Eletrocardiógrafo: confira como usar e principais cuidados

A utilização correta do eletrocardiógrafo é de suma importância para o melhor aproveitamento do aparelho e sua conservação. Por isso, compreender como usar e como cuidar pode ser um fator determinante na vida útil de um eletrocardiógrafo, além de essencial para resultados de exames precisos e confiáveis.

 

Como preparar o uso do eletrocardiógrafo

 

Sabendo da rotina agitada que uma clínica médica oun hospital possuem, é imprescindível tomar os cuidados adequados com os equipamentos, como é o caso do eletrocardiógrafo. Portanto, saber como usar e como cuidar corretamente reflete na vida útil do equipamento médico e também na qualidade dos registros dos exames.

Nesse sentido, existe um método que deve ser realizado antes da primeira utilização do dia. Veja os seguintes passos:

 

  1. Conferir se o aparelho está conectado na rede ou no computador, quando for o caso e se o software está instalado;
  2. Testar se está ligando normalmente;
  3. Conectar todas as extremidades dos cabos em um objeto metálico, como uma chave de fenda, por exemplo;
  4. Iniciar uma monitoração, a fim de observar se há interferências. Nesse caso, a linha deve aparecer reta;
  5. Capturar o traçado monitorado e imprimi-lo para analisar a qualidade e precisão da impressão.

 

Com esse método simples, será possível garantir que o aparelho está realizando medições fiéis, sem interferências. Além disso, vale afastar qualquer equipamento gerador de campos magnéticos fortes, como aparelhos radiológicos, sistemas de ar-condicionado, entre outros.

Dessa forma, garante-se que o aparelho realize os exames de ECG com precisão e exatidão. Ao fim do dia, basta desligar os equipamentos, remover todos os cabos e, principalmente, limpar bem os restos de gel e de outros resíduos nas garras e ventosas.

Isso evita oxidações e garante que os impulsos elétricos sejam transmitidos corretamente. É igualmente importante realizar uma inspeção nos cabos de paciente ao final do dia, observando se há falhas de isolamento ou danos aos fios e conectores.

 

Como utilizar o eletrocardiógrafo

 

Da mesma forma que é importante preparar o aparelho ao início e fim do dia, é necessário seguir um procedimento adequado para a utilização do eletrocardiógrafo. Confira os passos descritos abaixo:

 

  1. Conectar o cabo de ECG ao eletrocardiógrafo;
  2. A fim de obter medições precisas, o paciente deve deitar e relaxar, respirando calmamente;
    (é importante lembrar que ele deve estar em repouso nos momentos que antecedem o exame)
  3. Em caso de excessos de pelos, é necessário removê-los previamente e limpar a pele com álcool;
  4. Conectar os terminais aos eletrodos tipo bulbo e tipo clip, ou aos eletrodos descartáveis, quando for o caso;
  5. Aplicar uma camada de gel condutor aos eletrodos e à pele do paciente;
  6. Conectar os eletrodos nos locais indicados no tórax e membros do paciente;

    Utilize os bulbos ou eletrodos descartáveis para conectar as derivações no tórax do paciente adulto da seguinte forma:
    C1: Quarto espaço intercostal na borda esternal direita.
    C2: Quarto espaço intercostal na borda esternal esquerda
    C3: Meio caminho entre os locais C2 e C4.
    C4: Linha médio-clavicular esquerda no quinto espaço intercostal.
    C5: Linha axilar anterior esquerda no mesmo nível horizontal que C4.
    C6: Linha axilar média esquerda no mesmo nível horizontal que C4.Para uso pediátrico posicione o eletrodo C3 na posição C4R conforme as figuras abaixo.Utilize os clips ou eletrodos descartáveis para conectar os terminais aos membros sendo R (Braço direito), L (Braço esquerdo), RF(Pé direito) e F (Pé esquerdo).
  7. Com os eletrodos devidamente conectados e fixados à pele do paciente, inicia-se automaticamente a captação do sinal de ECG.

Durante a captação do exame, a tela do equipamento irá exibir as curvas na tela. No caso do eletrocardiógrafo Moses, da Cmos Drake, são exibidas 12 curvas simultâneas, identificando os resultados com precisão e que podem ser impressos em alta resolução.

 

Além disso, ele permite definir a velocidade do papel, ganho e a frequência do filtro por meio das teclas e acesso rápido em tempo real. Da mesma forma, é possível configurar o modo de amostragem e pré-amostragem, amostragem de disparo e de período.

No relatório impresso, é possível encontrar as informações sobre o tempo do paciente, configuração de filtro, velocidade de varredura, amplitude, versão, forma de onda de ECG, escala de tempo, resultados medidos, interpretações e confirmação do médico.

Ainda assim, é possível armazenar e consultar relatórios da memória interna ou de dispositivos de armazenamento. Com a utilização correta do eletrocardiógrafo, a qualidade e precisão das medições é garantida, bem como a longa vida útil do equipamento.

Por meio do diagnóstico rápido e confiável do eletrocardiógrafo, consegue-se obter os melhores resultados em termos de medição e precisão. Ou seja, a utilização de um cabo especial anti-interferências garante uma medição mais fiel.

 

Como comprar desfibrilador

 

Se a dúvida é sobre como comprar desfibrilador, a melhor opção do mercado é a CMOS DRAKE. A empresa é a pioneira em desfibriladores na América Latina. Em outras palavras, contar com a CMOS DRAKE é ter qualidade e custo-benefício.

A CMOS DRAKE oferece tradição e tecnologia de ponta, há mais de 30 anos no mercado, demonstrando solidez e qualidade. Além de ser a maior referência em desfibriladores, a empresa também oferece uma série de outros produtos, como o eletrocardiógrafo.

Portanto, contar com a CMOS DRAKE para a compra de bomba de infusão, oxímetro de pulso e monitores multiparâmetros é certeza de qualidade, precisão e durabilidade. Nada como contar com uma empresa que é referência no meio médico.

Para que se tenha os melhores produtos do mercado, é fundamental conhecer as melhores opções, e a CMOS DRAKE é, sem dúvida, a maior referência na América Latina. Basta acompanhar a abordagem a seguir para saber mais sobre esses produtos.

 

Conheça os produtos CMOS DRAKE

 

Um bom comprador de equipamentos médicos precisa conhecer os produtos da empresa que é referência em desfibriladores. Em outras palavras, a melhor maneira de comprar visando obter custo-benefício é contar com a CMOS DRAKE.

A saber, a CMOS DRAKE é pioneira em desfibriladores na América Latina, e agora está trazendo mais uma série de produtos para melhorar a estrutura clínica. Por conta disso, a forma mais garantida de encontrar um bom eletrocardiógrafo é comprar com a CMOS DRAKE.

Além disso, a bomba de infusão Yonah CMOS DRAKE oferece grande versatilidade. Com esse equipamento portátil, é possível empilhar várias bombas no mesmo suporte, devido ao seu sistema inteligente de conexão.

Os monitores multiparamétricos modulares CMOS DRAKE também são garantia de qualidade e vida útil. Desse modo, existem três medidas diferentes, que são o monitor ISAIAH (12”), o monitor ELIJAH (15”) e o monitor ABRAHAM (17”).

Com a tecnologia de ponta, interface intuitiva e interativa do monitor multiparamétrico da CMOS DRAKE é possível atender os pacientes com precisão e confiabilidade. Por isso, contar com a CMOS DRAKE é a melhor opção do mercado em equipamentos médicos.

Comprar desfibrilador ou qualquer outro equipamento com a CMOS DRAKE é fácil e rápido, além de ser garantia de qualidade e precisão. Para isso, basta conversar com um especialista para tirar dúvidas e conhecer melhor os produtos.

Para conhecer melhor o eletrocardiógrafo da CMOS DRAKE, basta ver esse vídeo aqui. Conte com a empresa que é referência em equipamentos médicos, pioneira na América do Sul e líder de vendas em desfibriladores.

Quer conhecer melhor o eletrocardiógrafo CMOS DRAKE? Deseja tirar alguma dúvida sobre esse produto? Clique aqui e fale agora com um especialista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog