Ícone do site CMOS DRAKE | Equipamentos hospitalares: DEA, ECG, respirador e mais.

Saiba como identificar os sinais de ataque cardíaco

sinais de ataque cardíaco

Quando uma forte dor no peito aparece é comum que imediatamente associamos a dor com a possibilidade de um infarto. De fato, esta dor é um indicativo de que há algo errado acontecendo, mas nem sempre tem a ver com um ataque cardíaco. Ela pode ser motivada por uma alta carga de ansiedade ou adrenalina, até mesmo um ataque de pânico, entre outros fatores que você pode conferir aqui nesse post sobre o assunto. O importante é estar atento aos sinais e saber identificar sobre o que se trata. 

Conheça mais sobre o desfibrilador DEA e conte com um equipamento portátil capaz de avaliar e tratar arritmias cardíacas com segurança, antes mesmo da chegada de socorro médico.

O que é um ataque cardíaco?

Um ataque cardíaco é quando existe a morte de células de uma região do coração por conta da formação de coágulo, que ao se formar passa a interromper o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa.

O ataque cardíaco também é chamado de infarto do miocárdio e se trata da consequência da interrupção do fluxo sanguíneo. Existem diferentes tipos de infarto.

A principal causa dos infartos é a aterosclerose, uma doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias do coração e causam obstrução

Deste modo, quando há o rompimento de uma placa de gordura, automaticamente acontece a formação do coágulo que interrompe o fluxo de sangue.

E como o sangue não chega às células quando isso ocorre, não existe oxigenação e não há liberação de toxinas.

Logo, o corpo vai se desligando. E se não ocorrer um atendimento imediato, o ataque cardíaco pode deixar sequelas ou até mesmo levar a pessoa a óbito.

Conheça o DEA

Como identificar um ataque cardíaco? Conheça 7 sinais

Os sinais de ataque cardíaco são compreensíveis quando combinados. Ao sinal de estar sentindo dois ou três deles, procure imediatamente ajuda médica para avaliar os sinais vitais e fazer um diagnóstico. Para que você saiba identificá-los, conheça abaixo os principais desses sinais:

1 – Dor no Peito

Como citada no início desse texto, a dor do lado esquerdo do peito é um dos principais sinais de ataque cardíaco. A sensação é como se fosse exercida sobre o tórax uma grande pressão, como se algum objeto estivesse pressionando-o. A direção desta compressão acontece em direção ao centro ou um pouquinho para a esquerda, bem em sentido do coração. Por isso, esse é um dos sintomas mais dolorosos e alarmantes de um infarto.

2 – Tonturas e vertigens

Outro fato importante para identificar um problema no coração é sentir tonturas e/ou vertigens. A sensação de perda de consciência momentânea ou permanente, que é o desmaio, aponta a debilidade do corpo. Em geral, elas são o resultado de um quadro prévio de arritmia ou de mudanças súbitas no funcionamento do ciclo cardíaco.

3 – Sensação de enjoo e a perda do apetite

Uma pessoa que está em iminência de sofrer um infarto ou alguma síncope cardíaca apresenta forte sensação de enjoo, além de perder completamente a vontade de comer. Mas os vômitos acontecem não somente um pouco antes do ataque, como também pode estar presente durante. Surge, então, um inchaço na região abdominal, que faz com que problemas de digestão apareçam.

4 – Dificuldades para respirar

Toda a caixa cardíaca está muito relacionada com as questões respiratórias no corpo. Um infarto ou outra questão no coração faz com que a pessoa indique sofrer um colapso no pulmão, resultando em falta de ar. A parada cardiorrespiratória é quando o coração não consegue mais bombear sangue e oxigênio para o corpo, fazendo com que o pulmão perca a sua capacidade de trabalhar sozinho.

5 – Dores nos braços

É muito comum ver pacientes de ataque cardíaco relatar que sentiram dores nos braços. Este é um sinal muito comum nos homens, quando a dor no peito irradia para os braços, cotovelos e ombros. Além disso, essas dores também podem ter reflexo no abdômen e pescoço. Isso acontece porque os sinais nervosos recebem grande tensão, gerando uma dor que pode ser contínua ou intermitente.

6 – Fraqueza

Pelo corpo estar sob extrema pressão e por ter a possibilidade de haver algum tipo de tontura ou desmaio, a fraqueza é um dos sintomas mais característicos. Uma pessoa em ataque cardíaco muitas vezes não consegue segurar objetos leves com as mãos, como uma folha de papel.

7 – Dores na região do estômago

As dores abdominais e a sensação de queimação estomacal são sinais muito comuns nas mulheres. Este é um sintoma intenso e muito dolorido. Também pode ser entendido como um desdobramento da dor no peito, porém ainda relacionado a problemas como acidez estomacal ou úlceras.

Como evitar um ataque cardíaco? 

As principais formas de evitar um ataque cardíaco são:

Principais fatores de risco para um ataque cardíaco: conheça

Como você viu até agora, o ataque cardíaco acontece pela interrupção no fluxo de sangue por conta do bloqueio de artérias causadas por coágulos que geralmente são de gordura.

Nesse cenário, os fatores de risco para o ataque cardíaco estão relacionados aos hábitos de vida e questões genéticas, como: 

 

Qual é a diferença entre infarto e ataque cardíaco?

É comum que as pessoas associem o infarto e a parada cardíaca a uma mesma coisa.

Embora eles sejam muito próximos, pois são doenças do coração, os conceitos são diferentes e cada caso tem um sintoma e forma de prevenção.

Em linhas gerais, quem sofre um infarto tem uma parada cardíaca, mas nem todo mundo que tem uma parada cardíaca sofreu um infarto.

Isso porque a parada cardíaca acontece quando o coração para de bater ou reduz muito os seus batimentos.

Na prática isso ocorre por vários motivos, entre eles, por conta do infarto, que, aliás,  é a principal causa de paradas cardíacas.

Mas existem outros motivos que podem levar a uma parada cardíaca, como a embolia pulmonar e a insuficiência.

O infarto, por sua vez, acontece quando um agrupamento de células sanguíneas bloqueiam matéria do coração para tentar repará-la depois de um rompimento.

Trata-se de uma espécie de entupimento que impede que o fluxo sanguíneo leve oxigênio e nutrientes ao organismo, interferindo no funcionamento do coração, que se trata do músculo responsável por bombear o sangue.

Conheça o DESFIBRILADOR AUTOMÁTICO DEA.

Conclusão

Agora que você já sabe como identificar os sintomas mais comuns de um ataque cardíaco, aproveite e saiba mais sobre como ajudar a salvar a vida de alguém que sofre a para cardíaca através da reanimação cardiorrespiratória. Conheça o DEA, equipamento super intuitivo e tecnológico que é um grande aliado no auxílio rápido e eficiente a pessoas sofrendo dessa condição. Há também a opção do DEA Trainer, equipamento feito especificamente para treinar o uso do DEA.

Somos a CMOS DRAKE, referência em equipamentos médicos como cardioversores, eletrocardiógrafos, bombas de infusão e mais. Conheça mais sobre o assunto e dicas relacionadas a problemas cardíacos em nosso blog.

Sair da versão mobile