Tudo o que você precisa saber sobre o ECG (Eletrocardiograma)

15/06/2023

ECG equipamento

O ECG é um exame indolor, rápido e simples, que pode ser feito em hospitais, consultórios médicos ou clínicas.

Com ele é possível diagnosticar doenças cardíacas e detectar problemas no coração precocemente, para iniciar um tratamento imediato e ter resultados eficazes.

Quer entender mais como esse exame funciona na prática?

Então, siga a leitura conosco!

O que é ECG (Eletrocardiograma)?

O ECG é um exame que mede a atividade elétrica do coração e a registra em um gráfico.

Essa medida e gráfico são gerados pelos eletrodos que são posicionados no tórax, pernas e braços do paciente para detectar a atividade elétrica do coração.

Ressaltamos que o exame é rápido e indolor, com resultados que ajudam a diagnosticar diversos problemas cardíacos, como doenças das artérias coronárias, infarto do miocárdio e arritmias.

O que é ECG com laudo?

O ECG com laudo é um exame de eletrocardiograma que conta com a interpretação dos resultados feitos por um profissional da saúde capacitado.

Ou seja, trata-se do exame tendo os resultados analisados por um médico para que ele possa emitir um laudo com base nas informações que tem em mãos.

Este laudo descreve todas as descobertas feitas a partir do eletrocardiograma, incluindo anormalidades detectadas na atividade elétrica do coração do paciente e a sua possível causa.

Leia também: Saiba as vantagens do ECG com laudo automático

O que pode ser detectado no ECG?

No ECG pode ser detectado:

  • variação de ritmos cardíacos;
  • taquicardias;
  • reações medicamentosas;
  • isquemia;
  • sintomas de alterações nos batimentos cardíaco
  • cardiopatia congênita;
  • derrame pericárdico
  • se o paciente já sofreu um infarto fulminante anteriormente;
  • pressão alta e o possível desenvolvimento de disritmias, hipertrofias da cavidade e bloqueios;
  • distúrbios de condução;
  • anormalidade do segmento ST;
  • sobrecarga de cavidades;
  • coração de atleta, ou seja, hipertrofia ventricular esquerda;
  • inflamação do pericárdio.

Para que serve o ECG?

O ECG serve para medir a atividade elétrica do coração de um paciente para diagnosticar e monitorar diversas condições cardíacas.

Na sequência, trazemos mais exemplos da serventia deste exame. Acompanhe!

ecg

Monitoramento de doenças cardíacas hereditárias 

O ECG é um exame que ajuda no monitoramento de doenças cardíacas hereditárias, ou seja, condições cardíacas que são passadas geneticamente de uma geração para outra. 

Alguns exemplos de doenças cardíacas hereditárias são a síndrome do QT longo, a cardiomiopatia hipertrófica e a síndrome de Brugada.

A síndrome de Brugada, por exemplo, pode ser identificada pelo eletrocardiograma uma vez que o exame pode mostrar um padrão característico de elevação do segmento ST em certas derivações. 

Esse padrão pode ser um sinal de risco aumentado para arritmia cardíaca potencialmente fatal.

Portanto, se houver histórico familiar de doença cardíaca hereditária na sua família, realize um exame ECG com regularidade para monitorar a sua saúde.

Check-up preventivo

O check-up preventivo é um exame de rotina que tem como objetivo avaliar a saúde geral de uma pessoa, identificar problemas de saúde precocemente e prevenir doenças.

Tendo isso em mente, o eletrocardiograma serve como um exame para check-up preventivo porque consegue detectar sinais precoces de problemas cardíacos até mesmo em pacientes que não apresentam nenhum sintoma. 

Entre os sinais de doenças cardíacas que esse exame pode detectar destacamos: 

  • arritmias;
  • hipertrofia ventricular;
  • bloqueio cardíaco;
  • outras alterações na atividade elétrica do coração.

Leia também sobre medicina integrativa!

Avaliação pré-cirúrgica

A avaliação pré-cirúrgica é uma avaliação médica feita antes de uma cirurgia com a finalidade de avaliar se o paciente está fisicamente preparado para  o procedimento e se há algum risco de complicações.

O ECG é um exame importante na avaliação pré-cirúrgica porque ele pode ajudar a identificar problemas cardíacos que possam aumentar o risco destas complicações durante a cirurgia. 

Neste cenário, o eletrocardiograma pode, por exemplo, ser usado para avaliar a função cardíaca e detectar anormalidades que possam indicar um risco aumentado de complicações intra e pós-operatórias.

