Persuasão Para Segurança Do Trabalho — Como Fazer Os Profissionais Entenderem A Importância Do Seu Trabalho

Persuasão Para Segurança Do Trabalho|Persuasão para segurança do trabalho

Desenvolver a persuasão para segurança do trabalho é fundamental para os profissionais da área. Isso porque, muitas vezes, os empregadores e até mesmo os colaboradores não dão a devida importância às orientações dos técnicos.

Uma forma de minimizar esse problema é melhorar a comunicação para que todos integrantes da empresa consigam entender a sua mensagem e, consequentemente, a importância do seu trabalho. Confira algumas dicas abaixo!

4 dicas de persuasão para segurança do trabalho

É nítida a necessidade de falar sobre persuasão para segurança do trabalho quando percebemos que o Brasil é o segundo país do G20 no ranking de mortalidade por acidentes ou doenças laborais. 

De acordo com a Série SmartLab de Trabalho Decente, cresceu em cerca de 40% as notificações de acidentes de trabalho graves, de 2019 para 2020. Esses episódios resultam em um gasto de R$ 100 bilhões de reais, desde 2012.

Esses argumentos já deveriam ser o suficiente para as empresas levarem a sério as ações de saúde e segurança do trabalho. Mas para levar essa mensagem de forma assertiva, confira algumas dicas de comunicação! 

1. Faça apresentações visuais

Para prender a atenção do público, é fundamental que você ilustre o que está falando. Dessa forma, eles conseguiram compreender a sua mensagem muito mais facilmente. 

Por isso, sempre que for montar uma apresentação lembre-se de colocar imagens, gráficos e outros elementos visuais.

2. Deixe os colaboradores confortáveis

Um grande gatilho da comunicação é o da reciprocidade. Quando nós fazemos alguma coisa pelo outro, menos que singela, eles tendem a estar mais receptivos ao que você irá falar. 

Uma dica aqui, é perguntar para os colaboradores da empresa como eles estão se sentindo, como você pode ajudar, se tem algo que eles precisam de você. Em outras palavras, pratique a escuta ativa e demonstre preocupação genuína.

3. Atente-se à linguagem corporal

Nós não falamos apenas com as palavras. A nossa postura, o nosso olhar, o tom de voz, tudo isso influencia a forma que as pessoas nos veem. 

Para inspirar credibilidade e fazer as pessoas prestarem atenção em você, tenha sempre uma postura confiante, mantenha a coluna ereta, olhe nos olhos de quem você estiver conversando e fale com firmeza.

4. Adapte a sua comunicação

Você como técnico de segurança do trabalho irá falar com diversas pessoas, desde a gestão da empresa até os colaboradores mais operacionais. É importante que você saiba se comunicar com todos eles e para isso é preciso adaptar a sua fala.

Persuasão para segurança do trabalho

Seguindo essas dicas de persuasão para segurança do trabalho você irá conseguir ter uma comunicação muito mais assertiva com o seu time.

Quer saber de mais ações para garantir a saúde dos colaboradores da sua empresa? Então confira o e-book sobre: 10 boas práticas de segurança do trabalho

new RDStationForms(‘am-landing-page-05-ebook-seguranca-do-trabalho-7af6ad15ba1891e3ca19’, ‘UA-89357587-1’).createForm();

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Blog
Produto
Cursos
MAIS VISTOS

Veja outros artigos

A gestão de insumos hospitalares é fundamental para garantir a eficiência e a qualidade do...

Se você já se perguntou sobre aquele som sutil que seu médico mencionou, um sopro...

Se você já sentiu seu coração pular uma batida ou palpitar inesperadamente, pode ser que...

Se você tem apneia do sono, pode estar se perguntando, quem tem apneia do sono...

Cursos e Eventos
da CMOS Drake

Assine a nossa Newsletter!
Receba novidades em seu email.