DEA salva vidas em esportes amadores e fitness centers

DEA salva vidas em esportes

DEA salva vidas em esportes e centros de fitness, de acordo com pesquisas apresentadas no Congresso. O estudo de 18 anos descobriu que a sobrevivência por parada cardíaca atingiu 93% em centros equipados com um DEA.

“A morte cardíaca súbita é uma das principais causas de morte na Europa, afetando mais de 300 mil pessoas por ano”, disse o primeiro autor, Dr. Diego Penela, cardiologista do Hospital Guglielmo da Saliceto, Piacenza, Itália. “A chance de sobrevivência diminui com cada minuto que passa, na qual a desfibrilação não é realizada”.

Os DEAs podem ser usados por pessoal médico de emergência e membros não treinados do público para aplicar um choque externo. A proximidade mais próxima e o uso mais rápido de DEAs melhoram a probabilidade de sobrevivência.

As paradas cardíacas ocorrem mais frequentemente em centros de esportes recreativos do que nas configurações gerais devido ao estresse colocado no coração durante o esporte. Estima-se que a probabilidade de ter uma arritmia fatal é três vezes maior nos atletas do que os não atletas. Embora a morte de um atleta competitivo atinja as manchetes, a maioria das paradas cardíacas ocorrem durante os esportes recreativos.

O Progetto Vita avaliou o impacto da compra de DEA por centros desportivos amadores sobre sobrevivência por parada cardíaca súbita. O estudo incluiu 252 centros esportivos na região de Piacenza, na Itália.

Os dados sobre a ocorrência e o desfecho de parada cardíaca súbita nos centros foram coletados prospectivamente durante um período de 18 anos. A ressuscitação, as taxas de sobrevivência e os tempos de resposta foram comparados entre centros com e sem DEAs.

Um total de 207 (82%) centros desportivos amadores adquiriram DEA durante o período de estudo, enquanto 45 (18%) não. Durante os 18 anos, 26 paradas cardíacas súbitas ocorreram em centros desportivos amadores, dos quais 15 (58%) estavam em centros já equipados com DEA.

O uso do DEA no local reduziu significativamente o tempo até o primeiro choque de 7,3 para 3,3 minutos (p = 0,001). A sobrevivência neurologicamente intacta foi de 93% para pacientes tratados com DEA no local, em comparação com 9% sem DEA (p <0,001).

Dr. Penela disse: “Nossos resultados mostram claramente que a presença de um DEA salva vidas. Dos 15 pacientes que sofreram parada cardíaca em centros com DEA, 14 sobreviveram e não apresentaram dano neurológico (93%). Isso se compara a apenas um sobrevivente sem dano neurológico de 11 paradas cardíacas em centros sem DEA (9%) “. A Dra. Daniela Aschieri, chefe do Progetto Vita, disse: “Nós também achamos mais rápido o DEA foi usado, maior a chance de sobrevivência. Além disso, a probabilidade de sobrevivência foi maior quando um membro do público usou o DEA em vez de esperar por assistência médica “.

O Dr. Aschieri concluiu: “Os DEA no local proporcionam uma excelente taxa de sobrevivência neurologicamente intacta para parada cardíaca relacionada ao exercício. Um DEA é uma ferramenta segura, mesmo quando usado por um cidadão não treinado. À luz de nossos resultados, recomendamos que os DEA sejam adquiridos por esportes amadores e centros de fitness. Programas educacionais devem ser conduzidos para aumentar a conscientização sobre a questão da morte súbita e fornecer conhecimentos básicos sobre o uso de DEA “.

NOTÍCIA DO CONGRESSO EUROPEU DE CARDIOLOGIA 2017

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Blog
Produto
Cursos
MAIS VISTOS

Veja outros artigos

Como colocar CPAP: dormir bem é um sonho possível com o CPAP. Este pequeno aparelho...

Dormir bem com CPAP começa com um ajuste perfeito da máscara. Se você está aprendendo...

Se você quer saber como ajustar o CPAP, saiba que vai muito além de apenas...

Dormir bem com seu CPAP começa com uma configuração correta da pressão de ar. É...

Cursos e Eventos
da CMOS Drake

Assine a nossa Newsletter!
Receba novidades em seu email.