Você sabia que o ambiente de trabalho da sua empresa pode aumentar o risco de infarto dos seus colaboradores? Esse é um problema muito sério que deve ser minimizado ao máximo, já que, anualmente, 300 mil brasileiros vêm a óbito devido a uma parada cardíaca.
Entender o que pode contribuir para isso e pensar em soluções é dever de todas as empresas. Então, continue a leitura para descobrir o que compromete a qualidade de vida dos seus funcionários!
O que aumenta o risco de infarto no ambiente de trabalho?
O ambiente e a atividade laboral podem prejudicar a saúde dos colaboradores, colocando a sua vida em risco, tanto pelo desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, quanto pelo aumento do risco de infarto. Confira a seguir os maiores culpados:
1. Muitas horas sentado
A realidade de muitos colaboradores é passar longas horas sentados durante o trabalho, mas isso é um grande perigo para a saúde do coração. Um estudo realizado no Centro de Pesquisas Biomédicas de Pennington, concluiu que essa rotina aumenta em mais de 54% o risco de infarto e doenças cardiovasculares.
Esse agravante se mantém mesmo para aquelas pessoas que praticam atividades físicas. De acordo com os pesquisadores, fazer exercícios regularmente não é a mesma coisa que ser ativo.
2. Cobrança excessiva
A cobrança excessiva no trabalho leva ao estresse que pode culminar em síndrome de Burnout. Esses dois fatores elevam o nível de cortisol, causando o estreitamento das artérias, elevação da pressão arterial, compromete a imunidade e pode levar ao desenvolvimento de várias doenças crônicas, além de contribuir para o risco de parada cardíaca.
3. Longas jornadas de trabalho
De acordo com a Organização Mundial da Saúde e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2016, 745 mil morreram por acidente vascular cerebral (AVC) e doença isquêmica do coração (IAM), devido a longas jornadas de trabalho — 55 horas semanais ou mais.
Esse número subiu em 29% em 2020 e, estima-se que continuou subindo em 2021 e 2022 com o home office ganhando espaço.
Como proteger a vida dos seus colaboradores no caso de parada cardíaca?
Para proteger os seus colaboradores é preciso criar um ambiente de trabalho saudável, que incentive o cuidado da saúde mental e que permita os colaboradores fazerem uma ginástica laboral.
Contudo, ainda assim acidentes cardiovasculares podem acontecer e é preciso estar preparado para salvar a vida dos funcionários. Quer saber como isso é possível? Então confira o e-book com tudo o que você precisa saber sobre o Desfibrilador Externo Automático, o equipamento médico que não pode faltar na sua empresa!
Baixe gratuitamente o e-book Tudo que você precisa saber sobre o DEA!