Além do mais, em alguns casos, o eletrocardiograma pode ajudar a orientar o tipo de cirurgia que deve ser realizada. 

Por exemplo, se o ECG mostrar uma isquemia miocárdica significativa, o médico pode escolher por uma cirurgia menos invasiva ou uma cirurgia com monitoramento mais cuidadoso da função cardíaca.

Laudo médico 

O laudo médico é um documento que tem informações sobre o estado de saúde de um paciente, incluindo resultados de exames e diagnósticos.

E o eletrocardiograma é um exame que pode fornecer informações valiosas para o laudo médico, principalmente no que diz respeito a condições cardíacas. 

Quais são os tipos de eletrocardiogramas?

Os tipos de eletrocardiogramas são:

  • ECG em repouso;
  • teste ergométrico;
  • holter 24 horas.

eletrocardiograma

ECG em repouso

Este é o tipo mais popular do exame e é feito enquanto o paciente está em repouso, ou seja, deitado em uma maca. 

Neste modelo de eletrocardiograma o repouso ajuda na avaliação da função cardíaca em condições normais.

Teste ergométrico

O teste ergométrico, também conhecido como eletrocardiograma de esforço, é feito enquanto o paciente se move em uma bicicleta ou esteira.

Outra forma de aplicar esse exame é com o paciente sobre estresse farmacológico, induzido por substâncias como adenosina e dipiridamol.

Neste exame o foco é monitorar o comportamento do coração do paciente sobre esforço, ou seja, quando existe uma exigência para suprir a necessidade de irrigação sanguínea extra.

Com ele é possível diagnosticar diversas patologias, arritmias, problemas nas válvulas cardíacas e fazer uma avaliação completa antes de exercícios físicos vigorosos.

Holter 24 horas

O Holter 24 horas é um eletrocardiograma de longa duração, ou seja, é um exame que capta as condições cardíacas do paciente durante um dia inteiro ou um período ainda maior.

Para ele ser feito é preciso ter um pequeno dispositivo conhecido como holter, semelhante a um monitor do eletrocardiógrafo, conectado aos eletrodos.

Esse aparelho é fixado na cintura da pessoa como o apoio de um cinto, possibilitando que ele siga com a rotina normal enquanto os registros do ECG são feitos.

Como é feito o exame ECG?

O exame ECG é feito com o paciente em repouso por aproximadamente 5 minutos antes do procedimento para que fatores externos, como atividades físicas ou uso de cigarro, não influenciam no resultado do exame.

Depois o profissional de saúde coloca eletrodos na parede torácica anterior – região frontal do peito – nos tornozelos e punhos do paciente com o auxílio de um gel nesses dispositivos, para que a medição da corrente elétrica seja feita com mais facilidade.

Feito isso o eletrocardiógrafo é ligado e conectado aos eletrodos através de fios que irão registrar a atividade elétrica do coração do paciente.

Deste modo o aparelho consegue fazer a impressão de 12 divisões distintas do registro, sendo: 

  • derivações precordiais (V1, V2, V3, V4, V5, V6);
  • derivações periféricas bipolares (DI, DII e DIII);
  • derivações periféricas unipolares (aVR, aVL e aVF).

Recomendação médica

A recomendação médica para um eletrocardiograma pode variar dependendo da situação clínica de cada pessoa, além de fatores como idade, sexo, condições clínicas e histórico médico de cada paciente. 

Em geral, é fundamental que a solicitação de um ECG seja feita pelo médico, que posteriormente poderá interpretar os resultados do exame e indicar o tratamento ou as medidas preventivas adequadas para cada caso.

Em geral, um eletrocardiograma pode ser recomendado para:

  • avaliação de sintomas cardíacos, como dor no peito, palpitações, falta de ar ou tontura;
  • diagnóstico de doenças cardíacas, como arritmias, bloqueios cardíacos, isquemia miocárdica e afins;
  • monitoramento da função cardíaca de pessoas com doenças cardíacas conhecidas ou em tratamento cardiológico;
  • avaliação pré-operatória em pessoas que passarão por cirurgias de alta complexidade;
  • check-up cardiológico em pessoas com fatores de risco para doenças cardíacas, como hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, obesidade, histórico familiar de doenças cardíacas, entre outros.

equipamento ecg

Preparo do equipamento

O preparo adequado do equipamento para fazer o eletrocardiograma é um passo fundamental.

Esse preparo pode mudar ligeiramente dependendo do modelo do aparelho usado, mas em geral envolve o técnico em ECG verificando se o aparelho está funcionando da maneira correta e se os cabos e eletrodos estão em bom estado de conservação.

