O uso de carrinho de emergência é essencial para a eficiência e a rapidez no atendimento médico, principalmente em UTIs, centros cirúrgicos e pronto socorro.
Isso porque nestes lugares a vida dos pacientes muitas vezes depende de ações imediatas e precisas, algo que este equipamento consegue entregar.
Afinal, eles são projetados para organizar e disponibilizar de forma ágil e eficaz os equipamentos e suprimentos essenciais para lidar com as situações críticas que podem surgir a qualquer momento.
Entenda mais sobre sua função, organização e outras características ao longo deste texto.
O que é um carrinho de emergência?
Um carrinho de emergência é um equipamento hospitalar que consiste em um armário com gavetas projetadas para acomodar materiais, medicamentos, fármacos e equipamentos cruciais para o atendimento médico em situações de urgência.
Ele é especialmente importante em casos de reanimação cardiorrespiratória e outros cenários críticos.
Isso porque sua mobilidade e organização facilitam o acesso rápido e eficaz aos recursos necessários para o tratamento imediato dos pacientes.
Deste modo, o carrinho de emergência, ou carro de parada, como também é chamado, é uma peça fundamental nos setores de observação intensiva de hospitais, como emergência, UTI, pronto socorro e centro cirúrgico.
Objetivos do carrinho de emergência
Os objetivos dos carrinhos de emergência são:
- garantir a padronização dos medicamentos, materiais e equipamentos contidos;
- estabelecer rotinas padronizadas para organização, checagem, testagem e limpeza de seus componentes acessórios;
- clarificar as responsabilidades de quem utiliza e mantém os carrinhos de emergência;
- facilitar o acesso rápido aos recursos necessários para fornecer assistência eficiente e de alta qualidade aos pacientes em situações de emergência;
- garantir a uniformidade na configuração e conteúdo de um carrinho de emergência para maior eficácia e consistência no atendimento.
Carrinho de emergência: normas e responsabilidades
Abaixo, listamos as principais normas e responsabilidades de cada profissional que lida com o carrinho de emergência, de acordo com documento do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Médicos
- Registrar no Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) os medicamentos utilizados durante o atendimento, a fim de solicitar a reposição nos carrinhos de emergência.
Enfermeiros
- Organizar e manter os carrinhos de emergência e seus componentes acessórios em ordem.
- Estabelecer uma escala de limpeza para os carrinhos de emergência e seus componentes.
- Supervisionar o cumprimento das atividades pelos técnicos/auxiliares de enfermagem, conforme a escala.
- Realizar testes funcionais do laringoscópio e do desfibrilador.
- Verificar os lacres dos carrinhos de emergência, incluindo medicamentos e materiais, diariamente.
- Listar, quantificar e repor medicamentos e materiais utilizados ou vencidos nos carrinhos de emergência.
- Realizar controle periódico dos materiais do carrinho quanto à presença, quantidade e validade.
Técnicos e auxiliares de enfermagem
- Efetuar a limpeza do desfibrilador (incluindo monitor, cabos e acessórios) e dos carrinhos de emergência, seguindo a escala de serviço e/ou após cada atendimento de emergência.
- Colaborar com o enfermeiro na organização dos carrinhos de emergência.
Farmacêuticos e técnicos em farmácia
- Fornecer os medicamentos padronizados para reabastecer os carrinhos de emergência, seguindo prescrição médica ou solicitação eletrônica autorizada pelo enfermeiro, com carimbo e assinatura.
- Realizar verificações regulares nos medicamentos dos carrinhos de emergência, assegurando a sua disponibilidade, quantidade, integridade física e data de validade.
Outras equipes
No caso do Escriturário/Recepcionista Hospitalar:
- Obter os medicamentos necessários para atendimentos de emergência na Unidade de Farmácia.
No caso do responsável Técnico/Chefe de Unidade:
- Monitorar a conformidade com o protocolo estabelecido.
- Propor educação continuada em caso de identificação de fatores contribuintes para erros ou eventos adversos.
Como é a padronização do carrinho de emergência?
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) estabelece a padronização dos Carrinhos de Emergência (CE) com base em dois critérios fundamentais:
- a idade da vítima (adulto e/ou infantil);
- o local do evento (que pode ocorrer em diversas unidades hospitalares, como Unidade de internação, pronto socorro, UTI, CC, unidade ambulatorial e hemodinâmica).
Deste modo, a organização dos carrinhos de emergência deve obedecer ao único protocolo internacionalmente aceito para essa finalidade.
Esse protocolo divide o carrinho nas seguintes prioridades essenciais:
- avaliação diagnóstica;
- controle das vias aéreas para acesso vascular;
- controle circulatório de medicamentos para emergências.
Cada prioridade é subdividida em três níveis:
- Nível 1: Itens essenciais, de disponibilidade imediata;
- Nível 2: Itens altamente recomendados, a serem disponibilizados em no máximo 15 minutos;
- Nível 3: Itens recomendados, mas opcionais.
No contexto da prioridade de avaliação diagnóstica, os itens considerados do nível 1 incluem:
- monitor/desfibrilador com marcapasso externo;
- monitorização nas pás;
- pelo menos três derivações e onda bifásica;
- material de proteção (luvas, máscaras e óculos);
- oxímetro de pulso;
- eletrodos;
- gel condutor.
Os itens do nível 2 englobam o dextro, enquanto os do nível 3 contemplam o gerador de marcapasso.
Já a quantidade e a variedade de equipamentos e substâncias a serem incluídos nos carrinhos de emergência devem ser determinadas com base nas necessidades e na demanda específicas de cada Centro Médico.
Organização do carrinho de emergência
Abaixo, confira como deve ser feita a organização dos carrinhos de emergência com base nos números de gavetas.
Carrinho de parada: gavetas
Primeira gaveta
Contém os equipamentos mais frequentemente utilizados.
Todos os medicamentos são organizados, de preferência em ordem alfabética, junto com seus diluentes.
Segunda gaveta
Reservada para materiais de punção e sondas.
Aqui, você encontrará os materiais necessários para um entubamento emergencial, como equipamentos para punção venosa, venóclise, e outros dispositivos relevantes.
Terceira gaveta
Destinada a materiais de intubação, essa gaveta contém agulhas e equipos necessários para acesso venoso, materiais para sondagem e aspiração de secreções.
Alguns hospitais também optam por manter kits prontos para atendimento sem intercorrências, como o Kit Noradrenalina, Kit Nipride e outros.
Quarta gaveta
Nesta gaveta, são armazenados soros fisiológicos, glicosados e todos os tipos de soro necessários para situações de emergência.
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Conclusão
Como você viu, um carrinho de emergência desempenha um papel vital em ambientes hospitalares de observação intensiva, assegurando a prontidão e eficácia do atendimento médico em situações críticas.
A padronização, organização e manutenção adequada desses carrinhos são fundamentais para garantir assistência de alta qualidade aos pacientes.
Além disso, a disponibilidade de equipamentos como o Cardioversor VIVO da CMOS DRAKE amplia ainda mais a capacidade de intervenção e monitorização.
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Portanto, investir em recursos e procedimentos bem definidos é essencial para salvar vidas e promover resultados positivos em momentos cruciais de atendimento médico.
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