Inteligência emocional no trabalho e na vida como um todo diz respeito à capacidade de perceber e gerenciar as próprias emoções, de modo a não se deixar ser dominado por elas e acabar prejudicando a si mesmo e aos outros.
Desenvolver essas habilidades é importante para qualquer um que queira ter mais qualidade de vida, especialmente para os profissionais de saúde que lidam com tantas questões desafiadoras ao longo do dia. Além de melhorar o relacionamento com outros profissionais e pacientes.
3 dicas de inteligência emocional no trabalho para profissionais de saúde
Trabalhar a inteligência emocional no trabalho faz com que a rotina dos profissionais de saúde seja muito mais leve e produtiva, além de ajudar a diminuir o estresse. Para isso, é importante se atentar a quatro pilares:
- Autoconhecimento: ter clareza das suas características, forças e fraquezas;
- Autogestão: capacidade de controlar as suas emoções e expressá-las de forma saudável;
- Empatia: capacidade de ouvir e compreender o outro;
- Gestão de relacionamento: envolve habilidades de comunicação, escuta ativa, trabalho em equipe, gestão de conflitos e influenciar pessoas.
Confira três dicas para desenvolver a inteligência emocional no trabalho!
1. Preste atenção nos seus sentimentos
Identificar as emoções é o primeiro passo para desenvolver a inteligência emocional. Afinal, apenas assim é possível gerencia-las. Como costumamos viver no automático, pode ser difícil perceber o que estamos sentindo, mas existem algumas práticas que podem ajudar, um exemplo são meditações como o mindfulness.
2. Articule as suas emoções
Ao treinar a percepção dos seus próprios sentimentos, é interessante conseguir articulá-los para ter clareza do seu estado emocional. Analise a situação e elabore os motivos que te deixam ansioso, feliz ou com raiva.
Entenda que essas emoções, embora sejam legítimas, não condizem com a realidade, são apenas uma “fotografia” que a sua mente criou da situação, uma interpretação. Com isso, tente liberar os sentimentos das suas ações.
3. Comunique-se de forma construtiva
Treinar a inteligência emocional no trabalho, além de ser uma forma de cuidar da saúde mental, melhora a comunicação interpessoal com o restante da sua equipe médica. Afinal, quando conseguimos gerir os nossos sentimentos, é possível comunicá-los de forma saudável ao próximo.