Conheça 5 sintomas de ataque cardíaco em mulheres

sintomas de ataque cardíaco em mulheres

As doenças do coração, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, são a principal causa de morte no país. Estima-se que todos os anos elas sejam responsáveis por mais de 300 mil mortes no Brasil. Outro fator alarmante é que dentre as doenças cardiovasculares, o ataque cardíaco, também conhecido como infarto, acomete com muita mais frequência as mulheres.

Segundo um estudo publicado em 2014 na Revista Multidisciplinar das Faculdades Integradas Pitágoras, esse fato está bastante relacionado a menopausa. Afinal, devido a diminuição de alguns hormônios nesse período, o risco de as mulheres virem a ter doenças cardiovasculares aumenta significativamente. Ficando praticamente equivalente ao dos homens.

Confira a seguir quais são os principais fatores de risco relacionados a ataques cardíacos em mulheres, saiba identificar os principais sintomas e como é realizado o tratamento.

Fatores de risco para ataque cardíaco e outras doenças cardiovasculares em mulheres

O ataque cardíaco, e outras doenças que acometem o coração, são as principais responsáveis por mortes não só no Brasil, mas também no mundo todo.

Quanto aos fatores de risco, vale destacar, primeiramente, que eles se dividem em dois grupos. O primeiro grupo engloba os fatores de risco não modificáveis, ou seja, aqueles intrínsecos ao indivíduo; e, na outra ponta, temos os fatores de risco modificáveis, ou seja, aqueles que são mais relacionados a hábitos e estilo de vida.

Os fatores de risco modificáveis são os mesmos para homens e mulheres. Condutas como consumir em excesso álcool e cigarro, alimentar-se de forma inadequada, estar acima do peso, não praticar atividade física, entre outras, são um sinal vermelho e podem desencadear problemas no coração.

Já quanto aos fatores não modificáveis: sexo, idade e genética, podemos dizer que a genética é um preditor muito forte no que diz respeito a doenças do coração, tanto em homens, quanto em mulheres. Mas é comprovado que os hábitos individuais influenciam muito no aparecimento ou não da doença.

Quanto ao sexo e a idade, segundo estudos, mulheres costumam ser menos acometidas pela doença enquanto jovens. Mas, com o avançar da idade e a chegada da menopausa, passam a estar tão propensas quanto os homens a sofrer com esse tipo de enfermidade.

Além disso, algumas situações específicas estão correlacionadas a um aumento no risco de mulheres virem a ter um ataque cardíaco. Entre elas está desenvolver diabetes e/ou pressão alta durante uma gestação, entrar na menopausa antes dos 45 anos e sofrer com endometriose.

5 sintomas de ataque cardíaco comuns em mulheres

Um ataque cardíaco é facilmente identificado pelos sintomas clássicos como a dor no peito, desmaio, suor frio, entre outros.

Entretanto, nas mulheres, além desses sintomas, existem outros específicos e menos comuns. Mas que requerem muita atenção pois podem sinalizar o início de um ataque cardíaco.

Os 5 principais sintomas de um ataque cardíaco em mulheres são: enjoos, falta de ar, cansaço inexplicável, desconforto no peito e arritmia.

Os sintomas podem tanto se manifestar todos juntos como surgir separadamente. Por exemplo: a dor no peito pode tanto vir acompanhada de suor frio ou vômito, como aparecer sozinha.

Logicamente, sentir um ou mais desses sintomas nem sempre significa a iminência de um ataque cardíaco. Porém, mulheres que possuam um ou mais fatores de risco devem estar sempre atentas a esses sinais. E o mais importante: buscar ajuda médica.

Prevenção de ataque cardíaco em mulheres

Levar uma vida saudável e sem exageros ainda é a melhor forma de prevenir ataque cardíaco e qualquer enfermidade. Além disso, a visita regular no médico pode diminuir o risco de desenvolvimento de doença cardiovascular.

Conheça mais sobre o assunto e dicas relacionadas a problemas cardíacos em nosso blog.

Voltar para o Blog
Tudo o que você deve considerar na hora de comprar um desfibrilador DEA

Tudo o que você deve considerar na hora de comprar um desfibrilador DEA

Baixar agora
Todos os E-books