O desfibrilador para academia é um aparelho que, além de ser exigido por lei em diversas cidades brasileiras, é uma segurança para sua academia que pode ajudar a salvar vidas, já que os primeiros socorros para vítimas de ocorrências cardíacas incluem o atendimento com o DEA.
Além disso, casos de males cardíacos podem acometer pessoas de todas as idades e o risco é ainda maior em local com o aumento progressivo de circulação de pessoas e nos ambientes onde as pessoas se exercitam e excedem o ritmo normal dos batimentos cardíacos.
Por isso, escolher o equipamento ideal para sua academia é o primeiro passo para que a segurança com a saúde dos alunos seja o fator primordial e que eles se sintam confortáveis e amparados caso aconteça alguma emergência no momento dos exercícios.
No artigo a seguir, você vai conhecer algumas dicas importantes para escolher o melhor desfibrilador para sua academia. Continue a leitura e acompanhe!
Por que é preciso ter um desfibrilador em sua academia
Quando se está fazendo um exercício, é fato que os batimentos cardíacos se elevam e o coração bate mais rápido. Essa aceleração é comum por conta da exigência que a atividade pede ao corpo e, na maioria das vezes, é benéfica, já que treina todo o sistema cardiovascular para ser mais resistente.
Porém, pessoas que tenham algum tipo de arritmia ou problema no coração e que ainda não sabem, podem ser pegas de surpresa ao se exercitarem e o coração não responder bem, levando a uma parada cardíaca. E, como se sabe, quando esse tipo de situação acontece, é imprescindível agir com rapidez para que a vítima tenha maiores chances de sobrevivência.
Nessa situação, o uso do DEA é imprescindível, já que com ele, um primeiro atendimento de qualidade pode ser prestado antes mesmo da chegada do socorro especializado. E, seguindo as orientações sonoras e visuais fornecidas pelo DEA, o operador vai utilizá-lo e também realizar a RCP, popularmente conhecida por massagem cardíaca, ações necessárias e indicadas para os primeiros socorros às vítimas de parada cardíaca ou mal súbito cardíaco. Por isso, um desfibrilador pode salvar vidas dentro de uma academia.
A legislação brasileira ainda é um pouco confusa em relação à exigência do DEA, mas alguns estados e cidades já possuem leis que obrigam o estabelecimento a ter um aparelho.
Confira nosso artigo exclusivo sobre legislação do DEA nas academias do Brasil.
Como escolher o desfibrilador para academia
Tendo em vista a necessidade de um desfibrilador para academia, é hora de escolher o modelo ideal para o seu negócio. A seguir, você confere algumas dicas para acertar na decisão e optar pelo melhor desfibrilador. Acompanhe!
Saiba também porque o DEA vai atrair mais clientes para sua academia.
Opte por um DEA
O desfibrilador externo automático, conhecido por sua sigla,DEA é o modelo ideal para ser usado não só em academias, mas em clubes, metrôs e todos os locais onde ocorrer grande circulação de pessoas. Ele é o modelo mais indicado para situações de paradas cardíacas e qualquer pessoa, mesmo com noções básicas de salvamento, pode operar o aparelho.
O DEA envia instruções por texto, imagem e por voz que orienta quem o está manuseando, indicando todos os passos desde conectar os eletrodos no tórax do paciente, quando o botão de choque deve ser acionado (caso o diagnóstico automático indique a necessidade) e até quando deve retomar a realização das compressões torácicas (massagens cardíacas).
Escolha um modelo com Feedback de RCP
É muito importante que o DEA dê um feedback em tempo real, durante as compressões torácicas (RCP ou massagens cardíacas), para orientar o socorrista sobre a qualidade da RCP. Esse é o papel do dispositivo de Feedback de RCP, pois ele é capaz de medir a profundidade e ritmo das compressões e orientar o socorrista para adequar ao ritmo e pressão correta para garantir o socorro correto à vítima.
O uso dessa tecnologia é fundamental pois tranquiliza o operador para que saiba se está realizando a RCP corretamente, e ainda é o auxílio tecnológico que aumenta a qualidade da RCP, que é capaz de triplicar as taxas de sobrevivência.
Atenção à bateria
Opte por um desfibrilador para academia que tenha uma bateria com capacidade para ser usado durante algumas horas. Em uma emergência pode-se precisar usá-lo por mais tempo, como, por exemplo, no transporte do paciente até o hospital ou algo do tipo. Se a bateria não durar, o socorro pode não ser tão eficaz. Um detalhe importante é avaliar se, mesmo com a bateria baixa, por quanto tempo o aparelho funciona em caso de necessidade.
Facilidade no transporte
Quando uma emergência acontece, é importante que o desfibrilador para academia seja manuseado e transportado com facilidade até o paciente. Por isso, observar a facilidade de portabilidade desse aparelho é um diferencial que deve ser levado em consideração.
Veja se o aparelho é leve e se tem alças de transporte para ser levado até em locais de difícil acesso. Esses detalhes podem parecer superficiais em um primeiro momento, mas fazem toda a diferença em uma situação de emergência.
Além disso, é importante que o aparelho esteja posicionado em um lugar de fácil acesso para que seja transportado rapidamente até a vítima. Uma solução é mantê-lo em uma cabina de emergência visível a todos e ao alcance da equipe da academia para atender o paciente de forma ágil e eficiente.
Verifique se o desfibrilador para academia tem opcionais
Um diferencial de um bom desfibrilador para academia é a possibilidade de ter opcionais no aparelho, como a cabine de emergência, modo médico, feedback de RCP, entre outros itens que ajudem a tornar restabelecimento do paciente mais prático e rápido.
Além disso, verifique e faça as contas com relação ao custo-benefício do modelo a ser adquirido. Por exemplo, como os eletrodos são descartáveis e tem data de validade, é importante verificar qual seu custo para reposição.
Escolha uma marca de confiança
Como esse aparelho é um dos principais itens de segurança da sua academia e pode ser o responsável por salvar a vida de alguém, é importante que você escolha uma marca de confiança e credibilidade no mercado para fazer sua compra.
É importante que a marca esteja consolidada no mercado, que tenha credibilidade e, ainda, que ofereça um bom custo-benefício e suporte adequado quando for necessário. A dica é pesquisar em sites e procurar avaliações de usuários e a qualidade dos produtos.
O desfibrilador para academia deve ser escolhido com cautela, já que é um aparelho que dificilmente precisará ser trocado. Com uma boa escolha, você pode aumentar as chances de ter um um estabelecimento seguro e pronto para atender emergências. Baixe agora o guia Tudo o que você deve considerar na hora de comprar um DEA e se prepare para adquirir o equipamento correto para salvar os alunos da sua intercorrências cardíacas