Tudo o que você precisa saber sobre manutenção de equipamentos hospitalares

02/05/2023

Manutenção de equipamentos hospitalares

Fazer a manutenção de equipamentos hospitalares regularmente é uma atitude que trará benefícios para o hospital ou clínica, pacientes e colaboradores.

Isso porque a manutenção de equipamentos hospitalares garante que todos os aparelhos irão funcionar conforme o esperado e com segurança, garantindo os melhores resultados ao realizar procedimentos.

Mas os seus pontos positivos não param por aí!

Manutenções frequentes também ajudam a reduzir custos do negócio, pois evitam que eles estejam consertados ou trocados com frequência.

Tendo em mente todos os benefícios da manutenção de equipamentos hospitalares, é fundamental saber como fazer isso na prática.

E é isso que vamos ensinar a você ao longo deste artigo. Siga a leitura conosco para aprender!

O que é a manutenção de equipamentos hospitalares?

A manutenção de equipamentos hospitalares é um conjunto de práticas que inspecionam os aparelhos para garantir sua qualidade e segurança.

Destacamos que essa manutenção é uma exigência do Ministério de Saúde e da ANVISA, previstos na RDC nº 2/2010.

Ou seja, você deve ter em seu hospital ou clínica um plano de gerenciamento de equipamentos hospitalares que deve ser seguido.

Esse plano deve conter um planejamento de manutenção e o monitoramento do desempenho de equipamentos, desenvolvido por técnicos com o objetivo de avaliar as condições dos aparelhos usados e garantir o pleno funcionamento e segurança deles. 

manutenção preventiva de equipamentos hospitalares

Importância da manutenção de equipamentos hospitalares

A manutenção de equipamentos hospitalares é importante porque evita imprevistos com os aparelhos e garante mais qualidade no atendimento dos pacientes.

Por exemplo, imagine que um hospital que depende de desfibriladores para atender os pacientes e o local não realiza a manutenção desse aparelho com frequência.

Logo, as chances do aparelho não funcionar em um momento emergencial são mais altas, comprometendo o atendimento do hospital e a vida dos seus pacientes.

Justamente por isso a manutenção de equipamentos hospitalares é tão importante,  pois ela assegura o melhor atendimento desde o diagnóstico até o tratamento dos pacientes.

Ou seja, é preciso de mais do que uma equipe de profissionais especializados para manter um alto padrão de atendimento em um hospital ou clínica, é preciso também fazer a manutenção desses equipamentos que são fundamentais para eles executarem o seu trabalho da melhor maneira possível.

No mais, destacamos outros pontos que fazem a manutenção de equipamentos hospitalares ser tão importante, como:

  • a capacidade de aumentar a qualidade e o desempenho dos aparelhos;
  • diminui o índice de falhas;
  • diminui os riscos da segurança e saúde dos pacientes;
  • reduz as despesas e grandes prejuízos;
  • elimina as trocas e quebras constantes de equipamentos;
  • diminui paradas não programadas.

Quem pode fazer a manutenção em equipamentos hospitalares?

Quem pode fazer a manutenção em equipamentos hospitalares geralmente é a equipe de engenharia dos hospitais ou uma equipe técnica terceirizada.

Ressaltamos que é fundamental ter um profissional capacitado para fazer a manutenção desses equipamentos de maneira correta, pois estamos falando de aparelhos que são necessários para o cuidado com a vida humana.

Portanto, garanta que esse serviço técnico será feito por profissionais de confiança.

Leia também: Como os equipamentos hospitalares ajudam a evitar ccusações de negligência médica 

Tipos de manutenção de equipamentos hospitalares

A manutenção de equipamentos hospitalares pode ser dividida em três tipos: manutenção preventiva, manutenção corretiva e manutenção preditiva.

Na sequência, entramos em mais detalhes sobre cada um desses tipos de manutenção. Confira!

Manutenção hospitalar

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva tem como objetivo avaliar equipamentos hospitalares periodicamente para evitar que eles apresentem falhas e garantir o seu bom funcionamento.

Ela é determinada com base no plano de manutenção, que por sua vez esclarece quais são os prazos e cronogramas para realizar a manutenção preventiva.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva deve ser feita quando um aparelho apresenta um problema e necessita de correção em seu sistema ou peças.

Entre os três tipos de manutenção de equipamentos hospitalares, esse costuma ser o mais caro de todos, pois pega todos de surpresa e exige que a manutenção seja feita na hora.

Justamente por isso a manutenção preventiva é tão importante: pois ela é capaz de identificar falhas antes mesmo que elas aconteçam.

Manutenção preditiva

Por fim, temos a manutenção preditiva, na qual existe uma análise de dados e um reconhecimento de padrões para visualizar problemas e arrumá-los antes mesmo que eles aconteçam.

Para isso é preciso empregar diversos recursos tecnológicos que ajudem na análise e no acompanhamento dos equipamentos.

Requisitos para fazer a manutenção de equipamentos hospitalares

Existem alguns requisitos para fazer a manutenção de equipamentos hospitalares para que o processo de manutenção seja um ciclo fechado. 

Abaixo, apresentamos eles a você. Confira!

Crie uma priorização de equipamentos

Identifique todos os equipamentos hospitalares e avalie quais são as recomendações de manutenção dos fabricantes para elaborar um inventário que consiga criar uma priorização de manutenção de equipamentos com base no risco de cada um deles.

Adote ferramentas de gerenciamento

Implemente ferramentas de gerenciamento fundamentais para realizar essas manutenções, como formulários de solicitação de trabalho, formulário de monitoramento, procedimentos operacionais padrões e suprimentos de marcação de equipamentos.

Tenha um cronograma

Para o processo de manutenção preventiva é fundamental que você crie um cronograma de avaliação para cada máquina.

Mantenha o controle

Para manter o controle das manutenções você pode rastrear um local em que o equipamento está sendo usado ou armazenado e identificar os lugares específicos em que os equipamentos necessitam de manutenção ficarão colocados.

Implemente métricas de gerenciamento

Algumas métricas de gerenciamento que valem a pena incluir são:

  • horas de manutenção;
  • custo de manutenção;
  • tempo de inatividade do equipamento;
  • tempo de reparo de serviço.

Comunique-se com seu time

Comunique a todas as equipes sobre a importância da manutenção dos equipamentos e a importância deles passarem feedbacks e melhorias sobre possíveis problemas que identificarem.

Como providenciar a manutenção de equipamentos hospitalares?

A seguir, apresentamos três passos para providenciar uma manutenção de equipamentos hospitalares.

Manutenção de equipamentos hospitalares

Planeje-se

O planejamento é o primeiro passo e envolve prever os equipamentos que precisam da manutenção, qual a periodicidade das manutenções preventivas e preditivas e os custos desse trabalho.

Com essas informações você pode  criar algumas rotinas para:

  • calibração dos equipamentos;
  • contingência;
  • melhorias contínuas;
  • armazenamento, destinação e estocagem de insumos;
  • treinamento e atualização da equipe;
  • manutenções corretivas, preditivas e preventivas.

Programa-se

Programar todas as ações deve fazer parte do controle de manutenção dos equipamentos hospitalares que você tem em mãos.

Para isso, reforçamos novamente a importância de manter um calendário que nomeie as responsabilidades por cada uma das ações e fazer o acompanhamento desse calendário para providenciar as manutenções e obter os resultados esperados e posteriormente analisados.

Faça o controle

A análise dos dados coletados a partir dos processos programados é fundamental para providenciar a manutenção dos equipamentos hospitalares.

Por meio dessa avaliação você consegue traçar novas metas de manutenção que façam com que o que seu equipamento tenha a sua vida útil prolongada e menos índices de falhas e paradas.

Os melhores equipamentos médicos que você precisa para garantir um atendimento rápido, seguro e assertivo na sua clínica ou hospital estão na CMOS DRAKE.

Conclusão

Hoje nos dedicamos a explicar a você o peso que a manutenção de equipamentos hospitalares tem no bom atendimento de sua clínica ou hospital.

Como você viu, mais do que uma equipe de profissionais especializados para manter um alto padrão de atendimento em um hospital ou clínica, é preciso também fazer a manutenção desses equipamentos que são fundamentais para eles executarem o seu trabalho da melhor maneira possível.

Portanto, não adie as manutenções em seu local de trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog