Sabia que uma boa saúde aumenta produtividade dos trabalhadores? Isso acontece porque trabalhar com o organismo equilibrado e bem estar físico e mental contribui muito para a execução das tarefas diárias.
Tire por você: concorda que seu dia é muito mais produtivo quando está bem fisicamente? O mesmo acontece com seus colaboradores.
Muitas empresas já perceberam isso e estão adotando medidas para garantir que seus funcionários se sintam melhor, o que também traz inúmeras vantagens para elas.
Neste post, você vai descobrir quais são essas ações e o quanto simples detalhes contribuem com o bem-estar da sua equipe. Acompanhe!
Foco na saúde aumenta produtividade
Como dito anteriormente, pessoas que estão se sentindo bem tendem a trabalhar mais e melhor. Uma boa condição de saúde aumenta produtividade, mas esse resultado não deve ser o único foco da empresa.
Por meio de ações, programas de incentivo de cuidado com o corpo e com a mente, os funcionários começam a perceber quanto cuidar de si mesmos é fundamental para a sua vida dentro e fora da empresa.
Somado a isso, eles se sentem mais satisfeitos e valorizados pela instituição, que mostra por meio dessas atividades que o bem-estar deles é tão importante quanto a função que exercem dentro da empresa.
Pensando assim, fica mais claro entender que a saúde aumenta produtividade porque o colaborador se sente cuidado como um todo e se vê parte importante da organização. Por consequência, quanto mais motivado, melhor seu desempenho nas funções que desenvolve.
Vantagens desse cuidado para a empresa
É natural que as empresas visem crescimento e lucros. Mas para que isso aconteça, é preciso entender que os funcionários são parte importante desse processo e que, sem eles, esses objetivos não podem ser alcançados. Portanto, toda a equipe precisa colaborar e desempenhar as tarefas corretamente.
Quando se tem muitos funcionários afastados por doenças ocupacionais, por exemplo, é sinal que algo na dinâmica da organização não está indo bem. Além do prejuízo financeiro e custos que essas ausências causam, ainda existe a questão do descuido com a saúde dos colaboradores.
A NR 17 dispõe sobre a questão ergonômica, chamando a atenção para a necessidade de todas as atividades serem executadas de maneira segura e confortável, tanto física quanto psicologicamente. Ou seja, ao tomar ações que zelem por seus colaboradores, você não está apenas proporcionando mais qualidade de vida a eles, mas também atendendo uma legislação vigente e fundamental.
Além disso, a empresa também tem inúmeras vantagens, pois a boa saúde aumenta produtividade, mas também gera diversos outros benefícios. Veja os principais.
Redução de ações judiciais
Seja em decorrência de doenças causadas por esforços repetitivos, seja por condições insalubres ou acidentes de trabalho, muitas pessoas ficam com sequelas que comprometem sua vida dentro e fora do local das organizações. Quando isso acontece, é muito comum entrarem com ações contra a empresa que colaborou com esses problemas.
Ao tomar atitudes que previnem essas questões, você não só garante que a saúde aumenta produtividade, mas também que ela traga mais qualidade de vida aos colaboradores, mantendo-os saudáveis enquanto estiverem atuando para a sua empresa.
Diminuição do absenteísmo e das licenças médicas
O absenteísmo consiste na ausência do funcionário no trabalho pelos mais variados motivos — e não apenas por problemas relacionados a doenças — incluindo atrasos e saídas antecipadas.
Já as licenças médicas estão relacionadas à saúde do colaborador e podem ser consequência de patologias externas ao ambiente de trabalho, mas também de doenças ou mesmo acidentes ocupacionais.
Um ambiente bem estruturado e que pensa na saúde aumenta a produtividade da equipe, mas também preserva as condições físicas, mentais e até emocionais de todos que fazem parte dela.
Como a estrutura e o conforto colaboram para isso?
Além dos diversos programas de cuidado que as empresas podem criar com o objetivo de zelar pela qualidade de vida dos trabalhadores, modificações com a estrutura pensando no conforto são pontos que também pedem atenção.
Mais que apenas um design bonito, um ambiente harmonioso e bem-planejado melhora saúde aumenta produtividade e gera bem-estar nos presentes.
Um local de trabalho estruturado corretamente facilita a execução das atividades diárias e também colabora para o bom relacionamento entre os empregados.
Detalhes simples que impactam na rotina de trabalho
- Temperatura: um local muito quente ou muito frio exige do organismo adaptar a temperatura ambiente. Consequentemente influencia no desempenho dos colaboradores, uma vez que os mesmos ficam desconfortáveis no espaço. Ajustes térmicos feitos com auxílio de ventiladores ou ar-condicionado já solucionam a questão;
- Iluminação: cada ambiente e atividade pede uma iluminação específica. Quando correta, a iluminação contribui para o desenvolvimento das atividades e minimiza o cansaço visual do trabalhador. A iluminação inadequada pode contribuir para dores de cabeça e enjoos;
- Piso: mais que deixar o ambiente bonito, um piso adequado é um item de segurança do trabalho, reduz o risco de acidentes relacionados a quedas, por exemplo, e traz mais segurança à equipe;
- Mobiliário: principalmente para quem passa muitas horas do dia sentado, cadeiras e mesas ergonômicas são fundamentais para manter a postura correta e evitar dores musculares;
- Pintura: as cores utilizadas nas paredes também influenciam no desempenho das funções, já que podem influenciar diretamente o humor das pessoas presentes no ambiente. Assim, por mais que seja preciso manter a identidade visual da empresa, a escolha de uma paleta de cor confortável contribui diretamente para a saúde aumenta produtividade e o bem-estar;
- Limpeza: lugares limpos deixam as pessoas mais confortáveis e saudáveis. Para isso, é necessária a utilização de produtos de higiene adequados para a necessidade de cada ambiente, procurando sempre evitar aqueles com odores muito fortes para não causar incômodo ou até reações alérgicas;
- Organização: uso de armários ou prateleiras, por exemplo, são essenciais para manter a organização dos ambientes. A organização visual contribui para que os funcionários desempenhem suas funções diárias sem distrações.
Conclusão
Como você pode ver, são ações simples — e que estão ao alcance de empresas de pequeno e grande porte — mas que trazem inúmeros benefícios para os trabalhadores tanto a curto, quanto a longo prazo.
Portanto, cuidar da saúde aumenta produtividade da equipe, mas também garante que eles se mantenham mais saudáveis dentro e fora da empresa.
Estar por dentro de medidas que contribuem para melhora da vida de seus colaboradores faz parte do processo de crescimento da sua empresa. Por isso, assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail conteúdos importantes como esse.