Bomba de infusão de equipo universal ou de equipo dedicado? Qual comprar e por quê?

Bomba de Infusão de Equipo universal

Com o avanço da tecnologia vem surgindo inúmeras máquinas que auxiliam na otimização do tempo ao realizarmos alguns processos. Essa facilidade permite que possamos nos dedicar a outras demandas, principalmente na área da saúde. Como é o caso da bomba de infusão, por exemplo.

A bomba de infusão é um dispositivo que controla a entrada de fluidos, como nutrientes e medicamentos, para dentro do organismo do paciente. Ela pode ser utilizada tanto em hospitais, quanto em pacientes que precisam de cuidados constantes em casa. As bombas de infusão são muito úteis por exemplo na injeção dos seguintes fluidos e medicamentos:

  • Insulina;
  • Hormônios;
  • Antibióticos;
  • Analgésicos.

Existem diferentes tipos e modelos desse equipamento no mercado. Por esse motivo, selecionamos dois tipos para falar sobre suas diferenças e principais características: a Bomba de Infusão de Equipo Universal e a de Bomba Infusão de Equipo Dedicado. Confira:

O que a Bomba de Infusão faz?

Uma bomba de infusão possibilita que os medicamentos e fluidos sejam administrados com uma taxa controlada por meio de um preciso sistema, através de um volume constante. Ela tem sensores precisos e controla de maneira ideal:

  • Taxa de infusão;
  • Movimento de transição;
  • Placa peristáltica.

O sistema dos modelos de bombas inteligentes também serve como controle microprocessado para cuidar de tudo citado acima.

A bomba de infusão controla a dosagem do líquido que o paciente recebe ao ter os medicamentos e nutrientes injetados durante seu tratamento. Seu sistema de bombeamento tem a capacidade de levar o líquido para o interior do corpo de maneira programada.

O objetivo principal desse equipamento é oferecer as melhores condições possíveis para inúmeros procedimentos médicos e tratamentos ajudando por exemplo a:

  • Automatizar o fluxo de trabalho;
  • Reduzir custos;
  • Economizar tempo;
  • Reduzir erros de duplicação;
  • Aliviar as pressões sobre enfermeiros e médicos.

Os equipos e as bombas de infusão

Para que haja armazenamento e transporte de fluidos até a veia do paciente, o equipo é o tubo responsável pelo armazenamento e transporte dos fluidos, e a bomba faz o controle dessa velocidade e quantidade.

O equipo é o dispositivo que transporta a substância (que está no reservatório) até o paciente. Dessa maneira, ele é um dos materiais mais utilizados no segmento da saúde, especialmente em casos de internação, nos quais o indivíduo precisa receber nutrientes, medicações e outros fluidos de maneira venosa.

Quando conectado junto à bomba de infusão, ele funciona da mesma maneira, porém, com a precisão e controle que somente a bomba de infusão é capaz de garantir para um transporte controlado das gotas de medicamentos, drogas ou dietas..

Existem diversos modelos de equipos no mercado como livre de pvc, fotossensível, entre outros. E quanto a sua compatibilidade com as bombas de infusão, eles podem ser de dois tipos: equipo universal ou equipo dedicado. Conheça melhor como funciona os dois tipos de equipos e suas respectivas bombas de infusão.

Bomba de Infusão de Equipo dedicado

Existem diversos fabricantes e marcas específicas de equipos. A grande maioria das bombas de infusão, são do tipo equipo dedicado. Ou seja, o equipo é feito para uma bomba específica e equipos de outas marcas não se encaixam nesse tipo de bomba.

Ou seja, o equipo dedicado é desenvolvido para o uso específico em um determinado modelo de bomba de infusão, ou seja, tanto o equipo, como a sua respectiva bomba de infusão, somente comunicam um com o outro; o que torna a bomba e o equipo incompatíveis com equipamentos de outras marcas e modelos.

