Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono — Qual a Melhor Abordagem Terapêutica?

Admin2

23/03/2022

Abordagens terapêuticas para apneia obstrutiva do sono

A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) é um distúrbio respiratório no qual, enquanto a pessoa dorme, ocorre a obstrução das vias aéreas. 

Essa condição é perigosa para a saúde do corpo e reduz a qualidade de vida do indivíduo, porque, nos momentos de interrupção da passagem de ar, deixa de fluir oxigênio para o sangue.

Um em cada três brasileiros sofre com Apneia Obstrutiva do Sono. Portanto, é uma condição relativamente comum, sendo importante saber orientar a melhor abordagem terapêutica. 

Quais abordagens terapêuticas são recomendadas para síndrome da apneia obstrutiva do sono?

Na medicina do sono, existem várias possibilidades terapêuticas para ajudar pessoas com síndrome da apneia obstrutiva do sono. Na hora de indicar qual é a melhor para o seu paciente, é preciso entender qual é a severidade do caso. Conheça as principais opções:

Mudança de hábitos e emagrecimento

Em casos mais leves, a higiene do sono e a perda de peso podem ser suficientes para sanar o quadro de SAOS. 

Medidas simples como retirar o consumo de bebida alcoólica, a prática de exercícios físicos e orientar o paciente a evitar dormir de barriga para cima — posição que piora a obstrução — já podem ser suficientes para reduzir o ronco e a interrupção de oxigenação. 

Uso de aparelhos orais

Existem dois modelos de aparelhos orais utilizados no tratamento da síndrome da apneia obstrutiva do sono:

  • os de avanço mandibular;
  • os dispositivos de retenção lingual.

Os aparelhos são mais indicados para casos de ronco primário – quando a pessoa não desperta durante o sono, nem apresenta grande limitação do fluxo de ar. Essa abordagem é mais em conta e não invasiva, contudo, não consegue ajudar pessoas com quadros mais sérios.

Abordagem cirúrgica

Várias técnicas cirúrgicas podem ser utilizadas, a depender da anatomia do paciente. Em alguns casos, é preciso realizar mais de uma intervenção em conjunto. A cirurgia ortognática do avanço maxilomandibular é a que apresenta melhores resultados, contudo, é uma abordagem invasiva.

Tratamento com CPAP

O CPAP (Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas) é um aparelho que emite um fluxo constante de ar para o sistema respiratório do indivíduo enquanto ele dorme, por meio de uma máscara nasal. 

O seu uso vem sendo a abordagem terapêutica mais utilizada para tratar casos de SAOS por não ser invasiva, sanar os problemas de falta de oxigenação e contribuir para a melhor qualidade de vida do indivíduo.

A CMOS DRAKE conta com o CPAP mais moderno do mercado: o Oxy Genis. Ele é sinônimo de mobilidade, versatilidade e conforto para os pacientes, graças a sua tecnologia de ponta que garante uma ventilação segura e eficaz à noite inteira. Conheça algumas características:

  • tela touchscreen, com interface intuitiva e amigável, no qual o usuário pode conectar ao seu celular ou tablet para realizar as configurações;
  • tecnologia night shade – brilho da tela ajustável de acordo com a luminosidade do ambiente;
  • sistema pressure boost – facilita adaptação nos primeiros dias de uso;
  • sistema flow response – reduz reduz a pressão no momento da fase expiratória do ciclo;
  • sistema breath stop detection – interrupção do fluxo de ar no momento da retirada da máscara;
  • self health test – autotestes periódicos e envio dos relatórios;
  • breath stop detection – indetifica paradas respiratórias e notifica o profissional de saúde responsável ou outro contato de emergência.

O CPAP da CMOS DRAKE é a opção mais completa e que garante mais conforto aos usuários. Quer saber como ter essa solução na sua casa? Preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar para o Blog