CMOS DRAKE promove Simpósio de Engenharia Clínica

Diversos especialistas em tecnologia clínica estiveram presentes no Simpósio de Engenharia Clínica com atualização em Emergências Médicas, promovido pela CMOS DRAKE. O evento foi uma oportunidade para a troca de saberes sobre inovação em saúde entre médicos, enfermeiros, engenheiros clínicos, empresários e profissionais do setor de educação e indústria.

Após a abertura do diretor presidente da CMOS DRAKE, Marco Aurélio Félix, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história da ressuscitação cardiopulmonar no Brasil e no mundo. Além disso, se informaram sobre a evolução das técnicas de RCP, por meio dos relatos do médico cardiologista especialista em emergências, Dr. Hélio Penna Guimarães. 

Logo após, o médico cardiologista com MBA em gestão hospitalar, Dr. Ronaldo Vasque, ministrou as conversas sobre “Dinâmica de atendimento avançado na PCR: do engenheiro ao médico, todos são componentes de um time de ressuscitação”. O médico falou sobre a importância de todos os membros de um corpo hospitalar no tratamento de emergências de ressuscitação.

Em seguida, o fisioterapeuta e pneumologista Dênis Corrêa destacou a importância do conhecimento em RCP e sua qualidade, que pode ser mensurada com o uso de dispositivos técnicos que monitoram as compressões, durante a palestra “Uso da tecnologia de feedback como ferramenta de ensino de RCP e proteção ao paciente”.

O evento seguiu com o médico coordenador da CCR Autoban e ViaOeste, Dr. Marcelo Okamura. O profissional demonstrou aos presentes os desafios que os socorristas enfrentam fora do ambiente hospitalar, durante sua palestra “Inovação em medicina pré-hospitalar rodoviária”.

Por dentro da CMOS

Após a palestra do Dr. Okamura, todos os presentes foram convidados para conhecer as instalações da fábrica da CMOS DRAKE. No local, todos puderam compreender a história e os produtos desenvolvidos pela empresa.

Na volta, foi a vez da exposição do professor e pesquisador Donizetti Louro, que trouxe a temática “Internet das coisas, médicas e hospitalares: desafios e oportunidades”, Louro contextualizou os problemas e benefícios que envolvem o uso da tecnologia na área da saúde.

O engenheiro e presidente da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABECLIN), Alexandre Ferreli, encerrou o ciclo de palestras com o tema “IoT: Benefícios Futuros na área de Engenharia Clínica”. Na oportunidade, Ferreli explicou a importância da tecnologia para o desenvolvimento de ferramentas auxiliares dos profissionais de engenharia clínica em seus desafios diários.

O Simpósio de Engenharia Clínica com Atualização em Emergências Médicas aconteceu no dia 17 de maio de 2018, na Fundação Dom Cabral.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Blog
Produto
Cursos
MAIS VISTOS

Veja outros artigos

A CMOS Drake abriu as portas para para receber um grupo de jovens estudantes da...
Promovemos uma palestra especial ao nosso grupo de colaboradores, com dedicação e empatia, para reflexão...
O XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva reuniu profissionais e especialistas em São Paulo para...

Se você se encontra constantemente se sentindo exausto, não importa quanto tempo você durma, você...

Cursos e Eventos
da CMOS Drake

Assine a nossa Newsletter!
Receba novidades em seu email.