Em geral, as bombas de infusão de equipo dedicado costumam ser disponibilizadas aos hospitais por meio de aluguel ou consignação, também chamados de comodato. Com esse modelo de negócio, o investimento inicial na bomba de insufão em si, é reduzido ou até mesmo inexistente. O que pode ser uma vantagem, porém normlamente essa vatagem é somente inicial.

Isso se justifica porque, com esse modelo de negócio, se torna necessário que a organização faça a aquisição exclusivamente do equipo do daquele fabricante específico. E como não é possível negociar outros modelos e marcas de equipos, bem como seus valroes, muitas vezes isso pode gerar um custo mensal significativamente mais alto. Afinal existem equipos no mercado que podem variar de R$ 5,00 a R$ 25,00 por unidade. E vale ressaltar, que, além da questão do custo a longo prazo, acaba estabelecendo-se uma dinâmica em que a empresa se torna refém da marca e modelo de equipo.

Bomba de Infusão de Equipo Universal

O equipo universal é aquele desenvolvido para ser utilizado em qualquer bomba de infusão que sejam do tipo Bomba de Infusão de Equipo Universal. Ou seja, são modelos de bombas e equpos que, de maneira geral, se comunicam com outros independentemente da marca de seu fabricante.

Com isso, as bombas desse modelo não exigem um modelo de equipo específico, fato que pode facilitar bastante a rotina hospitalar ou de homecare, visto que é muito mais fácil encontrar um material que se adeque com facilidade.

Diante disso, é preciso apenas realizar o investimento no aparelho em si, uma vez que os gastos com o equipo são muito menos exorbitantes para a organização e os processos de compra e aquisição também se tornam mais dinâmicos, simples e com mais liberdade de negociação. Além de não tornar a empresa dependente de nenhuma marca ou modelo específico ou dependencia de alguma oscilação da indústria.

Vale lembrar, inclusive, que os sistemas de saúde continuam lutando para conter os custos associados aos cuidados de longo prazo e ao tratamento de doenças crônicas. Logo, uma maneira de reduzir despesas é através de bombas de infusão de equipo universal.

Diante das diferenças, qual modelo comprar?

A primeira coisa a se pensar é qual a sua necessidade e também pensar no longo prazo e planejamento.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul decidiu averiguar as diferenças entre ambos os equipos para saber qual seria mais vantajoso para as organizações do segmento da saúde.

Neste cenário, foi possível observar que, com o argumento de que eles são capazes de aumentar a confiabilidade e a segurança do atendimento ao paciente, os equipos dedicados passaram a ser mais adotados no meio. No entanto, não existe qualquer evidência científica que possa respaldar tal utilização ao invés do universal.

Muito pelo contrário. A realidade é que os equipos, devido ao grande volume de uso, são um tipo de insumo capaz de gerar um custo elevado aos hospitais. Os equipos estão classificados entre os itens de maior custo para uma unidade de internação. E, dentro deste contexto, adivinha qual dos dois modelos se torna mais caro?

Exatamente, os equipos dedicados chegam a custar, unitariamente, quatro vezes mais do que a versão universal. E não apenas isso. Os custos deste segundo modelo se tornam ainda menores a longo prazo, quando comparados a partir de 2,5 anos de utilização do aparelho de infusão.

Essa diferença de custo entre os modelos, inclusive, é primordial. Isso porque a pesquisa comprovou que, em trinta meses, os investimentos em equipos dedicados chegam a ultrapassar o valor total do investimento em equipos universais, mesmo com a aquisição da bomba de infusão, ao invés da locação.

Por essa razão, além de considerar o fator financeiro para a sua organização, é indispensável que a praticidade e a otimização de serviço da sua equipe de saúde sejam analisadas a fundo. Tenha em mente que os modelos de equipo que atendem a qualquer marca ou fabricante podem tornar o processo mais adaptável, facilitando o atendimento ao paciente, tornando a função mais simplificada e garantindo mais produtividade.

Ademais, o departamento responsável pela compra de materiais para o hospital também terá acesso a uma gama de equipos universais que correspondem à bomba, o que auxilia os colaboradores que precisam buscar por um modelo em especial, economizando tempo e permitindo que eles possam pesquisar a fundo na hora de decidir por um fabricante ou outro. Lembre-se: quanto maior o leque de opções, melhor será.

E também há uma outra questão que também deve ser analisada. Além da questão do tipo de equipo que a bomba de infusão utiliza e de pensar em custos a longo prazo, você também deve observar quais os tipos de infusão a bomba que você está avaliando é capaz de realizar. Por exemplo, se você precisa infundir soro e medicamentos; ou se precisa também infundir nutrientes e dietas, que podem ocorrer via enteral e parenteral, o que nem todas as bombas do mercado atendem. Depende muito de sua necessidade e do ambiente e tipo de pacientes em que você vai utilizá-la.

ENTENDA NESSE ARTIGO EXCLUSIVO AS DIFERENÇAS ENTE OS TIPOS DE INFUSÃO: ENTERAL, PARENTERAL, ENTRE OUTROS

São tantas opções que fica um pouco complicado de escolher. Por isso, é indispensável se manter atento à necessidade para entender melhor sobre qual vai atendê-la de forma rápida e eficiente.

Pelo fato de a bomba de infusão de equipo dedicado ser mais específica e só funcionar com os equipos específicos, pode significar uma economia incial mas que sai mais cara ao longo do tempo. Além de não ser prática no dia a dia por não se encaixar com qualquer dispositivo.

Portanto, é indispensável estar ciente das características e diferenças para não ter prejuízo ou erros na hora de usar e adquirir a sua. Pense em suas necessidades, no custo-benefício, do seu fluxo e volume de uso, entre outras questões.

Por que comprar essa modelo universal?

Ambos os modelos de bombas são eficientes e atendem muito bem aos objetivos de funcionamento. A diferença é que a bomba de infusão de equipo universal oferece maior versatilidade por se adaptar a equipos de diversas marcas e também a mais situações de uso em alguns casos. Como é no caso da Bomba de Infusão Yonah, que se adapta a pacientes de todas as idades e atende medicação e dietas parenteral e enteral.

Ah e lembrando que aqui estamos falando de bombas de equipo. Pois no mercado também existem bombas de seringa, mas isso já é assunto para outro artigo.

Já que as de modelo dedicado exigem que os equipos sejam de um modelo específico, em comparação a elas, a bomba de infusão universal, não te deixa preso, por isso é a melhor opção para quem  procura mais versatilidade e praticidade.

Adquira a melhor bomba de infusão do mercado

Como dito antes, é importante analisar a sua necessidade, mas também, o custo-benefício, a versatilidade do modelo que estiver escolhendo, entre outros aspectos.

E entre os modelos de bomba de equipo universal, a Bomba de Infusão Yonah, lançamento da CMOS DRAKE, é um ótimo exemplo bomba de infusão universal que oferece ainda mais praticidade e recursos para otimização do trabalho da equipe médica. Através de diversos tipos de programações e inúmeros recursos que otimizam o tempo e facilitam o trabalho de médicos e enfermeiros, tais como:

  • Personalização;
  • Acesso à relatórios;
  • Consultas;
  • Várias formas de infusão;
  • Cadastro e calibração de biblioteca de equipos de diferentes marcas e modelos
Bomba de Infusão Yonah

Bomba de Infusão Yonah

bomba de infusão Yonah é uma bomba volumétrica inteligente, com interface simples, intuitiva e com display com leitura visível à distância. É precisa, versátil e segura.

Sua fabricante, a CMOS DRAKE é a indústria de equipamentos médicos pioneira em desfibriladores na América Latina. Nosso diferencial é a tecnologia avançada, ótimo custo benefício, desenvolvimento constante e tradição no mercado.

Conheça a bomba de infusão Yonah ou fale com algum de nossos especialistas para tirar dúvidas.

Aproveite e saiba tudo sobre a Bomba de infusão – como funciona e cuidados na programação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog