Guia completo do cipeiro: saiba como aumentar o engajamento em suas ações

19/02/2020

guia do cipeiro

A CIPA é a sigla de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e toda empresa com mais de 20 trabalhadores deve ter a sua. Se você for um dos funcionários eleitos para participar desse grupo, é importante ler este guia da CIPA. Aqui, você vai entender melhor qual é a função de um cipeiro e como ter mais engajamento nos programas dessa comissão.

Quem trabalha na CIPA recebe o nome de cipeiro e o número de pessoas que fazem parte desse grupo depende do tamanho da empresa, mas ele é sempre formado por funcionários e empregadores, que recebem votos para serem eleitos. Por isso, é importante honrar com o papel e fazer valer a segurança no trabalho.

Neste artigo, você vai entender melhor a função de um cipeiro e o que fazer para que os outros colaboradores valorizem e participem dos programas. Acompanhe!

Guia da CIPA: qual a função de um cipeiro?

O cipeiro é um profissional que trabalha na empresa em questão e é eleito, junto a um grupo com outros membros também eleitos igualmente para atuar em programas que inibam os riscos no ambiente de trabalho. É importante lembrar que essa função é adicional à função a qual o colaborador exerce. Então, é preciso escolher bem as pessoas que farão parte dessa comissão para que consigam conciliar bem os dois cargos.

Basicamente, o cipeiro é responsável por fiscalizar a empresa e as condições de trabalho que ela oferece aos seus funcionários. É função de um integrante da CIPA estar sempre alerta às horas de trabalho dos funcionários, assim como a situação geral do ambiente onde eles passam o dia exercendo a profissão.

Também deve estar atento às condições de saúde física e emocional dos colaboradores, assim como a qualidade do maquinário, suas manutenções e ainda intermediar situações onde há reclamações de trabalho que dizem respeito à segurança e saúde e agir sempre que achar necessário junto à chefia.

Dentre as principais funções, portanto, estão:

  • Participar ativamente de todos os assuntos referentes a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho;
  • Estar por dentro dos assuntos sobre saúde e segurança do trabalho dentro da empresa;
  • Incentivar que todos façam o treinamento de segurança;
  • Verificar atentamente e denunciar, se for o caso, situações que colocam a segurança dos funcionários em risco;
  • Sugerir novas soluções para problemas que envolvem a saúde e a segurança do colaborador.

Conheça o DEA

 

Como engajar os demais funcionários em programas da CIPA

É muito importante que os cipeiros conscientizem os funcionários sobre a importância da saúde e da segurança do trabalho. Mas é comum que outros colaboradores não deem a devida atenção a isso. Por isso, engajá-los é um desafio essencial para o sucesso do programa. A seguir, você confere algumas dicas para ter sucesso na sua função.

1. Ajude a criar boas campanhas

As campanhas de conscientização sobre diversos tipos de problemas de saúde e acidentes de trabalho devem acontecer frequentemente dentro da empresa. Um programa de vacinação, por exemplo, ajuda a engajar os funcionários para se prevenirem contra doenças. Promover palestras com profissionais da área médica explicando a importância de aderir a programas de saúde e entender sobre como estar saudável afeta positivamente a produtividade e o ambiente de trabalho.

As campanhas precisam ter bons conteúdos, serem fáceis de entender e prender a atenção dos funcionários. Uma boa ideia é unir-se ao RH e juntos criarem ideias sobre campanhas que possam instigar a curiosidade dos funcionários em saber mais. 

Promova uma campanha de promoção de saúde geral das pessoas e trabalhadores no ambiente de trabalho com estas informações.

2. Incentive a participação nos treinamentos

Outra maneira muito interessante de engajar funcionários é criar treinamentos onde eles mesmos possam participar e entender como funciona a prevenção de acidentes. Oferecer equipamentos e cursos ministrados por profissionais especializados ajuda a integrar a equipe e conscientizar sobre a importância de usar todo o aparato no dia a dia para se prevenir se acidentes. 

Para quem trabalha operando maquinário, por exemplo, essa conscientização é muito importante para que o uso do equipamento não seja negligenciado e que o número de acidentes seja reduzido ou mantido em zero, já que alguns podem ser até fatais.

Além de orientar sobre o uso dos equipamentos e como utilizá-los, é importante também ter atenção para que os funcionários entendam o por quê de estarem usando os equipamentos. Isso cria uma cultura de segurança importante onde um pode supervisionar o outro.Dentre essas questões, você pode falar sobre os aspectos legais que envolvem o uso dos equipamentos na segurança do trabalho, mostrar exemplos onde as ferramentas de segurança do trabalho fizeram a diferença e evitaram acidentes graves, explique sobre o processo e ouça a opinião dos colaboradores sobre o conforto que os equipamentos oferecem, as dificuldades que podem ter, entre outros.

3. Aposte na ginástica laboral como um momento de descontração

Além da preocupação com a segurança durante o período de trabalho, é importante que o cipeiro também tenha consciência de transformar o ambiente profissional em um lugar que se preocupa com a saúde dos funcionários, a fim de prevenir problemas de saúde que podem ser causados por quem trabalha muito tempo na mesma posição, por exemplo.

Incentivar que todos participem da ginástica laboral no início do dia pode ajudar a prevenir lesões, aliviar o estresse, reduzir o sedentarismo e aumentar a produtividade e o ânimo para trabalhar. Falar sobre os benefícios da ginástica é importante para que todos tenham ciência das suas vantagens e que ela é ideal para qualquer profissional. São apenas 10 ou 15 minutos que podem mudar o dia e deixar todos muito mais dispostos e saudáveis.

4. Motive os colaboradores e mostre a importância da saúde mental

Para completar, é muito importante que o cipeiro também esteja preocupado com a condição mental dos funcionários da empresa. Usar os equipamentos e prevenir acidentes é importante, mas também é essencial deixar claro que problemas de ordem psicológica não são sinais de fraqueza e que, muitas vezes, é preciso se afastar e procurar ajuda médica ou psicológica.

Saiba como a saúde aumenta a produtividade dos colaboradores.

Algumas questões emocionais dentro do próprio trabalho podem afetar a produtividade e saúde mental do colaborador. Por isso é importante sempre ouvi-lo, levar suas críticas em consideração, realizar rodas de feedback e demonstrar que eles são importantes para a empresa.

Algumas questões emocionais dentro do próprio trabalho podem afetar a produtividade e saúde mental do colaborador. Por isso é importante sempre ouvi-lo, levar suas críticas em consideração, realizar rodas de feedback e demonstrar que eles são importantes para a empresa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog