fbpx
CENTRAL DE VENDAS (31) 3547-3969

Para muito além do aprendizado do conhecimento letrado, o ambiente escolar é o berço do desenvolvimento do sujeito enquanto ser humano e cidadão. Nesse contexto, o ambiente escolar precisa, dentre vários outros aspectos, ser um local que promova segurança e bem-estar para os seus alunos.

Para que o desenvolvimento em conjunto seja proveitoso, é preciso que o local esteja bem guardado. A segurança em locais assim é indispensáveis para que o trabalho seja executado com excelência e que todos tenham tranquilidade para isso.

Selecionamos aqui cinco ações que visam melhorar a segurança no ambiente escolar, veja!

 

1 – Mobilize todos os envolvidos

O ideal é que todos estejam envolvidos em conjunto, a fim de promover maior qualidade na segurança dos alunos. Tenha reuniões com estratégias de ação que incluam a equipe pedagógica juntamente com os pais. Esses momentos serão dedicados a criar medidas que beneficiem a comunidade escolar como um todo, visando o trabalho em equipe.

A Lei Lucas, de número 13.722, estabelece que funcionários da escola estejam preparados para agir em caso de necessidade de primeiros socorros. Toda essa mobilização possibilita o salvamento de vidas e a prevenção de acidente.

 

2 – Invista em recursos

Para que as ações planejadas sejam executadas com sucesso é preciso estar preparado. Invista em ferramentas que contribuam para alcançar esses resultados. Contrate empresas que forneçam serviço de monitoramento para obter vigilância e registro de todas as atividades dentro da instituição.

Uma outra medida necessária e obrigatória por lei, como já vimos, é a capacitação de todo o corpo escolar para medidas de primeiros socorros. Além disso, a obtenção de um DEA (Desfibrilador Externo Automático) pode ajudar a salvar vidas até que o atendimento especializado chegue. A ação imediata no socorro, em caso de paradas cardiorrespiratórias por exemplo, é determinante para a sobrevivência da vítima.

 

3 – Contrate pessoas especializadas

Uma alternativa é contratar uma empresa ou segurança particular, a depender do tamanho da instituição. Os seguranças terão conhecimento do espaço e atuarão na prevenção de ações violentas. A própria implementação desse tipo de serviço já ajuda a inibir possíveis ações externas.

 

4 – Automatize as entradas e acessos

Ainda na segurança do patrimônio e das pessoas inseridas nesse contexto, é possível automatizar as entradas e saídas da escola. As marcações de ponto e cartões de acesso colaboram com o objetivo de restringir prováveis invasores e assim proteger o local. As opções mais avançadas desses equipamentos têm funções diversas, como envio de mensagens e relatórios.

 

5 – Tenha relatadas todas as ocorrências

Na probabilidade de acontecer algo, utilize toda a experiência e informações para estabelecer uma estratégia de ação. Tenha consciência de demais acontecimentos no entorno da escola, mesmo que não a tenha envolvido diretamente. Isso pode ajudar a estar melhor preparado para as circunstâncias.

Entendeu como essas ações impactam no ambiente escolar? A promoção de segurança é imprescindível para que o trabalho tenha bom desempenho. Por isso, esteja dentro da lei e bem capacitado a oferecer segurança de qualidade para alunos e toda a equipe.

 

Conheça mais sobre o assunto e também dicas relacionadas a saúde e problemas cardíacos em nosso blog.

Nós somos a CMOS DRAKE, desenvolvemos tecnologia em equipamentos para salvar vidas.

A cada 40 segundos um brasileiro morre devido a problemas cardíacos. Termos a missão de levar um Desfibrilador ao alcance de todos os brasileiros, e também trazemos aqui em nosso blog conteúdo informativo sobre o tema e dicas de saúde e cuidados com o coração