Eletrocardiógrafo: como escolher um ECG de alta qualidade

19/04/2023

ecg eletrodo pera

O eletrocardiógrafo (aparelho de ECG) é um equipamento utilizado em ambientes clínicos e hospitalares, cuja função é realizar uma avaliação completa da atividade elétrica do coração, para identificar possíveis doenças.

Seu uso ocorre por meio da realização de check ups anuais, para a identificação de alterações na atividade cardíaca e para casos suspeitos de doenças relacionadas ao sistema cardiovascular.

Além disso, ele investiga sintomas como dores no peito e identifica doenças nas artérias coronárias, arritmias, cardiopatias congênitas, insuficiência cardíaca, miocardiopatia, síncope, dentre outros.

Por isso, é essencial observar algumas questões importantes na hora de adquirir esse equipamento para a sua clínica ou hospital, para que você tenha a certeza de que oferecerá o melhor diagnóstico.

E é isso que vamos te ensinar a avaliar neste artigo. Confira!

O que é o eletrocardiógrafo?

O eletrocardiógrafo é o aparelho responsável por fazer o eletrocardiograma, um exame simples e capaz de captar os batimentos cardíacos de um paciente em formato de gráfico.

Na prática, essa captação de batimentos cardíacos é feita inserindo alguns eletrodos metálicos na pele do paciente, em regiões como peito, tornozelos e punhos.

Desta forma é registrado o gráfico do aparelho de ECG, que é impresso assim que o exame é feito e permite que o médico avalie o comportamento do coração do paciente através desta leitura.

Aparelho de ECG

Como funciona o aparelho de ECG?

O aparelho de ECG  funciona por meio de um sistema eletrônico que consegue captar os estímulos elétricos que são produzidos pelo coração de um paciente.

Assim, ele amplia o sinal dos batimentos que são captados pelos eletrodos  inseridos na pele do paciente e que enviam este sinal ao monitor do eletrocardiógrafo.

Posteriormente, o sinal é enviado para um software que transforma ele em um traçado visível na tela do computador, em formato de um gráfico. Conheça também as diferenças entre os diferentes modelos de eletrocarditógrafos.

Como se faz o exame de ECG?

O exame de ECG é feito com o paciente deitado em uma maca em repouso por pelo menos 5 minutos antes do procedimento, para que não haja influência de fatores externos no resultado final.

Depois os elétrons são posicionados na parede torácica anterior, nos punhos e no tornozelo e, para facilitar a medição da corrente elétrica, aplica-se gel sobre esses dispositivos.

Destacamos que é essencial que a pele do paciente esteja limpa e desengordurada nos lugares em que os elétrons serão fixados e, caso o paciente tenha muitos pelos, é feito uma depilação no local e uma limpeza com álcool 70%.

Com isso feito, o aparelho de ECG é ligado e conectado aos elétrons através de fios que registram a atividade elétrica do coração.

Para finalizar, o eletrocardiógrafo faz impressão de 12 divisões diferentes do órgão.

O que pode ser detectado no aparelho de ECG?

No aparelho de ECG é possível detectar: 

  • variação de ritmos cardíacos;
  • pressão alta;
  • isquemia;
  • reação medicamentosa;
  • diagnóstico de sintomas;
  • coração de atleta;
  • distúrbios de condução;
  • anormalidade do segmento ST;
  • sobrecarga de cavidades;
  • pericardite;
  • cardiopatia congênita;
  • derrame pericárdico.

Como escolher o melhor aparelho de ECG (Eletrocardiógrafo)?

Para escolher o melhor aparelho de ECG  você deve levar em conta a segurança, portabilidade, conexão e uso efetivos e qualidade no equipamento.

Abaixo, entenda melhor todos esses pontos. 

Segurança

O primeiro quesito que deve ser analisado na hora de comprar um ECG é verificar se o equipamento é registrado junto à ANVISA.

Esse fator é fundamental para garantir a segurança do seu aparelho e ter a certeza de que os resultados apresentados são fidedignos, trazendo mais segurança para o tratamento do paciente.

Dessa forma, os laudos exibidos pelo ECG registrado na ANVISA devem servir como guias confiáveis para a prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao coração.

Além disso, outro fator importante é a segurança apresentada pelo aparelho no momento da realização do exame de eletrocardiograma.

Muitas pessoas possuem algum medo na hora da realização do exame, pois é preciso conectar eletrodos no tórax do paciente. No entanto, com um ECG seguro e de qualidade, não há risco algum na execução do mesmo.

Portabilidade

Analisar se existe portabilidade no eletrocardiógrafo que você escolheu é fundamental, pois é isso que irá permitir que o equipamento seja utilizado em mais de um ambiente.

Esse fator é importante porque proporciona uma melhora na locomoção do aparelho, promovendo otimização de processos na hora da realização do exame eletrocardiograma (ECG).

Por isso, se você precisa se deslocar em sua clínica ou hospital para realizar os exames ECG, além de possuir diversos pacientes para serem atendidos em um só dia, ter um equipamento portátil pode ser a melhor opção para contribuir com a otimização de recursos, tempo e processos.

Conexão e uso efetivos

Para ter um aparelho eletrocardiógrafo de qualidade, é preciso que esse possua um software seguro e atualizado.

Nesse sentido, o software do seu equipamento influencia diretamente na qualidade do resultado do exame de eletrocardiograma realizado, pois ele é o responsável pela geração de laudos mais rápidos e seguros.

Além disso, quando se tem um software de qualidade, o equipamento pode se tornar mais efetivo e mais duradouro.

Os modelos mais indicados nos dias atuais são os que realizam o salvamento de informações e dados na nuvem. De forma que esses dados possam ficar armazenados em locais seguros, longe do risco de perda de dados.

Além de um software seguro e de qualidade, ter uma interface intuitiva e amigável é fundamental para um eletrocardiógrafo de qualidade e fácil de ser manuseado.

Uma interface intuitiva facilita o uso do equipamento por médicos, enfermeiros ou técnicos de enfermagem, proporcionando um manejo prático e tranquilo.

O aparelho pode ter também a função touch screen, facilitando ainda mais o seu uso, ou botões fáceis de serem manipulados.

Por isso, na hora de escolher o seu ECG, analise qual a qualidade do software utilizado e observe a interface do equipamento, se possui funções intuitivas que facilitem o seu uso ou não.

Qualidade do equipamento

A qualidade do equipamento também deve ser considerada ao comprar o aparelho, pois é o que garante que ele irá gerar dados confiáveis sobre os impulsos elétricos que foram emitidos pelo coração do paciente. 

Isso significa, principalmente, que o traçado emitido pelo teste retratará de maneira fiel o ritmo cardíaco, sem nenhum artefato que interfira nos gráficos.

Para isso, a melhor opção de aparelho de ECG são os da linha de eletrocardiógrafos CMOS DRAKE, que oferecem tecnologia, flexibilidade, qualidade e excelente custo benefício!

Conheça a linha de eletrocardiógrafos CMOS DRAKE e conte com tecnologia de ponta, interface intuitiva e interativa com precisão e toda confiabilidade que nós garantimos a sua clínica ou hospital.

Conclusão

Hoje a nossa missão era apresentar a você o aparelho de ECG, que como você viu é o responsável por fazer o eletrocardiograma, um exame simples e capaz de captar os batimentos cardíacos de um paciente em formato de gráfico.

E para ter o melhor eletrocardiógrafo do mercado em sua clínica hospital, você pode e deve contar com a linha da CMOS DRAKE!

Se tiver alguma dúvida a respeito do nosso produto, preencha o formulário ao final da página para que um consultor especializado entre em contato com você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog