O Ambiente de Trabalho da sua Empresa Aumenta o Risco de Infarto dos Colaboradores?

29/06/2022

O Ambiente de Trabalho da sua Empresa Aumenta o Risco de Infarto dos Seus Colaboradores?

Você sabia que o ambiente de trabalho da sua empresa pode aumentar o risco de infarto dos seus colaboradores? Esse é um problema muito sério que deve ser minimizado ao máximo, já que, anualmente, 300 mil brasileiros vêm a óbito devido a uma parada cardíaca.

Entender o que pode contribuir para isso e pensar em soluções é dever de todas as empresas. Então, continue a leitura para descobrir o que compromete a qualidade de vida dos seus funcionários!

O que aumenta o risco de infarto no ambiente de trabalho?

O ambiente e a atividade laboral podem prejudicar a saúde dos colaboradores, colocando a sua vida em risco, tanto pelo desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, quanto pelo aumento do risco de infarto. Confira a seguir os maiores culpados:

1. Muitas horas sentado

A realidade de muitos colaboradores é passar longas horas sentados durante o trabalho, mas isso é um grande perigo para a saúde do coração. Um estudo realizado no Centro de Pesquisas Biomédicas de Pennington, concluiu que essa rotina aumenta em mais de 54% o risco de infarto e doenças cardiovasculares.

Esse agravante se mantém mesmo para aquelas pessoas que praticam atividades físicas. De acordo com os pesquisadores, fazer exercícios regularmente não é a mesma coisa que ser ativo.

2. Cobrança excessiva

A cobrança excessiva no trabalho leva ao estresse que pode culminar em síndrome de Burnout. Esses dois fatores elevam o nível de cortisol, causando o estreitamento das artérias, elevação da pressão arterial, compromete a imunidade e pode levar ao desenvolvimento de várias doenças crônicas, além de contribuir para o risco de parada cardíaca.

3. Longas jornadas de trabalho

De acordo com a Organização Mundial da Saúde e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2016, 745 mil morreram por acidente vascular cerebral (AVC) e doença isquêmica do coração (IAM), devido a longas jornadas de trabalho — 55 horas semanais ou mais. 

Esse número subiu em 29% em 2020 e, estima-se que continuou subindo em 2021 e 2022 com o home office ganhando espaço. 

Como proteger a vida dos seus colaboradores no caso de parada cardíaca?

Para proteger os seus colaboradores é preciso criar um ambiente de trabalho saudável, que incentive o cuidado da saúde mental e que permita os colaboradores fazerem uma ginástica laboral.

Contudo, ainda assim acidentes cardiovasculares podem acontecer e é preciso estar preparado para salvar a vida dos funcionários. Quer saber como isso é possível? Então confira o e-book com tudo o que você precisa saber sobre o Desfibrilador Externo Automático, o equipamento médico que não pode faltar na sua empresa!

Baixe gratuitamente o e-book Tudo que você precisa saber sobre o DEA! O Seu Ambiente de Trabalho Aumenta o Risco de Infarto dos Seus Colaboradores?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog