Assim como hospitais, as clínicas médicas que realizam procedimentos invasivos, devem estar sempre preparadas para atender emergências em meio ao atendimento de seus pacientes. Isso vale para unidades especializadas em pediatria, ortopedia, estética e muitos outros segmentos que lidam diariamente com a saúde e o bem-estar do ser humano. Esses tipos de clínicas precisam contar com equipamentos médicos para atender emergência cardíacas, como Desfibrilador, Monitor de Sinais Vitais, ECG, entre outros. E nesse lista, damos destaque para o cardioversor, que é um equipamento de emergência que pode ser uma opção muito versátil para clínicas que precisam otimizar espaço e custo. Veja quais são os principais benefícios e os motivos que podem fazem do cardioversor a melhor opção de compras para diversos tipos de clínicas e estabelecimentos de saúde.
5 motivos e benefícios em adquirir um cardioversor em sua clínica
Trabalhar na área da saúde é estar exposto a iminência de diversas emergências ao longo de um dia de trabalho, dessa forma é necessário estar sempre preparado para atender o paciente que precisa de uma atenção redobrada, sendo importante a aquisição de aparelhos como o cardioversor. Pensando nisso, reunimos aqui 4 motivos e benefícios desta compra para a sua clínica.
1. Praticidade e agilidade
O aparelho de cardioversão pode ser utilizado para monitorizar pacientes que precisam de algum tipo de acompanhamento (função monitorização) e também para realizar o tratamento de pacientes que estejam sofrendo algum tipo de arritmia cardíaca (função tratamento). Ou seja, o cardioversor é uma opção de equipamento médico mais completo e versátil. Pois, além de realizar os tratamentos da cardioversão e desfibrilação (funções do desfibrilador), ele também realiza a função de monitorização; ou seja também realiza as funções de um monitor de sinais vitais.
Portanto, o cardioversor é um 2 em 1 que proporciona diversas funções em um equipamento mais compacto, que possui um custo-benefício mais acessível quando comparado a opção de adqurir os 2 equipamentos (desfibrilador e monitor) separadamente, e ainda proporciona mais mobilidade. Afinal, em emergências é necessário que a equipe médica possa agir rapidamente, por isso o cardioversor é um equipamento que, por ser portátil, permite mais agilidade e mobilidade dentro da clínica.
2. Atender à legislação da medicina
A resolução do Conselho Federal de Medicina, CFM Nº 2.153/2016, atesta sobre a obrigatoriedade do uso de equipamentos médicos em tipos de clínicas. Por exemplo, o uso do desfibrilador é obrigatório em qualquer clínica que realize procedimentos invasivos (grupo 3), sedação, testes ergométricos, e qualquer outro procedimento que possa vir a exigir um esforço extra dos batimentos cardíacos. Já em clínicas que realizam procedimentos como eletroconvulsoterapia, entre outros que possam trazer mais stress ao coração, consideradas do tipo grupo 4, já são obrigatórios o desfibrilador, o monitor e o marcapasso, por exemplo. Esses são alguns exemplos e a lista de obrigatoriedades é extensa e é de extrema importante estar atento para cumprir todos os requisitos. E em casos com, por exemplo, das clínicas do tipo 4, optar pelo cardioversor é a forma econômica e eficaz de atender as especificações, visto que o cardioversor é um equipamento que realiza a função de outros, ou seja, ela atua tanto como monitor, quanto como desfibrilador e também pode incluir a opção de marcapasso, entre outros, atendendo aos requisitos de diferentes equipamentos médicos em um único. Portanto o cardioversor se torna também a opção mais completa e versátil para diversos tipos de clínicas.
Consulte aqui a legislação completa sobre os equipamentos obrigatórios.
Além disso, é importante ressaltar que prover o equipamento também é um ato de vigilância e preocupação com a vida dos pacientes que passam pela clínica, garantindo um bom atendimento para a sua saúde e cumprindo com o que diz o juramento da profissão.
3. Atendimento a todos os tipos de arritmias cardíacas e situações
O Cardioversor, além de realizar a desfibrilação, para tratar os casos mais comuns de arritmia cardíaca, também é capaz de realizar cardioversão sincronizada, tratamento utilizado para os casos de arritmia conhecidos como taquicardia supraventricular instável e fibrilação atrial.
Vale ressaltar que o cardioversor ainda permite a inclusão do MODO DEA, então, caso ele tenha esse modo, poderá funcionar como um DEA, ser utilizado mesmo sem a presença do médico, e atender aos casos de taquicardia ventricular e fibrilação ventricular de forma automatizada, assim como um DEA.
E ainda, como o modo Marcapasso (que também pode ser adicionado ao equipamento), o cardioversor passa a tratar também os casos de bradicardia.
Ou seja, o cardioversor é capaz de tratar uma gama complete de arritmias cardíacas ao ser capaz de realizar os mesmos tratamentos que o DEA, o desfibrilador e até mesmo do marcapasso.
Vale ressaltar que, além do uso na prestação de socorro em casos de urgência, o cardioversor também pode ter objetivos específicos. Seu uso eletivo também é comum em casos em que o quadro de arritmia é estável, porém gera perdas na qualidade de vida e saúde do paciente ou ainda por uma escolha médica para regularizar o quadro de saúde, ou seja, ele também é um equipamento para ser utilizado em procedimentos agendados.
4. Personalização e versatilidade na monitorização do paciente
Outra grande vantagem do cardioversor, que está presente no Cardiovesor VIVO da CMOS DRAKE, por exemplo, é a possibilidade de incluir diferentes parâmetros de monitorização do paciente para adequar a necessidade da clínica e os tratamentos que sejam nela realizados. Marcapasso transcutâneo, importante para cirurgias mais complexas; a pressão não invasiva, para aferição da pressão; oximetria de pulso, para acompanhar a saturação de oxigênio do paciente, impressora, para facilitar troca de informações entre a equipe, modo dea, para momentos em que o médico se ausente e então um enfermeiro, ou outro atendente mais leigo, consegue conduzir o equipamento até a chegada do médico, entre outros.
Conheça aqui os detalhes dos parâmetros que você pode adicionar no cardiversor VIVO
5. Estar preparado para agir em emergências
A Organização Mundial da Saúde (OMS) atesta que o principal causador de óbitos no mundo são as doenças e ocorrências cardíacas. Esse dado faz com que o uso do cardioversor, dentro de clínicas, seja também uma excelente precaução para salvar vidas em situações de ocorrências cardíacas. Ao preparar o paciente para o procedimento cirúrgico, também deve-se atestar se este já sofre com problemas de saúde relacionados ao órgão para que a equipe médica possa arcar melhor com a correção de irregularidades.
E ter o cardioversor por perto garante efetividade no salvamento de vidas. O cardioversor, quando utilizado rapidamente, tem uma efetividade de 85% no salvamento de vidas. Essa porcentagem pode chegar a 100% caso a equipe médica também disponha de remédios antiarrítmicos no paciente em questão. Sendo assim, o aparelho prova a sua importância de utilização em clínicas médicas.
Quem está autorizado a manusear o cardioversor?
Vale também que o cardioversor deve ser manuseado apenas por profissionais médicos autorizados e altamente capacitados. Pela importância de manuseio profissional, é imprescindível que as clínicas que realizem procedimentos cirúrgicos contem com uma equipe que possa utilizar o cardioversor, e que esses possuam treinamento adequado para salvar vidas rapidamente prestando os primeiros atendimentos, até a transferência do paciente para um hospital mais especializado ou CTI.
Conheça nosso blog e saiba mais sobre cardioversores:
- Como funcionam os cardioversores
- As principais diferenças entre o cardioversor e o desfibrilador manual
- Diferença entre a onda monofásica e bifásica
E muito mais, confira.
Conheça o cardioversor VIVO da CMOS DRAKE
Agora que você conhece as principais vantagens de comprar um cardioversor para sua clínica, trazemos ainda mais informação sobre o equipamento. Ao realizar o download do nosso e-book inteiramente gratuito, você pode conhecer todos os detalhes e diferenciais do equipamento portátil com uma tecnologia de ponta de mais de 30 anos salvando vidas pelo Brasil.
O cardioversor VIVO é capaz de atender diversos tipos de arritmias e necessidades de monitoramento do paciente. Seu fácil manuseio e portabilidade permite facilitar o atendimento em emergências, garantindo um tratamento ainda bem mais preciso e elevando a taxa d3e salvamento de vidas.
Esse modelo também tem um grande protagonismo por estar presente nas salas de cirurgias dos centros médicos e hospitais, bem como sua presença comum em clínicas médicas por todos os benefícios elencados acima.
A CMOS DRAKE é uma empresa referência pioneira na venda de Desfribiladores e cardioversores no Brasil. A qualidade dos nossos aparelhos surge a partir da necessidade de se ter esses equipamentos presentes em uma ocorrência médica, principalmente quando os índices apontam que a cada 40 segundos, um brasileiro morre em decorrência de problemas cardíacos.
Com o manuseio dos aparelhos da CMOS DRAKE, você garante um atendimento a uma complicação por arritmia cardíaca em adultos e crianças em poucos minutos com uma elevada taxa de sobrevivência. Quer conhecer mais dos nossos produtos? Então preencha o formulário a seguir com seus dados e receba o contato de um de nossos especialistas.
Você também pode se cadastrar para receber nossa newsletter exclusiva e ficar por dentro das novidades do mercado de aparelhos médicos, entendendo melhor como a tecnologia pode ser uma grande aliada para os seus pacientes e suas chances de sobrevivência, especialmente nesse momento de extrema atenção especial à saúde de toda uma sociedade.
Conte com a CMOS DRAKE para todos esses momentos e muitos outros produtos à disposição do seu hospital ou clínica médica. Autoridade em saúde é a nossa missão.