Para oferecer o melhor atendimento aos seus pacientes e promover o crescimento da sua instituição de saúde é importante traçar estratégias para motivar sua equipe médica. Afinal, profissionais desmotivados, dificilmente, têm um bom desempenho.
Para te ajudar nessa questão, reunimos cinco estratégias para você aplicar no dia a dia de trabalho e manter a sua equipe sempre entusiasmada e oferecendo o melhor para seus pacientes.
Como motivar a sua equipe médica em 5 estratégias
Para gerar bons resultados, é preciso que uma equipe tenha consciência de como o seu desempenho individual contribui não só para o sucesso da clínica ou hospital, mas também para a qualidade de vida do paciente, e tudo isso reflete diretamente na reputação de cada profissional da saúde.
Esse é o primeiro passo, continue a leitura para ver mais cinco estratégias para motivar sua equipe!
1. Ofereça boas condições de trabalho
É difícil manter a produtividade dos colaboradores em um ambiente que não dá condições mínimas para a realização do trabalho — isso pode, inclusive, afetar a saúde mental do trabalhador.
É importante que os médicos tenham insumos e bons equipamentos hospitalares para atender os pacientes, mas que também tenham um local de descanso confortável para eles mesmos, uma copa bem equipada, dentre outros.
2. Proponha metas alcançáveis e planos de recompensa
As metas são ótimas aliadas da motivação, mas é importante que os profissionais tenham clareza do que precisa ser feito para alcançar os seus resultados e também da recompensa que eles irão obter pelo esforço despendido.
Lembre-se de propor metas que condizem com a realidade do profissional e de retribuí-lo a altura, podendo ser uma promoção, um aumento de salário, um bônus ou day-off.
3. Reconheça pequenas vitórias
Reconhecer os bons resultados da sua equipe no dia a dia é o melhor caminho para manter a motivação. Mostre que você acompanha de perto o trabalho deles e dê elogios quando for pertinente.
4. Desenvolva a cultura do feedback
A cultura do feedback permite que colaboradores e gestores conversem sobre seus erros e acertos de forma leve e saudável. Esse diálogo é muito importante, pois deixa claro se o profissional e a gestão da clínica estão no caminho certo e se não, o que precisa ser feito para melhorar.
5. Ofereça treinamentos para a sua equipe
Qualificar a sua equipe mostra que a instituição está genuinamente interessada em contribuir para o desenvolvimento profissional dos médicos.
Por isso, sempre que possível, organize treinamentos ou conceda o acesso de algum curso que irá agregar na atuação deles na clínica.
É importante, inclusive, criar treinamentos que simulem situações médicas, utilizando manequins de simulação para tornar o aprendizado mais eficaz.
Aproveite e confira aqui quatro dicas de como realizar um treinamento médico mais completo!
Outra estratégia para motivar sua equipe, é discutir a respeito da saúde mental dos profissionais de saúde. A CMOS DRAKE quer falar sobre isso com você, que utiliza os nossos equipamentos para salvar vidas, para ajudar você a se cuidar!
Confira o nosso e-book para saber mais sobre o assunto!
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