Para quem atua na área da saúde, o cuidado com o paciente começa antes mesmo do primeiro contato que o indivíduo tem com a instituição. E esse mesmo cuidado deve seguir quando o assunto é a compra de equipamentos médicos.
Isso porque alguns consultórios, clínicas ou hospitais acabam selecionando produtos com baixa qualidade ou que podem influenciar na percepção que o paciente terá da instituição. Esse erro pode acabar manchando a reputação da sua instituição ou até mesmo influenciando no resultado de um exame ou procedimento.
Por isso é fundamental que os equipamentos escolhidos estejam de acordo com todas as regulamentações do órgão responsável, além de oferecer todas as funcionalidades que você precisa ter para garantir um bom atendimento.
Então vamos conferir as 5 dicas para um bom planejamento de compra de equipamentos médicos?
O mercado da saúde no Brasil
Antes de mencionar quais são as dicas que irão te ajudar na compra de equipamentos médicos, vale ressaltar como está o mercado da saúde no Brasil. Sabemos que nos últimos anos o cuidado com a saúde passou a ser intensificado em nosso país. Muitas pessoas passaram a optar por uma qualidade de vida melhor, mudando a alimentação e a prática de exercícios físicos. Aos poucos, essas mudanças estão sendo sentidas em todos os setores, principalmente na saúde.
Mas você já se perguntou sobre o número de locais de atendimento que possuem em nosso país? Não?
Se levarmos em consideração os hospitais, de acordo com o levantamento realizado pela Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) em parceria com a Federação Brasileira dos Hospitais (FBH), são 4.267 hospitais privados em território nacional. A maior média está na região Sudeste, que possui mais de 40% das unidades. Outro dado relevante é que 56,9% das unidades atuam com fins lucrativos.
Quando o assunto passa a ser a quantidade de leitos, ainda de acordo com o mesmo levantamento, foi possível constatar que o país oferecia mais de 260 mil leitos de internação. Esses dados são importantes para ressaltar que o seu atendimento e os equipamentos médicos oferecidos na sua instituição precisam ser de alta qualidade. Primeiro para assegurar o cuidado que o paciente merece, mas também para garantir que aquela pessoa irá voltar quando precisar.
Agora, com os dados expostos, vamos conferir as 5 dicas para um bom planejamento de compra de equipamentos médicos? Então vamos lá!
1 – Mantenha o contato com os fornecedores
Essa dica já é a primeira porque, sem dúvidas, é uma das mais importantes: mantenha o contato direto e constante com os seus fornecedores! O erro de muitas instituições é buscar apenas pelo produto mais barato, sem questionar diversos aspectos que devem ser avaliados quando o assunto é a compra de equipamentos médicos.
Procure sempre conversar com quem já vendeu os equipamentos para a sua instituição. Explique alguma situação que pode estar acontecendo ou até mesmo alguma dica para inovações. Os fornecedores são fundamentais para garantir que você comprará equipamentos de qualidade e que são capazes de oferecer exatamente aquilo que o seu paciente precisa para cuidar da saúde.
Se você tiver um departamento de compras, converse com os colaboradores e peça para que a equipe esteja sempre em contato com os fornecedores. Além de estreitar a relação, essa conversa constante também pode gerar novas parcerias e até mesmo a exposição ou teste de novos equipamentos na sua instituição.
Portanto, não deixe que esse contato com os fornecedores seja realizado de qualquer forma ou sem frequência.
2 – Converse com quem entende do assunto
Assim como qualquer planejamento, antes mesmo de sentar-se e pensar nos próximos passos, é fundamental conversar com aqueles que entendem do assunto. No caso da compra de equipamentos médicos, ninguém melhor do que os profissionais da saúde e os engenheiros clínicos para conhecerem as novas tendências.
Portanto, marque uma reunião com o seu corpo clínico e exponha quais são os objetivos da instituição. Peça dicas sobre marcas, modelos e aparelhos e deixe que cada um diga como está sendo atuar com os equipamentos que já estão disponíveis e o que pode melhorar o trabalho de cada um.
Nessa etapa, é fundamental ouvir o pensamento do próximo, ainda mais daqueles que estão em contato constante com os aparelhos. Só assim será possível saber o que está faltando na sua instituição, não é mesmo?
3 – Fique ligado nas novidades
Essa é outra dica importante, que deve estar sempre no radar do gestor e da equipe de compras da sua instituição: as novidades do mercado.
Para isso, é preciso estar ligado nas publicações nacionais e internacionais que falam sobre as tendências no setor da saúde, além das feiras que ocorrem anualmente em vários locais do mundo. São por meio dessas informações que a sua instituição oferecerá o que há de mais moderno para os pacientes e até mesmo para aqueles que trabalham com você.
Neste caso, se houver um departamento de marketing, ainda é possível que esses profissionais criem laços com diversas marcas. Essa proximidade pode auxiliar nas negociações e fazer da sua instituição uma vitrine para o teste de novos equipamentos médicos.
Não existem dúvidas do quanto essa relação pode ser benéfica para ambos os lados, não é mesmo?
4 – Confira o histórico da marca
Essa é outra dica que fará toda a diferença enquanto você realiza o planejamento de compra de equipamentos médicos. Antes de fechar qualquer parceria ou colocar a sua instituição à disposição, busque conhecer mais sobre os equipamentos que estão disponíveis no mercado e qual é a reputação das empresas.
Converse com outros gestores de instituições na área da saúde e avalie quais serão as melhores compras e marcas. Essa é uma pesquisa que pode assegurar uma boa negociação e um equipamento que será ideal para o público que busca a sua instituição. Opte sempre por marcas que já tenham trajetória de anos e tradição no mercado de atuação.
5 – Monte o planejamento para a compra de equipamentos médicos
Depois de passar por todas essas etapas, agora é o momento de realizar o planejamento para a compra de equipamentos médicos. Para isso, leve em consideração o quanto será gasto com as compras e em quais meses serão feitas as novas aquisições.
Assim fica mais fácil seguir o planejamento, além de garantir que todos os passos serão sempre na mesma direção, de garantir o cuidado com o paciente e o compromisso com a inovação.
Gostou de conferir nossas dicas? Deseja realizar a compra de equipamentos médicos?
Então conheça agora mesmo a linha de equipamentos médicos da CMOS DRAKE. Fabricante nacional com 32 anos de tradição no mercado, pioneira em Desfibriladores na América Latina, a CMOS DRAKE conta agora com uma completa linha de equipamentos médicos para equipar CTIS (centro de tratamento intensivo), enfermarias, hospitais, clínicas e diversos outros ambientes.
Confira os modelos que estão disponíveis em nosso site ou entre em contato com a nossa equipe. Será um prazer atender você!
Confira e conheça alguns deles:
new RDStationForms(‘deseja-receber-contato-de-um-especialista-comercial-dd84425ce47ce60f6ff1-html’, ‘UA-89357587-1’).createForm();