Você sabe o que é mindfulness? A prática cuja tradução significa atenção plena é extremamente simples, porém poderosa. Essa técnica remonta à meditação budista e foi trazida como uma abordagem terapêutica pelo médico Jon Kabat-Zinn, em 1979.
Em uma vida extremamente corrida e estressante, não temos tempo de olhar para nós mesmos, sem julgamento, e entender o que se passa em nosso corpo e mente. Comemos, trabalhamos e agimos feito máquina, sem cuidar da saúde mental. Isso é a receita para adoecer.
Quer entender como quebrar esse ciclo? Continue a leitura!
10 benefícios do mindfulness para profissionais de saúde
O mindfulness é uma técnica meditativa que consiste em trazer consciência para o aqui e o agora, a chave de como diminuir o estresse tão presente na vida dos profissionais de saúde.
Já existem vários estudos do campo da neurociência que confirmam os benefícios da prática para a saúde do corpo e da mente. O simples fato de parar por alguns minutos no seu dia e prestar a atenção na sua respiração:
- Estimula o autoconhecimento;
- Melhora o foco e a concentração;
- Auxilia a desenvolver inteligência emocional e empatia;
- Ajuda a atender os seus pacientes sem colocar os seus julgamentos ou sentimentos;
- Diminui a angústia causada pelas altas cargas emocionais do dia a dia de trabalho;
- Desenvolve a criatividade;
- Aumenta a produtividade;
- Promove uma melhor noite de sono;
- Reduz os sintomas da ansiedade e depressão;
- Evita a síndrome de Burnout.
Como fazer mindfulness?
O mindfulness é uma prática bastante simples que pode ser feita no seu sofá, na cama, enquanto caminha ou come. Ela consiste basicamente em focar na sua respiração, nas sensações do corpo ou no ambiente. Vamos trazer um passo a passo para experimentar essa técnica meditativa:
- Em um lugar calmo, cronometre um alarme de 10 minutos e firme o compromisso de só finalizar a prática quando o despertador tocar;
- Feche os olhos, faça três respirações profundas, soltando o ar pela boca, e volte a respirar normalmente;
- Sinta o ar entrando pelas suas narinas, passando pelas vias aéreas, até encher os pulmões;
- Repare nos movimentos que o seu corpo faz ao respirar, a subida e descida da barriga;
- Saiba que os pensamentos podem surgir e isso é natural. Quando perceber que se distraiu, volte a sua atenção para a respiração.
Experimente meditar todos os dias e perceba os benefícios da prática. Você pode começar com 10 minutinhos e ir aumentando à medida que se torna mais experiente.