demandam atendimento imediato para salvar a vítima podem ocorrer dentro de um consultório, principalmente aqueles em que se realizam sedações e outros procedimentos invasivos.
Tratamentos que envolvem o uso de anestesia podem causar choques anafiláticos e culminar em um ataque cardíaco, por exemplo. Além de outras situações, como pacientes com alguma condição preexistente, entre outras situações que você pode vir a passar. Por isso, contar com um desfibrilador externo automático (DEA) é fundamental para todos.
Esse tipo de desfibrilador não precisa de um médico ou socorrista especializado para ser operado e pode significar a diferença entre salvar ou não a vida do seu paciente.
O DEA é um equipamento para montar um consultório odontológico que não pode ficar de fora da sua lista! Preencha o formulário abaixo e aprenda mais sobre o assunto no e-book que a CMOS DRAKE preparou para você:
Você também pode se interessar em ler sobre equipamentos hospitalares e manutenção de equipamentos hospitalares, confira!