Como comprar um desfibrilador? Tire todas as suas dúvidas!

14/06/2023

cardioversor/desfibrilador

Se você está em busca de onde comprar desfibrilador é porque provavelmente precisa desse equipamento em sua clínica ou hospital para aumentar as chances de sobrevida de seus pacientes.

De fato, ele é um aparelho essencial para essa missão e tê-lo por perto pode fazer toda a diferença na hora de um atendimento.

Justamente por isso preparamos esse artigo explicando para você onde comprar desfibrilador de qualidade no mercado.

Para ficar por dentro da resposta, basta seguir a leitura conosco!

Por que é importante ter um desfibrilador em diversos ambientes?

Ter um desfibrilador em vários ambientes é importante porque evita que pacientes que estão em estado grave cardiorrespiratório fiquem aguardando por atendimento em salas de espera.

Além do mais, pacientes que passaram por procedimentos cirúrgicos recentes também têm altos riscos de apresentar arritmia, por conta de complicações cirúrgicas, logo, é importante assegurar que sempre terá um desfibrilador para eles também.

Deste modo, ter um desfibrador em vários ambientes é importante porque ajuda os locais a salvar mais vidas, pois você conta com a rapidez no socorro para quem precisa e aumenta as suas chances de sobrevida.

Como comprar um desfibrilador?

Existem diferentes tipos de desfibrilador. Confira abaixo algumas dicas de onde comprar desfibrilador e como adquiri-lo com segurança.

onde comprar desfibrilador

Saiba quem pode comprar um desfibrilador?

O primeiro passo é entender quem tem permissão para comprar um desfibrilador.

E ao contrário do que se pensa, qualquer pessoa pode comprar, seja através de um CPF ou de um CNPJ.

Não existe nenhuma burocracia na hora de comprar esse aparelho, como a necessidade de ser um profissional da saúde para tê-lo.

E toda essa facilidade em fazer a compra de um desfibrilador acontece porque ele é extremamente importante para salvar vidas e muito intuitivo, ou seja, o seu uso é fácil e qualquer um pode tê-lo.

Quantos desfibriladores comprar?

A resposta de quantos desfibriladores comprar depende muito do espaço que irá usá-lo, afinal, não são só os hospitais e clínicas que precisam ter esse equipamento.

Por lei, ele é obrigatório em locais de aglomeração, como aeroportos e shoppings, além de condomínios, para diminuir mortes por falta de amparo.

Portanto, na hora de escolher quantos desfibriladores comprar, considere a quantidade de atendimentos que geralmente dependem do equipamento e quantas pessoas provavelmente precisarão do seu uso.

Para isso, lembre-se que ele é fundamental para casos de parada cardíaca, algo que é comum de acontecer com pessoas que já tem: 

  • problemas cardíacos;
  • doenças pulmonares;
  • diabetes;
  • obesidade;
  • colesterol alto;
  • pessoas sedentárias;
  • pessoas que passam por complicações cirúrgicas.

Saiba quem pode usar o desfibrilador

O desfibrilador pode ser usado por qualquer pessoa, basta que ela passe por um breve treinamento para entender como manuseá-lo.

Por exemplo, o desfibrilador tipo DEA – Desfibrilador Externo Automático – é um tipo de equipamento autoexplicativo e que emite comandos auditivos e visuais para quem está com ele em mãos.

Além do mais, ele é totalmente seguro e inteligente, sendo capaz de orientar socorristas em cada um dos passos para o atendimento de um paciente.

Isso porque, depois de posicionar os eletrodos no peito do paciente, o DEA é capaz de analisar a atividade elétrica do coração e transmitir as informações na tela com os batimentos cardíacos. 

Ao realizar esta leitura, o desfibrilador identifica a causa da desordem, decide e orienta, por voz e texto, se é necessário ou não o choque desfibrilatório no paciente, que ocorre por meio do acionamento do botão de tratamento.

Caso não seja necessária a aplicação do choque, o DEA não libera a voltagem (mesmo que o botão seja pressionado acidentalmente). 

E nos casos positivos, ele sabe e já configura qual carga aplicar. 

Por esse motivo, é um aparelho intuitivo e seguro para que qualquer pessoa possa ser treinada para manuseá-lo.

Conheça quais os tipos de desfibriladores

Além do DEA, que é o modelo automático e que pode ser utilizado em todos locais, também existem outros modelos de desfibrilador cujo uso já é restrito a médicos e especialistas da saúde e se destina a ambientes de resgate e intra-hospitalar.

Portanto, é importante saber que existem 4 tipos de desfibriladores. São eles:

Desfibrilador Externo Automático (DEA)

Como explicado acima, o seu funcionamento, fornece o choque elétrico do peito para o coração. 

Por ser automático, determina se será necessário ou não a aplicação do choque e sua voltagem;

Desfibrilador Manual

Este tipo de desfibrilador requer treinamento, pois é o profissional que determina o momento e a carga do choque elétrico a ser aplicado no peito. 

Por isso, é mais comum nos hospitais e ambulâncias, um exemplo é o Desfibrilador Bifásico VIVER;

Cardioversor

Esse modelo é um desfibrilador manual em conjunto com um monitor de sinais vitais. 

Além de aplicar a desfibrilação, ele também aplica a cardioversão e também monitora outros sinais do paciente. 

Sua operação e configuração também é realizada manualmente e o equipamento deve ser utilizado somente por médicos especialistas. 

Um exemplo é o Cardioversor Bifásico VIVO;

Desfibrilador Implantável

Também conhecido como cardiodesfibrilador implantável (CDI), ele age como se fosse um marcapasso, é interno e monitora o tempo inteiro a atividade cardíaca. Quando uma anormalidade é detectada, ele determina de forma automática a carga elétrica a ser descarregada para normalizar a função cardíaca.

Desfibrilador Externo Automático (DEA)

Escolha a tecnologia mais atual e menos agressiva

Além disso, diante das atualizações tecnológicas, os desfibriladores se dividem em monofásicos e bifásicos.

Em relação ao primeiro citado, 59% dos quadros são revertidos já no primeiro choque. Porém, requer uma energia maior de joules (360) e, por isso, está mais propenso a queimaduras e também aos danos cerebrovasculares.

Já no caso dos bifásicos, sua eficiência de reversão no primeiro choque é de 96%, utilizando cerca de 150 a 200 joules. Portanto, causa menos queimadura e por ser mais sutil, a probabilidade de danos cerebrovasculares é menor.

Outro ponto positivo, é que após o uso dos desfibriladores bifásicos, menos tempo é requerido para o paciente estabelecer sua atividade cardíaca.

Confira todos os detalhes e diferenciais entre os tipos de onda Bifásica e Monofásica

Verifique opcionais, custo-benefício e possibilidade de upgrade

Para escolher e comprar um Desfibrilador, você também deve observar sobre os itens adicionais e diferenciais que pode adicionar, como por exemplo:

  • Oximetria de Pulso;
  • Modo médico (possibilidade de um médico também pode transformar o DEA em um desfibrilador manual;
  • Feedback de RCP (entenda como essa tecnologia no seu DEA pode ajudar a salvar muito mais vidas)
  • Eletrodos adesivos descartáveis adicionais (verifique também sempre o custo e facilidade de reposição);
  • E o que mais puder agregar para o seu atendimento.

Compre de fornecedores confiáveis

Na hora de procurar onde comprar esse desfibrilador, avalie se o fornecedor é de confiança, pois isso é fundamental para você ter um equipamento de alta qualidade e que não te deixe na mão em casos de emergência.

Além do mais, ter um fornecedor confiável é ter mais segurança quanto à garantia, assistência técnica e suporte para qualquer imprevisto que aconteça com o seu desfibrilador.

Onde comprar desfibrilador? 

Para tirar a sua dúvida de onde comprar desfibrilador, você pode e deve contar com a CMOS DRAKE, pois há mais de 30 anos no mercado somos referência em equipamentos médicos de excelência e investimos constantemente em tecnologias avançadas para aprimorar os nossos produtos.

Além do mais, destacamos que somos pioneiros a oferecer desfibriladores na América Latina e temos o intuito de tornar este aparelho acessível à população.

Gostaria de conhecer nossos aparelhos ou tirar alguma dúvida que ficou pendente? Entre em contato com um dos nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog