O ataque cardíaco em jovens pode ser causado por diversos fatores, como predisposição genética, obesidade, tabagismo, diabetes e hipertensão. Muitas pessoas pensam que quanto menor a idade, menores são as chances de morte causada por esse problema, mas a verdade é que o ataque cardíaco em pessoas mais novas é mais perigoso e tem altas chances de levá-las a óbito.
Isso porque eles não têm a rede de circulação colateral, que funciona como proteção para os entupimentos de artérias.
Quer entender mais sobre o assunto e saber como a sua escola pode estar preparada para essas situações? Confira o artigo!
Por que ataque cardíaco em jovens costuma ser fatal?
O ataque cardíaco em jovens costuma ser fatal pois, ao contrário de pessoas mais velhas, eles não têm a rede de circulação colateral. Essa rede é composta por pequenos vasos sanguíneos que atuam como uma proteção em casos de entupimentos de artérias.
Isso significa que quando acontece uma parada cardiorrespiratória, o coração procura outros caminhos para manter a circulação do sangue. Como pessoas mais jovens ainda não têm esse mecanismo, as chances de morte antes da chegada do socorro são significativamente altas. Assim, é extremamente importante conhecer os sinais de ataque cardíaco.
Como a sua escola pode estar preparada para prestar socorro às vítimas?
A prestação de primeiros socorros em vítimas de ataques cardíacos é extremamente importante. Afinal, uma massagem cardíaca adequada e o uso correto de um desfibrilador podem aumentar as chances de sobrevivência até que um socorro especializado chegue ao local.
Portanto, confira algumas dicas para garantir que o ambiente escolar esteja preparado para esse tipo de situação:
- Capacite professores em primeiros socorros;
- Tenha um Desfibrilador Externo Automático (DEA) sempre disponível na escola;
- Treine os professores para usarem o DEA corretamente.
Conheça o DEA da Cmos Drake
Como você viu, é importante que a sua escola esteja preparada para lidar com ataque cardíaco em jovens, e o Desfibrilador Externo Automático (DEA) da Cmos Drake é um equipamento que te ajuda a garantir mais eficiência nesses momentos.
Ele tem um sistema automatizado de feedback de RCP que funciona como um guia para a pessoa que prestará os primeiros socorros, enviando orientações sobre a frequência e profundidade das compressões. Isso é importante pois, quando o procedimento é realizado corretamente, as chances das vítimas sobreviverem são maiores.