Depois ele precisa configurar o eletrocardiógrafo, ou seja, o aparelho de eletrocardiograma, para registrar os sinais elétricos do coração do paciente em diferentes modos de visualização.

Por fim, após preparar o paciente o técnico inicia o registro do eletrocardiograma.

Preparo do paciente

E já que citamos o preparo do paciente acima, aqui vamos entrar em mais detalhes sobre essa etapa.

O principal ponto sobre o preparo do paciente para fazer um exame de eletrocardiograma envolve a sua pele, pois ela precisa estar limpa e seca para garantir a qualidade do sinal elétrico.

Para isso, o profissional que realiza o exame de eletrocardiograma limpa bem a pele do paciente com álcool ou algum outro produto desengordurante e, se for necessário, raspa os pelos com uma lixa suave para removê-los.

Tempo de duração

O tempo de duração do ECG é curto, levando de 5 a 10 minutos para ser finalizado.

Diagnóstico e encaminhamento

O diagnóstico a partir do ECG (eletrocardiograma) envolve a análise cuidadosa das ondas, segmentos e intervalos que são registrados no exame. 

O médico irá observar se o padrão de ondas está dentro dos limites normais e identificar quaisquer alterações que possam indicar uma condição médica subjacente.

Resultado do ECG: como interpretar o eletrocardiograma?

Para interpretar o eletrocardiograma é preciso ter conhecimento e treinamento especializado em cardiologia.

Por isso, ressaltamos que somente um médico experiente em ECG pode fazer a análise e interpretação exata dos resultados do exame.

aparelho ecg

Importância do exame ECG com regularidade

Fazer o ECG com regularidade é importante para avaliar a saúde do seu coração e conseguir monitorar possíveis alterações em sua atividade elétrica ao longo do tempo.

Lembrando que esse exame não é invasivo e é relativamente simples e rápido para detectar condições médicas cardíacas, principalmente aquelas que não apresentam sintomas evidentes.

Desta forma, o exame é importante porque  permite que você comece um tratamento o mais cedo possível, antes que seu coração passe por danos significativos.

No mais, para pessoas que têm fatores de risco para doenças cardíacas, como diabetes, histórico familiar de doenças cardíacas, obesidade e hipertensão arterial, é fundamental fazer esse exame com regularidade para tratar esses casos.

Quem pode usar um aparelho ECG?

O exame ECG pode ser conduzido por médicos generalistas e profissionais de enfermagem desde que eles estejam capacitados para essa atividade.

Ou seja, técnicos de enfermagem e enfermeiros podem realizar esse exame desde que tenham conhecimento sobre as suas boas práticas.

No mais, segundo o Conselho Federal de Medicina, o laudo do eletrocardiograma só pode ser  elaborado por cardiologistas qualificados.

É comum que esses profissionais façam cursos de extensão voltados à conduta e interpretação do ECG.

Aparelho de ECG: como funciona?

O aparelho de ECG é chamado de eletrocardiógrafo e é graças a ele que são analisadas as frequências cardíacas e sinais de falha geradas por seus gráficos.

Esse aparelho pode ser digital ou analógico e existem diversos modelos disponíveis no mercado, sendo que os digitais são os mais atualizados e podem ser conectados facilmente aos serviços de telemedicina.

Sabendo disso, é fundamental que o modelo escolhido seja registrado pela Anvisa e atenda às diversas necessidades e complexidades de diagnóstico.

Para isso você pode contar com a linha de eletrocardiógrafos da CMOS DRAKE. Nossa família Elisha tem 2 modelos deste aparelho, sendo eles:

  • MOSES – 5,6″ – 3 canais
  • ELISHA – 10″ – 12 canais

Ambos com 12 derivações simultâneas na tela do ECG, tecnologia de ponta, interface intuitiva e toda confiabilidade CMOS DRAKE.

Conheça a linha completa de eletrocardiógrafos da CMOS DRAKE com todos os detalhes!

Conclusão

Como você viu ao longo deste artigo, realizar um exame de ECG com regularidade é fundamental para fazer uma avaliação geral da saúde do seu coração e para prevenir complicações graves de doenças cardíacas.

Esse exame é rápido, prático e indolor e o seu resultado deve ser interpretado por um médico experiente, que pode solicitar outros exames para fazer uma avaliação mais completa da saúde do seu coração.

No mais, o eletrocardiograma é um exame feito por um eletrocardiógrafo, o aparelho responsável por analisar as frequências cardíacas.

E se você precisa de eletrocardiógrafos de qualidade para o seu hospital ou clínica, conte com a linha da CMOS DRAKE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog