Comunicação Interpessoal Para A Segurança Do Trabalho — Como Falar, Ser ouvido, Entendido e Respeitado

Comunicação interpessoal

A segurança do trabalho é algo que deve estar sempre em primeiro lugar. Mas existem inúmeros desafios para os profissionais dessa área promoverem a conscientização e a educação dos profissionais. É preciso principalmente que a comunicação interpessoal seja clara, efetiva e capaz de comunicar com diversos setores e níveis para conscientizar a todos eles.

Se você ainda tem dúvidas se consegue se comunicar bem com a sua equipe, não tem problema! Reunimos aqui quatro dicas que irão te ajudar com isso.

4 dicas para melhorar a comunicação interpessoal no trabalho

Uma comunicação interpessoal efetiva permite que você transmita as informações com clareza, de modo que o ouvinte consiga compreender a sua mensagem e a coloque em prática. 

Veja a seguir quatro dicas para melhorar a forma que você se comunica com seus colaboradores!

1. Module o tom de voz

A forma que falamos muitas vezes é mais importante do que o que foi dito e isso deve-se ao tom de voz. 

Por exemplo, quando você delega uma tarefa para um colaborador pode soar ríspido ou amigável, tudo depende de como você modulou a sua voz. Por isso, preste bastante atenção!

Além disso, é importante modular o tom de voz de acordo com os diferentes setores que irá abordar. 

2. Domine a linguagem não verbal

Outro elemento que determina a forma como você é visto é a linguagem não verbal, ou seja, expressões faciais, gestos, etc. Nós passamos muito mais segurança quando olhamos nos olhos de quem estamos falando e adotamos uma postura ereta, por exemplo. 

Por isso, fale sempre de pé e com firmeza, mas sem perder a simpatia e gesticule para dar ênfase às informações e instruções que deseja passar.

3. Pratique a escuta ativa

Boa parte da comunicação interpessoal não é saber falar, mas sim ouvir. Quando você demonstra genuíno interesse no que o outro fala, o diálogo é muito mais efetivo, sendo  possível assimilar verdadeiramente o que está sendo dito. Além disso, em contrapartida, a outra pessoa tende a prestar muito mais atenção em você.

Ao se comunicar com os colaboradores, leve sempre um caderno para tomar nota das questões e dúvidas, demonstrando que eles também estão sendo ouvidos e são importantes para a empresa.

4. Adéque o vocabulário

É importante saber se comunicar nas mais diferentes situações. Em um ambiente de trabalho você não irá se comunicar com gírias e usar uma linguagem chula. 

Porém, mais do que isso, na sua rotina de trabalho você convive com várias pessoas, nos mais diversos cargos e é preciso saber adequar a comunicação. Por exemplo, você não irá falar com os colaboradores do chão de fábrica da mesma forma que fala com um gestor.

A comunicação interpessoal é uma habilidade importante para promover a segurança do trabalho, mas para se aprofundar mais no tema, confira o nosso material sobre as dez boas práticas que não podem faltar na sua empresa. Confira se você já aplica todas elas!

Boas práticas de Segurança do Trabalho

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