Inteligência Emocional no Trabalho — 3 Dicas Para Cuidar do Emocional Atuando na Área da Saúde

Inteligência Emocional no trabalho - dicas para cuidar do emocional atuando na área da saúde

Inteligência emocional no trabalho e na vida como um todo diz respeito à capacidade de perceber e gerenciar as próprias emoções, de modo a não se deixar ser dominado por elas e acabar prejudicando a si mesmo e aos outros.

Desenvolver essas habilidades é importante para qualquer um que queira ter mais qualidade de vida, especialmente para os profissionais de saúde que lidam com tantas questões desafiadoras ao longo do dia. Além de melhorar o relacionamento com outros profissionais e pacientes.

3 dicas de inteligência emocional no trabalho para profissionais de saúde

Trabalhar a inteligência emocional no trabalho faz com que a rotina dos profissionais de saúde seja muito mais leve e produtiva, além de ajudar a diminuir o estresse. Para isso, é importante se atentar a quatro pilares:

  • Autoconhecimento: ter clareza das suas características, forças e fraquezas;
  • Autogestão: capacidade de controlar as suas emoções e expressá-las de forma saudável;
  • Empatia: capacidade de ouvir e compreender o outro;
  • Gestão de relacionamento: envolve habilidades de comunicação, escuta ativa, trabalho em equipe, gestão de conflitos e influenciar pessoas.

Confira três dicas para desenvolver a inteligência emocional no trabalho!

1. Preste atenção nos seus sentimentos

Identificar as emoções é o primeiro passo para desenvolver a inteligência emocional. Afinal, apenas assim é possível gerencia-las. Como costumamos viver no automático, pode ser difícil perceber o que estamos sentindo, mas existem algumas práticas que podem ajudar, um exemplo são meditações como o mindfulness.

2. Articule as suas emoções

Ao treinar a percepção dos seus próprios sentimentos, é interessante conseguir articulá-los para ter clareza do seu estado emocional. Analise a situação e elabore os motivos que te deixam ansioso, feliz ou com raiva. 

Entenda que essas emoções, embora sejam legítimas, não condizem com a realidade, são apenas uma “fotografia” que a sua mente criou da situação, uma interpretação. Com isso, tente liberar os sentimentos das suas ações.

3. Comunique-se de forma construtiva

Treinar a inteligência emocional no trabalho, além de ser uma forma de cuidar da saúde mental, melhora a comunicação interpessoal com o restante da sua equipe médica. Afinal, quando conseguimos gerir os nossos sentimentos, é possível comunicá-los de forma saudável ao próximo.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Blog
Produto
Cursos
MAIS VISTOS

Veja outros artigos

Você sabe qual a diferença entre um monitor pré-configurado e um monitor modular? Os modelos...

Você pode não perceber o quão profundamente a qualidade do sono está relacionada às crises...

O estresse muitas vezes aparece exatamente quando você tenta relaxar à noite, atrapalhando o sono...

Esse ciclo circadiano dita tudo, desde seus padrões de sono até seus níveis hormonais, respondendo...

Cursos e Eventos
da CMOS Drake

Assine a nossa Newsletter!
Receba novidades em seu email.