Liderança Para Médicos — 5 Estratégias Para Motivar Sua Equipe

Estratégias para motivar sua equipe médica

Para oferecer o melhor atendimento aos seus pacientes e promover o crescimento da sua instituição de saúde é importante traçar estratégias para motivar sua equipe médica. Afinal, profissionais desmotivados, dificilmente, têm um bom desempenho.

Para te ajudar nessa questão, reunimos cinco estratégias para você aplicar no dia a dia de trabalho e manter a sua equipe sempre entusiasmada e oferecendo o melhor para seus pacientes.

Como motivar a sua equipe médica em 5 estratégias

Para gerar bons resultados, é preciso que uma equipe tenha consciência de como o seu desempenho individual contribui não só para o sucesso da clínica ou hospital, mas também para a qualidade de vida do paciente, e tudo isso reflete diretamente na reputação de cada profissional da saúde.

Esse é o primeiro passo, continue a leitura para ver mais cinco estratégias para motivar sua equipe!

1. Ofereça boas condições de trabalho

É difícil manter a produtividade dos colaboradores em um ambiente que não dá condições mínimas para a realização do trabalho — isso pode, inclusive, afetar a saúde mental do trabalhador. 

É importante que os médicos tenham insumos e bons equipamentos hospitalares para atender os pacientes, mas que também tenham um local de descanso confortável para eles mesmos, uma copa bem equipada, dentre outros.

2. Proponha metas alcançáveis e planos de recompensa

As metas são ótimas aliadas da motivação, mas é importante que os profissionais tenham clareza do que precisa ser feito para alcançar os seus resultados e também da recompensa que eles irão obter pelo esforço despendido. 

Lembre-se de propor metas que condizem com a realidade do profissional e de retribuí-lo a altura, podendo ser uma promoção, um aumento de salário, um bônus ou  day-off.

3. Reconheça pequenas vitórias

Reconhecer os bons resultados da sua equipe no dia a dia é o melhor caminho para manter a motivação. Mostre que você acompanha de perto o trabalho deles e dê elogios quando for pertinente. 

4. Desenvolva a cultura do feedback

A cultura do feedback permite que colaboradores e gestores conversem sobre seus erros e acertos de forma leve e saudável. Esse diálogo é muito importante, pois deixa claro se o profissional e a gestão da clínica estão no caminho certo e se não, o que precisa ser feito para melhorar.

5. Ofereça treinamentos para a sua equipe

Qualificar a sua equipe mostra que a instituição está genuinamente interessada em contribuir para o desenvolvimento profissional dos médicos. 

Por isso, sempre que possível, organize treinamentos ou conceda o acesso de algum curso que irá agregar na atuação deles na clínica.

É importante, inclusive, criar treinamentos que simulem situações médicas, utilizando manequins de simulação para tornar o aprendizado mais eficaz.

Aproveite e confira aqui quatro dicas de como realizar um treinamento médico mais completo!

Outra estratégia para motivar sua equipe, é discutir a respeito da saúde mental dos profissionais de saúde. A CMOS DRAKE quer falar sobre isso com você, que utiliza os nossos equipamentos para salvar vidas, para ajudar você a se cuidar! Confira o nosso e-book para saber mais sobre o assunto!

Estratégias para motivar a sua equipe médica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog