10 dicas de Utilização Bomba de Infusão de Equipo

A Bomba de Infusão de Equipo é um equipamento médico-hospitalar que cumpre a importante missão de fornecer, controladamente, fluídos ao corpo de um paciente pela via venosa ou arterial. Ela é de equipo, pois é o tubo que transporta o medicamento. Existem outros modelos como a de seringa, por exemplo. Confira aqui alguns tipos de bombas de infusão.

A bomba de infusão é um aparelho auxilia na recuperação, visto que contribui para uma melhor gestão em relação aos medicamentos e nutrientes, como insulina, antibióticos e drogas vasoativas. E a bomba de equipo é versátil e prática, adequada a diversas situações de uso.

Esse equipamento pode até mesmo ser instalado na casa do paciente, quando requer maior cuidado no que diz respeito ao controle dessas substâncias líquidas. E é importante saber utilizar corretamente essa ferramenta, seja em um hospital, como num CTI (Centro de Terapia Intensiva, por exemplo) ou em casa.

Ciente da importância disso para o sucesso do tratamento médico, elaboramos este conteúdo para trazer oito dicas para ajudar no melhor uso da bomba de infusão de equipo. Confira todas as dicas!

 

1. Instale corretamente o equipo na Bomba de Infusão

A Bomba de Infusão de Equipo conta com um sistema com um clip em sua região central, cujo objetivo é bombear e controlar os líquidos a serem infundidos dentro do corpo de um paciente.

Então, como primeira dica, é essencial verificar se o equipo foi corretamente instalado e conectado ao sistema mecânico da bomba. Ao fazer isso, você evita, por exemplo, que a medicação em sua forma líquida retorne à câmera do equipo.

Caso ocorra, o processo de infusão do medicamento e nutrientes poderá ser comprometido.

 

2. Descarte dos equipos

Recomenda-se, de modo geral, que o equipo de nutrição parenteral seja descartado após 24 horas de infusão, juntamente com a bolsa de NPP. No entanto, é importante que leia o manual de uso da Bomba de Infusão de Equipo, para saber como fazer corretamente o procedimento relacionado ao descarte do material.

 

3. Tome cuidado para não contaminar o equipo

No dia a dia, a equipe médica de um hospital pode utilizar diversos equipos para infundir medicamentos e nutrientes no corpo de um paciente, o que requer maior atenção no manuseio do equipamento.

No processo de infusão de medicamento com um equipo, por exemplo, é importante tomar cuidado para não o contaminar. O procedimento de aplicação deve seguir estritamente cuidados médicos, os quais geralmente já fazem parte do dia a dia de um CTI, como utilizar luvas e evitar espirros ou respingar líquidos e fluidos no produto, por exemplo.

 

4. Fique de olho na data de instalação do equipo com a bomba de infusão

Para obter um maior controle com relação ao uso diário de equipo em sua bomba de infusão, é essencial que registre a data de instalação desse equipamento. Ao fazer isso, você estará resguardando a saúde do paciente e garantindo que ele tenha uma recuperação mais rápida e positiva.

Esse registro pode ser feito no controle de ações da equipe médica de seu hospital.

 

5. Retire o ar do equipo

Há bombas de infusão que são muito sensíveis a bolhas de ar. Quando isso ocorre, algumas delas encontram dificuldade para realizar o procedimento para o qual foram criadas. Por isso, é importante que retire todo o ar do equipo antes de instalá-lo na bomba de infusão.

Fazendo isso, você obtém maior sucesso em relação ao tratamento médico e nutricional com a utilização de uma bomba de infusão de equipo.

 

6. Tome alguns cuidados quando estiver perto da bomba de infusão

 

Tomar cuidados nunca é demais quando se busca garantir a higienização do ambiente hospitalar e, principalmente, dos equipamentos médicos.

Por isso, adote alguns cuidados na hora em que estiver administrando a bomba de infusão. Não toque sem luvas a região onde o equipo é instalado, pois você pode contaminá-lo.

Além disso, evite espirros ou quaisquer outras ações que possam comprometer a limpeza do equipamento e do ambiente onde ele está instalado.

 

7. Tenha cuidado para não confundir o equipo de dieta enteral com a de medicamentos

 

Ainda que não se trate de um erro comum, sobretudo, quando se está lidando com vidas em um ambiente de alta dinamicidade, como é o caso de um Centro de Terapia Intensiva, é importante que tenha claramente em mente qual é o equipo de dieta enteral e qual o utilizado para infundir medicamentos.

Com o objetivo de eliminar erros em relação a esse contexto, geralmente, o fabricante disponibiliza equipos com cores diferentes.

No caso da dieta enteral, o equipo conta com uma coloração toda azul, bem como com uma parte siliconada, que serve para encaixar na bomba de infusão. Fora isso, possui uma tampinha azul para fechar a sonda.

Para administrar medicações e drogas que contam com cuidados especiais com relação à luz, os equipos possuem a coloração amarelada ou alaranjada. Tomar conhecimento disso facilita a gestão de medicamentos e nutrientes por infusão. Fique sempre atento.  E verifique também se a bomba de infusão que está utilizando é do tipo universal, ou seja, se ela é compatível com todos esses modelos e tipos de equipo. E o ideal é ainda que ela seja compatível com equipos universais para que você não fique refém de uma marca específica.

 

8. Mantenha a bomba de infusão conectada à rede elétrica

 

Recomenda-se manter a bomba de infusão conectada à rede elétrica (110 ou 220V), enquanto estiver em uso, para garantir que a bateria esteja sempre em plena carga caso haja um desabastecimento de energia. Além disso, quando uma bomba de infusão fica por muito tempo descarregada, a sua carga pode ser comprometida, reduzindo seu desempenho.

 

9. Fique de olho na configuração de alarmes

 

Outro ponto essencial que é preciso ficar atento é a questão da configuração de alarmes. Os alarmes são importantes para verificar, por exemplo, sinais de mau funcionamento do equipo, como ar no equipo ou obstrução do tubo, fatores que podem colocar em risco o desempenho da bomba de infusão. E, além desses alarmes padrões, também é muito importante que se faça as alterações nas configurações padrão para alarme de acordo como biotipo e caso do paciente que vai receber a infusão naquele momento, através da configuração de alguns parâmetros de variação permitidas, tanto para valores muito acima da média, quando para muito abaixo. 

E é essencial que o painel para a configuração desses alarmes seja simples e intuitivo, principalmente através do painel de touchschreen.

A bomba de infusão, além dos alarmes sonoros e luminosos, também pode exibir no display os alarmes que a equipe médica configurou. Nos modelos mais avançados, tanto alarmes sonoros como visuais podem ser configurados e ajustados de acordo com cada caso.

 

10. Cadastre novas marcas de equipo na bomba de infusão

 

Por fim, para que a sua bomba de infusão realize os procedimentos médicos com eficiência e sempre com agilidade, quando se tratar de uma bomba de equipo universal, é interessante que você cadastre as novas marcas de equipo que for utilizar. Esse processo é simples e rápido e garante que a equipe médica em um CTI possa desenvolver suas operações com a máxima eficiência sem precisar calibrar novamente toda vez que trocar de marca de equipo. Ou seja, além de poder utilizar equipos de diferentes marcas, você ainda consegue realizar a troca entre elas com mais agilidade. 

Mas lembre-se que essa facilidade e conveniência somente será possível em bombas de equipo universal que permita essa cadastro de novas marcas, como é o caso da Bomba de Infusão Yonah, da Cmos Drake.

 

Como visualizamos, a bomba de infusão de equipo é um aparelho de extrema relevância em um ambiente médico-hospitalar, considerando o papel que ela desenvolve no sentido de garantir a vida e a saúde do paciente. Por esse motivo, para manuseá-la corretamente é preciso tomar todos os cuidados citados.

Agora que você já sabe essas valiosos dicas de utilização, que tal saber também dicas para comprar o melhor modelo? Confira dicas abaixo:

Ficou alguma dúvida em relação à Bomba de Infusão de Equipo? Se sua resposta for sim, não perca tempo. Entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas. Que tal?

Aproveite e conheça abaixo a Bomba de Infusão Yonah

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog