DEA salva vidas em esportes amadores e fitness centers

23/11/2017

DEA salva vidas em esportes

DEA salva vidas em esportes e centros de fitness, de acordo com pesquisas apresentadas no Congresso. O estudo de 18 anos descobriu que a sobrevivência por parada cardíaca atingiu 93% em centros equipados com um DEA.

“A morte cardíaca súbita é uma das principais causas de morte na Europa, afetando mais de 300 mil pessoas por ano”, disse o primeiro autor, Dr. Diego Penela, cardiologista do Hospital Guglielmo da Saliceto, Piacenza, Itália. “A chance de sobrevivência diminui com cada minuto que passa, na qual a desfibrilação não é realizada”.

Os DEAs podem ser usados por pessoal médico de emergência e membros não treinados do público para aplicar um choque externo. A proximidade mais próxima e o uso mais rápido de DEAs melhoram a probabilidade de sobrevivência.

As paradas cardíacas ocorrem mais frequentemente em centros de esportes recreativos do que nas configurações gerais devido ao estresse colocado no coração durante o esporte. Estima-se que a probabilidade de ter uma arritmia fatal é três vezes maior nos atletas do que os não atletas. Embora a morte de um atleta competitivo atinja as manchetes, a maioria das paradas cardíacas ocorrem durante os esportes recreativos.

O Progetto Vita avaliou o impacto da compra de DEA por centros desportivos amadores sobre sobrevivência por parada cardíaca súbita. O estudo incluiu 252 centros esportivos na região de Piacenza, na Itália.

Os dados sobre a ocorrência e o desfecho de parada cardíaca súbita nos centros foram coletados prospectivamente durante um período de 18 anos. A ressuscitação, as taxas de sobrevivência e os tempos de resposta foram comparados entre centros com e sem DEAs.

Um total de 207 (82%) centros desportivos amadores adquiriram DEA durante o período de estudo, enquanto 45 (18%) não. Durante os 18 anos, 26 paradas cardíacas súbitas ocorreram em centros desportivos amadores, dos quais 15 (58%) estavam em centros já equipados com DEA.

O uso do DEA no local reduziu significativamente o tempo até o primeiro choque de 7,3 para 3,3 minutos (p = 0,001). A sobrevivência neurológicamente intacta foi de 93% para pacientes tratados com DEA no local, em comparação com 9% sem DEA (p <0,001).

Dr. Penela disse: “Nossos resultados mostram claramente que a presença de um DEA salva vidas. Dos 15 pacientes que sofreram parada cardíaca em centros com DEA, 14 sobreviveram e não apresentaram dano neurológico (93%). Isso se compara a apenas um sobrevivente sem dano neurológico de 11 paradas cardíacas em centros sem DEA (9%) “. A Dra. Daniela Aschieri, chefe do Progetto Vita, disse: “Nós também achamos mais rápido o DEA foi usado, maior a chance de sobrevivência. Além disso, a probabilidade de sobrevivência foi maior quando um membro do público usou o DEA em vez de esperar por assistência médica “.

O Dr. Aschieri concluiu: “Os DEA no local proporcionam uma excelente taxa de sobrevivência neurológicamente intacta para parada cardíaca relacionada ao exercício. Um DEA é uma ferramenta segura, mesmo quando usado por um cidadão não treinado. À luz de nossos resultados, recomendamos que os DEA sejam adquiridos por esportes amadores e centros de fitness. Programas educacionais devem ser conduzidos para aumentar a conscientização sobre a questão da morte súbita e fornecer conhecimentos básicos sobre o uso de DEA “.

NOTÍCIA DO CONGRESSO EUROPEU DE CARDIOLOGIA 2017

Foto de Dominik Szopa

Voltar para o Blog