A negligência médica é uma acusação muito séria que recai sobre o profissional de saúde, quando ele não toma as medidas necessárias para zelar pela saúde e pela vida do paciente. Alguns exemplos são abandono, omitir o tratamento e até mesmo erros causados por receitas com letras ilegíveis, entre outros.
Se tratando desse assunto, que é bastante delicdo, ainda existe uma questão que muitos profissionais não se atentam: os equipamentos hospitalares também podem levar a uma acusação de negligência médica. Continue lendo este artigo para entender melhor!
Negligência médica e equipamentos hospitalares: o que uma coisa tem a ver com a outra?
Imagine que você está acompanhando um paciente e o equipamento de monitorização mostra que os sinais vitais estão normais. Com essa informação, você conclui que ele não precisa de nenhum tratamento específico, certo?
Após um tempo, o paciente vem a óbito e você descobre que ele estava com baixa oxigenação. O resultado? Acusação de negligência médica.
Nesse caso, o erro não foi seu. Afinal, o monitor de sinais vitais mostrou que a saúde do paciente estava estável. Contudo, o profissional de saúde pode, sim, ser responsabilizado por falhas em equipamentos médicos.
Como bons equipamentos hospitalares ajudam a evitar acusações de negligência médica?
De acordo com informações de um levantamento do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar da Universidade Federal de Minas Gerais (Iess-UFMG), publicado na Revista Pesquisa Fapesp, aproximadamente 1,3 milhão de pacientes sofrem algum efeito colateral causado por negligência médica.
Esse número é expressivo e a sua redução também é uma questão de zelo pela saúde dos pacientes. Um caminho eficiente para isso, é o uso de equipamentos médicos de qualidade reconhecida no meio científico.
Os aparelhos hospitalares vêm sendo otimizados ano após ano e incorporando tecnologias que auxiliam os médicos a realizarem diagnósticos e tratamentos assertivos. O uso de inteligência artificial, alarmes de monitorização e diversos outros recursos são fundamentais para oferecer o melhor atendimento possível ao paciente.
Além disso, é preciso contar com um fornecedor confiável e eficiente, pois a manutenção desses aparelhos também é fundamental para o seu bom funcionamento. Nesse sentido, contar com equipamentos hospitalares nacionais é a melhor opção, pois garantem qualidade e agilidade no atendimento, além de inúmeras outras vantagens como você pode conferir no conteúdo exclusivo que preparamos sobre o assunto:
Equipamentos Hospitalares Nacionais — Tecnologia Brasileira Para A Medicina
A CMOS DRAKE é uma fabricante brasileira que conta com aparelhos para hospital conhecidos em diversos países pela sua excelência. Todos contam com recursos desenvolvidos para auxiliar a rotina dos profissionais de saúde e ajudá-los a se resguardar de acusações de negligência médica.
new RDStationForms(‘am-e-book-03-equipamentos-hospitalares-da-cmos-drake-5ec1aea414a5fa9d2272’, ‘UA-89357587-1’).createForm();